Como realizar sonhos (e até dar uma volta ao mundo)

Sempre escutei que para realizar sonhos, basta querer de verdade. Eu não concordo muito com isso, não… Querer de verdade e esperar que o sonho se realize – como num passe de mágicas ou um milagre – pode ser bem frustrante e ineficaz.

Sou adepta da filosofia de que nós somos senhores de nossos destinos. Se realmente queremos realizar algo, então temos que ir lá e realizar. Fazer e acontecer. Simples assim.

img 3184 640x640 3
Foto: semcep.com.br

Ok, tá. Não é tão simples assim. Mas também não é tão complicado como a maioria das pessoas imagina. Certamente, para realizar um sonho, você precisa colocar o carro na rua. Mas é preciso fazer isso de uma forma não atabalhoada. Tudo tem que ser muito bem pensado e planejado. Friamente calculado, sabe? Todos os seus passos têm que ser pensados rumo ao seu objetivo.

Você que trabalha ou já trabalhou em grandes empresas, certamente teve que se comprometer com a sua chefia para atingir metas ousadas. E, lá no fim do ano, veja só, você atingiu a meta e recebeu o bônus gordinho. Então, eu te pergunto: por que não aplicar os mesmos esforços para atingir as SUAS METAS pessoais?

E, como fazer isso, você já sabe. Planejando e depois executando um passo de cada vez. Milimetricamente.

Nós organizamos um passo a passo de como nós conseguimos realizar o nosso sonho de dar a volta ao mundo. Você pode usar o mesmo modelo para aplicar aos seus sonhos.

Depois, conta pra gente se deu certo, tá?

como realizar sonhos e ate dar uma volta ao mundo e1485154970178
Foto: semcep.com.br

 

1) O quê?
O sonho. 
Primeiro você tem que saber exatamente o que você quer. Qual é realmente o seu sonho? O que te faz suspirar acordado? O que te move? O que te fará levantar todos os dias? Nós sempre gostamos de viajar e as férias eram muito curtas para realizar tudo que queríamos. Além disso, sentíamos a necessidade de “viver”, de ter um período sabático, enquanto temos saúde, para poder fazer aquilo que amamos. Então, há quatro anos começamos a pensar na nossa volta ao mundo.

como realizar sonhos e ate dar uma volta ao mundo e1485155051673
Robert e Themys, em 15 de dezembro de 2015, na partida do Brasil | Foto: semcep.com.br

2) Quando?
Você precisa delimitar um prazo para alcançar seu sonho. Não tão rápido que torne impossível de cumprir a meta. Não tão demorado que se torne tão distante e, consequentemente, não-palpável, o que poderá te desestimular no meio do caminho, fazendo com que abandone a meta. Nossa meta era quatro anos, pois era o tempo necessário para juntar a grana que precisávamos, considerando o quanto conseguíamos guardar por mês.

thumb IMG 8343 1024 e1485155113361
Centésima milionésima parada na Highway One para admirar o Big Sur | Foto: semcep.com.br

 

como realizar sonhos e ate dar uma volta ao mundo e1485155134940
Um dos vários penhascos que beiram a região do Big Sur | Foto: semcep.com.br
vietna halong bay 000032
Halong Bay, no Vietnã | Foto: semcep.com.br

3) Planejamento estratégico
Nesta fase você delimita quais ações serão necessárias a curto, médio e longo prazo para alcançar o seu objetivo. Essa é a parte mais delicada e importante. Um sonho geralmente é algo grande e distante. Mas ele começa a se tornar algo factível a partir do momento que você planeja as ações de curto, médio e longo prazo para alcançá-lo. É importante que você tenha deveres diários, semanais ou, no máximo, mensais. Só assim esse sonho fica perto de ti. Nós, por exemplo, tínhamos uma meta mensal de economia de dinheiro para a guardar para a viagem (quando o salário entrava, já separávamos a grana). E tínhamos uma preocupação diária de economia. Todas as nossas ações eram voltadas em economizar para o nosso grande sonho. Sempre que vinha a vontade de gastar com outras coisa, lembrávamos do nosso objetivo, que estava bem claro e delimitado.

20160125 151725 e1454774736615
A Muralha da China só para nós | Foto: semcep.com.br
empire state e1485155152491
Vista para o Empire State a partir do roof top do 230 5th Av, em New York | Foto: semcep.com.br
gopr0178
Freddy:  o nosso boneco de neve Rock’n Roll no Grand Canyon | Foto: semcep.com.br

 

japao toquio 00062
Os jardins do Palácio Imperial são, mesmo no inverno, de arrasar | Foto: semcep.com.br

4) Seja perseverante
Lembre-se: realizar um sonho não é impossível, mas é, sim, difícil.  Exige esforço, dedicação, suor, horas de trabalho. Nada vai cair pronto no seu colo. Você vai ter que ralar. E muito. Eu saí da minha zona de conforto e mudei de trabalho. No novo emprego, eu tive que aprender tudo do zero, mas consegui guardar mais dinheiro. O Robert dava 15 aulas por dia e viajava duas noites inteiras para dar aula no interior do Paraná todas as semanas. Toda vez que batia o desânimo, lembrávamos do porquê estávamos nos esforçando.

diario dia 24 los angeles e1485155175578
A glamourosa placa de Hollywood vista bem de perto | Foto: semcep.com.br

 

laos luang prabang kung si waterfall 00088
Sim! Cachoeiras de águas azuis existem. Em Luang Prabang, no Laos | Foto: semcep.com.br

 

img 3606
Estar nestes lugares mágicos, como Angkor Wat, com a pessoa certa, não tem preço | Foto: semcep.com.br
tailandia chiang mai 0000225
Os templos budistas na Tailândia são de cair o queixo | Foto: semcep.com.br

 

diario dia 53 chiang mai
Perseverança é importante mesmo durante a realização do sonho | Foto: semcep.com.br

5) Acredite e aproveite
Quando você estiver se aproximando do seu sonho você terá a sensação de que se trata de uma miragem no deserto. Mas não é apenas uma miragem. O seu objetivo está logo ali e você só precisa suar a camisa mais um pouco (esse final costuma ser mais difícil). Acredite em você. Você vai chegar lá. E, quando chegar lá, o mais importante de tudo: saiba aproveitar!

 

tubbing vang vieng00001
Tubbing em Vang Vieng, no Laos. | Foto: semcep.com.br

 

img 9578
Família SEM CEP reunida no Japão. Quer coisa melhor do que família reunida no outro lado do mundo? | Foto: semcep.com.br

Quer saber mais histórias do casal SEM CEP? Acompanhe pelo nosso blog e redes sociais !