Site ajuda viajantes a pegarem carona na Europa

Site ajuda quem quer carona na Europa / Reprodução

O Brasil não tem grande tradição nas viagens de carona; por aqui, com sorte, às vezes somos salvos por um ou outro caminhoneiro, mas em outros países, inclusive vizinhos, “viajar à dedo” é bastante comum.
Se você está na Europa ou pretende viajar ao Velho Continente, um site que pode ajudá-lo a planejar seu roteiro incluindo uma carona é o http://hitchwiki.org/en/Hitchhiking.
Nele quem tem um ou mais lugares no carro oferece o espaço para os interessados, bastando claro, que se arque com os custos da gasolina por exemplo.
Cada oferta de carona que aparece por ali é inserida pelo condutor. Nada de o viajante ficar implorando online por uma carona para o lugar x, y ou z.
Acessando o site você vê as ofertas de carona para determinados lugares, confere os detalhes e se lhe interessar basta contatar o condutor via própria página (há um formulário de contato na página da oferta) e tentar a reserva (digo tentar porque alguém pode ter escolhido o mesmo trajeto que você e de repente você não conseguir o espaço).
O site alerta que não é responsável pelas informações publicadas nele pelos condutores, tampouco por eventuais problemas e ou acidentes ocasionados pelo uso delas.

A página não é lá muito bonita, nem muito ‘high-tech’, mas pode ser útil para quem está mochilando pela Europa.

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

4 comentários em “Site ajuda viajantes a pegarem carona na Europa”

  1. Nossa! Na verdade, o serviço alemão é muito melhor do que esse, que tem o jeitão "classificado" de caronas. O sistema dele cruza os dados das caronas e informa a compatibilidade entre usuários…

    Responder
  2. Muito legal a ideia! Conheci na Alemanha uma empresa tão grande quanto essa, Flinc, que já disponibilizou para o Brasil uma comunidade de caronas bem completa, com app pra iPhone e Android, site integrado (flinc.org) etc. Ainda não é muito conhecida aqui, mas com um pouco mais de gente conhecendo e registrando as caronas, deve fluir bem. Pena que ainda não foi traduzido pro português, mas que arranja um inglês se safa bem. Recomendo!!

    Responder

Deixe um comentário