Como pegar carona na estrada: O Guia

1 – Primeiro passo: Hitchwiki

Seu melhor amigo pra começar a pensar em como pegar a carona é o hitchwiki.org. Esse é um site crowdsourcing tipo Wikipedia em que as pessoas dividem experiências sobre caronas. Funciona assim: você digita o lugar de origem e ele dá uma página com os pontos exatos onde você tem que ficar na cidade pra conseguir pegar a carona pra direção que você precisa.

2 – Planejando a rota

Agora que você sabe alguns pontos onde ficar, veja quais são as rotas possíveis partindo da sua cidade até o lugar que você quer ir. leve em consideração algumas coisas:
— dê preferência a rotas partindo de pontos que você tenha encontrado informações no Hitchwiki.
— se a rota for grande e passar por outras cidades no meio, divida o caminho em partes e mire pra primeira cidade grande que tiver na rota.
— sabendo disso, dê preferência a rotas que sejam o menos quebradas possível. Mesmo que distantes, se duas cidades não tiverem muitos outros pontos interessantes entre elas, sempre vai ter gente indo de uma pra outra.
— não importa muito qual a hierarquia da via que liga uma cidade a outra (rua, avenida, rodovia, estrada), mas fica a curiosidade: quanto mais local a via, mais fácil a carona, mas menor a distância que você vai conseguir percorrer. Quanto mais rodovia, mais difícil, mas também quando consegue você vai pra pqp.
— se o ponto que você vai ficar pra pegar carona pode também te levar a outras rotas que não a que você planejou, tente pelo menos saber um pouco dessas outras rotas pra dizer ao motorista onde você gostaria de parar. Normalmente os motoristas ajudam bastante sobre onde te soltar pra você conseguir sua próxima carona.

18221936 1438853446136877 3775745699096204901 n

3 – Planejando o ponto e se posicionando

Agora que você sabe a rota, fica uma observação: ela pode mudar! Tudo vai depender de onde sua carona pode te levar. Portanto, sua rota é flexível sim! Mas agora que você sabe onde ela vai começar, algumas dicas de como se posicionar, dado que o ponto que o Hitchwiki dá pode ser um ponto mesmo (esquina, em frente a um estabelecimento etc.) ou uma rua (que tem duas dimensões…):
— procure um lugar com visibilidade: em que o motorista tenha tempo de te ver, ler sua placa e decidir se vai te dar a carona.
— procure um lugar com acessibilidade: o motorista tem que ter um lugar pra parar (“pull over” in english) sem atrapalhar o trânsito, senão ele vai tacar o foda-se. Procure por: acostamentos, pontos de ônibus, postos de gasolina, ruas largas ou com possibilidade qualquer de parar o carro.
— procure um lugar em que o público é o mais específico possível. ou seja, onde boa parte de quem passa vai pro lugar que você quer.
— procure um lugar movimentado. Quanto mais carro, mais chance!
— estações de serviço na estrada são lugares ótimos. Você pode abordar as pessoas (vale sempre a regra: don’t ask don’t get) e você tem mais tempo de trocar uma ideia e ver se a rota que elas propuseram serve.
— nunca entre pro centro da cidade. Hitchhiking é sempre pelas bordas das cidades. Dentro das cidades tem muito trânsito local, isso infringe a dica de público específico acima.

4 – Sinalizando

Como eu digo pra onde quero ir?
— se a via for bastante local, às vezes só levantar um dedão e um sorriso que é o suficiente.
— se houver mais possibilidades de destino partindo da sua origem, leve uma placa! E por favor escreva GRANDE pra dar pros motoristas lerem. O tamanho das letras tem que ser diretamente proporcional à velocidade da via.
— se você dividiu a rota em partes, levante duas placas: (1) a placa da próxima cidade ou lugar de interesse e (2) a placa do seu destino final. quem sabe alguém consegue já te levar até o final? Don’t ask don’t get.
— use papelão, que é mais resistente a água do que papel, se caso chover. Não escreva sob a chuva que estraga a caneta. E, importante: você consegue papelão em mercados e lojas de posto de gasolina. É só perguntar que sempre tem.

5 – Consegui a carona! Mas ela vai por outro caminho?

Ótimo! É parte do rolê se adaptar. Por isso converse com o motorista antes e veja as possibilidades e como você faria pra continuar a partir do destino que ele propõe. E uma boa pedir pra parar em estações de serviço em algum ponto que sua rota e a dele ainda não bifurcaram.

6 – Consegui a carona! Como me portar?

Seja persona grata. Puxar conversa, conhecer a pessoa, ouvir as histórias e compartilhar as suas é parte do rolê. O jogo aqui não é de vaca amarela (sdds vaca amarela, que nostalgia foi essa).

7 – Não fui com a cara do motorista

Pode acontecer. Se você sentir alguma coisa estranha no ar, ninguém é obrigado. Fala que está esperando outros amigos chegarem, fala que o destino proposto não serve, finge ser o Bolsonaro. Ninguém quer dar carona pro Bolsonaro.

8 – Fui pro centro, o que fazer?

É, vai ter que sair daí e ir pras bordas da cidade. Andando, de ônibus ou táxi. hitchhiking também pode precisar de algumas ajudas de transporte pago. Não tem essa caga regra de que não foi hitchhiking só porque pegou um onibuzinho pra ir pra um ponto melhor, vai na fé.

9 – Legislação

Consulte a legislação sobre caronas no país que você vai. por exemplo:
— sobre cruzar bordas, se tem rolê.
— sobre onde pode pegar carona e onde não pode. No reino unido, por exemplo, não pode pegar carona nas motorways (as highways daqui, a maior da hierarquia das vias), aí tem que parar ou numa estação de serviço na estrada ou numa via de acesso.

10 – O que levar?

— caneta: pelo amor de inês compra uma caneta piloto preta grossa boa. Ela é sua vida e seu meio de comunicação.
— mapa: google maps pra adaptar suas rotas e entender as possibilidades do motorista ou um mapa impresso (sim, eles ainda existem!).
— papelão. Né?
— capa de chuva.
— no máximo dois amigos, grupos de 3 pessoas no total. Não cabe mais que isso num carro. Quanto mais gente, mais difícil a carona.
— sorriso na cara e descontração! Pode dar certo, pode não dar. Vai saber? É parte da diversão. 1f642

11 – Sou mina, me segura que eu vou

Muita dor no coração em criar esse sub tópico, mas faço isso com todo o amor possível. Meninas, por favorrrrr, tomem cuidado! A gente vive nesse mundo do jeito que está, e está cheio de gente com segundas intenções por aí. Acho que dá bastante pra conseguir carona numa boa mesmo sendo uma única menina ou um grupo de meninas, desde que sigam o item 7 acima.
Go girls, sem medo de ser feliz! Quando eu e um amigo pedimos carona juntos (vide foto), algumas moças e senhoras se ofereceram pra nos acolher sem medo e com todo o coração, o que me deixa mais seguro de dizer pra vocês tentarem.
Se quiserem conversar mais pra se sentirem mais seguras, comentem seus pensamentos aqui no tópico (pode servir de incentivo pra mais gente!).

E O PRINCIPAL: NÃO DESISTA!
SUA PRÓXIMA CARONA PODE ESTAR VIRANDO A ESQUINA PRA TE PEGAR!

Texto e foto :  Lucas Gobatti 

Post publicado originalmente no Grupo Mochileiros em :
https://www.facebook.com/groups/mochileiroscom/permalink/10154311703902260/

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

2 comentários em “Como pegar carona na estrada: O Guia”

  1. Lucas, adorei o Guia!! Estou ansiosa para tentar! Poderia me dizer qual esquina especificamente a carona está me esperando?

    Responder

Deixe um comentário