Chileno perdido na selva boliviana diz ter sido salvo por macacos

O chileno Mayckool Jhovan Coroseo, 25 foi encontrado depois de 9 dias perdido na selva do Parque Nacional Madidi, a noroeste do departamento de La Paz, na Bolívia.
À revista National Geographic ele contou que macacos o ajudaram a sobreviver: ele seguiu um grupo que lhe atirava frutas e que o guiou a um refúgio e lugar com água.
Mayckool participou de uma visita guiada ao parque boliviano com uma das várias agências turísticas locais e desapareceu do seu acampamento de selva. Segundo a Agencia Boliviana de Información, o turista explicou que “havia ido buscar banheiro na selva e se perdeu”.
Guardas do Servicio de Nacional de Áreas Protegidas (Sernap) e guias da agência buscaram o turista de 8 a 10 horas diárias e só no sexto dia conseguiram encontrar um primeiro sinal dele: uma meia. 3 dias mais tarde, o chileno foi encontrado a cerca de 1Km da área onde havia hospedado. Estava desidratado, com arranhões e picadas de mosquito, mas no geral, estava bem.
O trabalho coordenado dos guardas e guias contou com a ajuda do “conhecimento ancestral e tradicional de nossos mestres curandeiros locais ‘Don Romulo e Doña Tiburcia’, que fizeram cerimônias especiais para ajudar na busca do desaparecido”, frizou Marco Uzquiano Howard, diretor do Parque.

madidi04
Foto: Servicio Nacional de Áreas Protegidas.
madidi03
Resgatado (sentado de camisa fazendo ‘joinha’) posa com a equipe de resgate | Foto: Servicio Nacional de Áreas protegidas.

Mistério

O portal de notícias russo, RT (onde vimos essa história) considerou estranho o relato de que no dia do desaparecimento do chileno surgiram em sua cabeça “pensamentos estranhos e terríveis”, os quais fizeram com que ele sentisse a necessidade irresistível de escapar do bosque, começando a correr, desfazendo-se de seu celular, lanterna e sandálias para que não lhe impedissem.
A publicação também diz que o jovem “desapareceu depois de negar-se a venerar a deusa Pachamama”, mas não dá detalhes sobre no texto.
Segundo a NatGeo os desaparecimentos no parque não são frequentes. O último foi há 15 anos. Um dos mais repercutidos aconteceu em 1981 e serviu de base para um filme a ser lançado este ano.
O caso do chileno ocorreu em fevereiro de 2017, de acordo com o Sernap.

madidi01
Lago Chalalan – Parque Nacional Madidi | Foto: Rodrigo Mariaca/Wikimedia Commons.
madidi02
Área às margens do Rio Madidi – Parque Nacional Madidi | Foto: Paul B/Creative Commons.
Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário