Rio das Ostras tem lagoas de água doce, praias paradisíacas e ainda fica perto de cachoeiras

A Região dos Lagos, no norte do Rio de Janeiro é um verdadeiro paraíso tropical. Cidades como Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio estão constantemente sendo promovidas pelas fotos incríveis de suas praias de águas cristalinas nos principais perfis do Instagram de viajantes. Mas se engana quem acha que as belezas da Região dos Lagos se limitam somente à essas cidades. Muito pelo contrário, cada cantinho de lá tem suas riquezas e, muitas delas, ainda são pouco exploradas. É o caso do turismo em Rio das Ostras.

Esta cidade possui uma excelente estrutura com bares, restaurantes, quiosques, feiras de artesanato, praias, lagoas, trilhas e muito mais coisas. E mesmo com tantos atrativos, o turismo em Rio das Ostras ainda não é tão explorado em comparação às cidades vizinhas. Bom pra quem quer mais sossego.

Rio das Ostras

Neste post, separamos algumas dicas imperdíveis para quem pretende conhecer a cidade e curtir o que há de melhor por lá. Partiu?

Praias de Rio das Ostras

O balneário de Rio das Ostras é recortado por pequenas e grandes praias de águas calmas e claras. Algumas bem estruturadas com quiosques e restaurantes e outras totalmente selvagens ainda.

 Costa Azul

 É a praia mais famosa da cidade com 2,3Km de extensão e é o principal polo de turismo em Rio das Ostras. Ganhou uma urbanização moderna com orla e a famosa Praça da Baleia, onde é possível dar um rolê de bike, caminhar e, ao final da orla, ainda é possível subir em um mirante para admirar a vista de cima.

Praia da Joana

Uma praia pequena e de beleza rara. O Monumento Natural dos Costões Rochosos é uma extensa faixa de rochas que fica entre a Praia da Joana e a Praça da Baleia. A prefeitura de Rio das Ostras transformou a região em uma área de proteção de grande riqueza de fauna e flora, além de uma bela vista do nascer do sol.

Enseada das Gaivotas

No outro extremo da Costa Azul, fica a Enseada das Gaivotas, entre a Lagoa do Iriri e a Praia da Reserva. A faixa de areia é a mesma, porém a diferença é a estrutura. Diferentemente da Costa Azul, essa enseada não tem praticamente nenhum comercio em toda sua extensão. Perfeito para quem quer fugir da muvuca e ter um pedaço de praia só pra você.

Praia de Itapebussus

Essa merece destaque por toda a beleza natural. é preciso uma caminhadinha pelas areias até chegar neste paraíso preservado. A cor esverdeada e os paredões de pedra fazem de lá um cenário de filme. Não há estrutura nenhum e nem construções em toda a extensão.

IMG 0202

O turismo em Rio das Ostras não vive só de água salgada. Algumas lagoas de águas doces e calmas também completam as belezas da cidade. A mais famosa delas é a Lagoa da Coca Cola que, devido ao alto índice de iodo, sua coloração se assemelha a do refrigerante. No caminho da Praia de Itapebussus, também é possível dar um tibum nas águas da lagoa, bem em frente ao mar. E ainda, entre a Enseada das Gaivotas e a Costa Azul, tem a Lagoa do Iriry, também coladinha a praia. Um espetáculo da natureza e um convite a um mergulho.

IMG 0162

IMG 0170

Achou que acabou? Que nada. Quem quer explorar um pouco mais o turismo em Rio das Ostras, pode se aventurar pela Serra de Macaé. A apenas 50km dali, é possível encontrar algumas das cachoeiras mais maneiras de toda a região: Bicuda Grande, Bicuda Pequena e Oratória.

O ideal é estar motorizado para conhecer esses lugares. Pois desta forma, em um dia você aproveita o tempo inteiro delas.

O que fazer em Rio das Ostras?

Além dos atrativos naturais, o turismo em Rio das Ostras apresenta outras atividades para quem visita à cidade. A Praça da Baleia é um ponto de encontro de famílias, amigos e namorados. Toda a Orla de Costa Azul é repleta de barzinhos, lanchonetes e restaurantes. Outro rolê imperdível é o Shopping Tocolândia. Uma espécie de galeria com artesanatos de todos os tipos, e bem em frente à praia também. O mirante da baleia também pode render boas fotos do pôr do sol.

tocolandia 2

O turismo em Rio das Ostras ainda pode não ser tão badalado quando comparado às suas cidades vizinhas. Por um lado, isso é ótimo pois ainda mantém boa parte do ano com pouco movimento de turistas e as praias ficam ideias para um passeio.

Curtiu as dicas? Nessa viagem de Kombi, além de Rio das Ostras, percorremos diversas outras cidades da Costa do Sol. Confira todo o roteiro que fizemos no próximo artigo e mais das nossas viagens em nosso site.

3 comentários em “Rio das Ostras tem lagoas de água doce, praias paradisíacas e ainda fica perto de cachoeiras”

Deixe um comentário