Como criar um ótimo perfil no workaway.info e ser aceito!

Ter um excelente perfil e saber como enviar uma ótima mensagem de apresentação, oferencendo seus serviços pro anfitrião, são a chave pra uma resposta positiva durante o processo de encontrar a sua host family no workaway.info.

Workaway

Pra quem não conhece o workaway.info aqui vai uma breve explicação, esse é um dos mais famosos sites pra work exchange, ou seja, troca de serviços voluntários entre uma família que vai te hospedar na casa deles e te oferecer alimentação (as vezes tem também hostels, fazendas etc) e em troca disso você oferece 4 á 5 horas de serviços diários pra eles em algo que eles precisam, 5 dias na semana. Essa troca cultural tem sido uma ótima opção pra quem gosta de viajar de um jeito bem mais barato, economizando em acomodação e alimentação, fazendo novos amigos facilmente e conhecendo muito da cultura e culinária de um país estrangeiro durante a estadia.

Pra quem quiser acompanhar nosso relato de duas semanas morando num Castelo na Escócia enquanto prestávamos serviços voluntários pra uma host family do workaway.info é só ler nosso relato no Blog Clicando Aqui, ou pode assistir o Vídeo no nosso Canal no Youtube. Também relato essa experiência (com fotos) aqui.

Depois de perguntar para os nossos anfitriões que nos hospedaram na Itália e Escócia como eles escolhem os voluntários, fizemos uma listinha que pode te ajudar muito na hora de criar seu perfil e mandar a primeira mensagem pro host:

FOTOS:

– Fotos sempre sorrindo que demonstre um ar de alegria e bom astral, afinal eles estão escolhendo quem vai morar na casa deles e dividir o dia a dia com a família;

– Fotos mostrando atos de serviço, não apenas selfies. Tire boas fotos fazendo serviços como jardinagem, cuidando de crianças, dando aulas em escolas, ensinando um instrumento musical, cozinhando, enfim, caprichem nas fotos dos seus talentos e habilidades;

– Fotos que mostre seu rosto nitidamente, pelo menos umas boas 2 fotos, pois isso ajuda os anfitriões a sentirem mais segurança sobre quem é você;

– Coloque descrições nas fotos explicando o que você estava fazendo e qual era o serviço sendo prestado nas fotos, isso mostra as suas experiências.

PERFIL:

– Pense em seu perfil como um currículo, eles precisam te escolher ao invés do outro voluntário que também acabou de enviar mensagem pra eles, então capriche na hora de preencher seu perfil, não faça de qualquer jeito.

– Não escreva muito, eles recebem dezenas de mensagens todos os dias de voluntários querendo se hospedar com eles, então não dá tempo de ler o perfil inteiro gigante de todo mundo 😉

– Na parte de descrição sobre quem você é foque em demonstrar mais sobre seu potencial e o porque você seria uma boa escolha pra eles, mostre que tem experiências passadas ou o real desejo de aprender o serviço que precisa ser feito. Não foque muito em dizer sobre as suas viagens e os seus beneficios com a troca cultural.

– Seja sincero e honesto sobre o tipo de serviço que você pode e quer oferecer, pois é super chato quando você como anfitrião escolhe alguém que disse que ama cuidar de crianças mas na verdade detesta ou que disse que é ótimo na cozinha, mas não sabe nem fritar um ovo hehe.

PRIMEIRA MENSAGEM:

– Escreva uma mensagem personalizada pra cada um dos anfitriões que você for tentar se hospedar. Mencione o nome deles, diga que você gostou do tipo de serviço que eles precisam que você faça, demonstre entusiasmo ao dizer que quer aprender ou que tem experiência com o que eles precisam.

Um bom exemplo de estrutura pra sua primeira mensagem pro host pode ser assim:

Introdução curta de um parágrafo dizendo seu nome, quantos anos você tem, de onde é, se esta indo sozinho ou acompanhado, por quanto tempo deseja ficar lá e quando pretende chegar.

Segundo parágrafo dizendo mais sobre suas experiências com o que eles precisam ou o seu real desejo em aprender, seus hobbies e interesses, talentos etc.

Terceiro parágrafo mostrando que realmente você acredita que seja um ótimo encaixe pra eles, que gostaria que eles olhassem seu perfil com carinho e que estará esperando por uma resposta.

Ex:

Olá Karen,

Eu sou a Rapha, tenho 24 anos sou Brasileira, casada com Aaron dos Estados Unidos e temos um baby lindo de 2 anos de idade que viaja pelo mundo com a gente enquanto vivemos nossa vida como Nômades Digitais, trabalhando online enquanto viajamos. Estamos super felizes por ter encontrado seu perfil, parece uma excelente oportunidade de servirmos o próximo enquanto fazemos bons amigos e conhecemos a sua linda cultura Italiana 🙂 Estamos buscando por uma ótima família pra ficarmos por 1 mês ai na Itália entre o mês de Junho ou Julho, mas podemos ser flexíveis com as datas.

Amamos que um dos serviços que prestaríamos pra vocês seria cuidar da sua linda filha Lara, ela parece ser super fofa pelas fotos e descrição que você colocou no perfil. Acredito que seria muito legal pra ela ter um amiguinho pra brincar, nosso filho é super carinhoso e vão se divertir muito juntos. Eu fui uma au pair nos Estados Unidos por 1 ano morando com uma família americana de 9 filhos 🙂 Foi uma das experiências mais incríveis da minha vida e eu realmente aprendi muito com eles. Amo brincar com crianças, ler livros, planejar atividades sensoriais ao ar livre, cozinhar com eles, e amo ensinar Inglês também acredito que seria ótimo pra Lara aprender com a gente durante nosso 1 mês com vocês 🙂 Fiz também serviços voluntários em escolas no Brasil onde pude ajudar as professoras com atividades pra crianças entre 2 a 5 anos e adquiri muita experiência com os pequenos dessa idade.

Eu e meu marido estamos ansiosos pra conhecer mais sobre sua linda família e esperaremos ansiosos pelo seu retorno. Por favor, dê uma olhada no nosso perfil pra conhecer um pouco mais sobre nós. Ah, eu amo cozinhar e sou super organizada e amo uma casa limpinha então posso te ajudar muito com essas tarefas do dia a dia também!

Tenha uma ótima semana.

Rapha, Aaron & Orion.

Então é isso gente, boa sorte com o workaway e aproveite muito essa oportunidade linda de servir ao próximo e fazer ótimos amigos pelo mundo!

ASSISTA O VÍDEO COMPLETO NO NOSO CANAL BRAZILICANS EXPLICANDO TUDINHO AQUI!

Acompanhe nossas viagens no Instagram!

Foto do autor

Brazilicans

Uma Família Nômade Digital que vive viajando, morando em países diferentes todo mês.