América do Sul sem passaporte: 9 países pra viajar só com o RG

Sim, é possível viajar a América do Sul sem passaporte!  Desde junho de 2008, os viajantes dos países que compõem o Mercado Comum do Sul, o Mercosul, podem apresentar apenas a cédula de identidade nas viagens realizadas nos locais que formam o bloco. Não é preciso levar passaporte nem visto de entrada.

A decisão do Conselho do Mercado Comum (CMC), órgão decisório do Mercosul, tem como objetivo facilitar o trânsito de cidadãos para aprofundar a integração regional. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai são os países fundadores do Mercosul  e Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela integram o bloco como associados.

Os documentos de identidade devem ter fotografia atual e, caso gerem dúvidas, pode ser solicitado outro tipo de identificação, também com foto.

Confira os países em que você pode viajar sem precisar de passaporte e o que fazer neles!

Argentina

Como membro do MERCOSUL, a Argentina permite a entrada de cidadãos brasileiros em seu território portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte.

O que fazer na Argentina

Argentina é um dos países onde é possível viajar sem passaporte
Glaciar Perito Moreno – Patagônia – Argentina | Foto: Alex Berger.

Bolívia

Os documentos exigidos pelas autoridades migratórias bolivianas são o passaporte ou documento de identidade emitido pelos órgãos de registros estaduais e com validade menor que 10 anos. Não são aceitos como forma de identificação CNHs ou carteiras emitidas por entidade de classe.  Para menores desacompanhados, é necessário portar autorização legalizada. Ao ingressar no país, agentes migratórios podem exigir a apresentação de cartão de vacina contra febre amarela.

O que fazer na Bolívia

A Bolívia é um dos países onde é possível viajar sem passaporte
La Paz é a cidade mais barata da América do Sul no índice. Na imagem, o nevado Illimani, cartão postal da capital boliviana | Foto: Silnei L Andrade

Chile

Os documentos que habilitam cidadãos brasileiros a ingressar no Chile são passaporte ou cédula de identidade civil (também conhecida como RG, que é a carteira de identidade emitida pelas secretarias de segurança pública dos estados e do Distrito Federal). Ao turista poderá ser, ainda, solicitado provar que tem meios suficientes para custear sua estada no Chile e que possui passagem de retorno.

O que fazer no Chile

O Chile é um dos países onde é possível viajar sem passaporte
Termas Geométricas – Foto: http://oquefazeremsuaviagem.com

Colômbia

Devido à existência de acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, cidadãos brasileiros podem ingressar no país portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte.

O que fazer na Colômbia

A Colômbia é um dos países onde é possível viajar sem passaporte
Parque Nacional Natural El Cocuy na Colômbia – Foto: Rafcha

Equador

Devido à existência de acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, cidadãos brasileiros podem ingressar no país portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte.

O que fazer no Equador

O Equador é um dos países onde é possível viajar sem passaporte
Tren de Hielo com o vulcão Chimborazo ao fundo – Foto: Tren Ecuador

Paraguai

Devido à existência de acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, cidadãos brasileiros podem ingressar no país portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte.

O que fazer no Paraguai

O Paraguai é um dos países onde é possível viajar sem passaporte
Saltos del Monday, Paraguai – Foto: Felipe Mendez / Wikimedia Commons

Peru

Faz-se necessário, para entrar no país, portar documento de viagem válido e em boas condições. São os seguintes os documentos de viagem que habilitam os cidadãos brasileiros a ingressar no Peru na condição de turista: passaporte; ou cédula de identidade civil emitida pelos órgãos competentes de cada estado. Não são aceitos como documento de viagem: certidão de nascimento (mesmo para recém-nascidos ou para menores de idade); quaisquer outros documentos, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil, como carteira de motorista, carteira de identidade de associações profissionais, de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos Estados.

O que fazer no Peru

O Peru é um dos países onde é possível viajar sem passaporte
Mochileiro em Machu Picchu – Foto de Paweł Opaska

Uruguai

Devido à existência de acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, cidadãos brasileiros podem ingressar no país portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte

O que fazer no Uruguai

O Uruguai é um dos países onde é possível viajar sem passaporte
Cabo Polonio: Seguramente um dos mais belos pores-do-sol de todo Uruguai | Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

Venezuela

Devido à existência de acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, cidadãos brasileiros podem ingressar no país portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte.

O que fazer na Venezuela

A Venezuela é um dos países onde é possível viajar sem passaporte
Paredões do Monte Roraima e do Tepui Kukenan – Foto: Vittorio Crobu

Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem

Devido à existência de acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, cidadãos brasileiros podem ingressar nos países que fazem parte do acordo portando documento de identidade civil, sem necessidade de passaporte.  A exigência de RG emitido há menos de dez anos não consta do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem. Nos termos do Acordo, o RG brasileiro expedido pelas instituições competentes não tem prazo de validade e é documento hábil para entrada em países-parte do acordo. É necessário, no entanto, que o RG esteja 1) em bom estado de conservação e 2) com foto que permita identificar claramente o titular.

Ainda nos termos do Acordo do MERCOSUL sobre documentos de viagem, se houver alguma dúvida sobre a identificação do portador (RG com foto antiga), o agente da imigração poderá solicitar outro documento com foto para esclarecer a identidade (art. 1º – “Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância.”) É possível, caso o RG esteja com foto desatualizada mas em bom estado de conservação, argumentar que o procedimento previsto no Acordo do MERCOSUL sobre Documentos de Viagem autoriza o esclarecimento da identidade do viajante com base em outro documento com foto. Mas tal possibilidade será aplicada ou não a critério do agente migratório. Assim sendo, caso o RG conte com foto muito desatualizada, recomenda-se que cidadãos brasileiros solicitem novo documento de viagem (RG ou passaporte) a fim de evitar problemas.

Não são aceitos como documento de viagem: Certidão de Nascimento (mesmo para recém nascidos ou para menores de idade) e qualquer outro documento, mesmo aqueles que tenham aceitação como documento de identidade no Brasil, como Carteira Nacional de Habilitação, carteira de identidade de associações profissionais, de Ministérios, inclusive militares, ou emitidos pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário da União e dos estados.

Com informações de http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/
A foto (da home) que traz até este post é de divulgação da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

1 comentário em “América do Sul sem passaporte: 9 países pra viajar só com o RG”

Deixe um comentário