Conheça o Litoral Paranaense

Olá pessoal! Eu sou a Karen Peressuti e escrevo sobre viagens e experiencias no blog Férias pra Ontem. Você já pensou em visitar o litoral paranaense? Então venha conhecer um pouquinho mais sobre os locais mais bonitos e badalados.

Ilha do Mel
Ilha do Mel – Foto: Helen Peressuti

O Litoral Paranaense é muito pequeno comprado com demais estados do Sul do Brasil. Mas ainda assim possui os seus encantos.

Mas vamos começar entendendo aonde fica cada cidade e balneários no litoral.

Litoral Paranaense
Imagem: Reprodução IAP
Cidades e Balneários Paraná
Imagem: Reprodução IAP

Na primeira imagem, você percebe o tamanho do litoral em relação ao restante do estado. Na segunda imagem, fica mais fácil de se perceber aonde fica cada balneário e cidade.


Morretes

Para começar, Morretes é uma cidade litorânea, porém não possui mar como se pode ver no mapa a cima, mas mesmo assim ela é uma cidade incrível. Eu já fiz um post exclusivo sobre Morretes, se quiser conferir CLIQUE AQUI. Fiz também um post sobre Boia Cross, que aqui no Paraná é feito também em Morretes, CLIQUE AQUI para ver como foi essa aventura.

NHUNDIAQUARA
Morretes – Foto: Karen Peressuti / Férias pra Ontem

Antonina

A cidade de Antonina é parecida com Morretes, existem muitos pontos históricos porém o mar chega até lá. Um fato interessante sobre a cidade é que no carnaval ela lota com a competição do homem vestido de mulher mais glamouroso. Nunca fui ver essa festança, mas sempre parece ser muito engraçado pelos jornais.

Antonina
Antonina – Foto: Reprodução Band News FM Curitiba

Pontal do Sul

A cidade de Pontal do Sul é onde fica localizada a maravilhosa Ilha do Mel. Tenho um post exclusivo desse paraíso CLIQUE AQUI para conhecer mais.

Os balneários próximos a Ilha do Mel tem as suas prais com águas bem mais calmas, Pontal do Paraná não possui onda nenhuma, é uma delicia.

O lugar que eu mais gosto do litoral, tirando a Ilha do Mel, é o balneário de Praia de Leste. Com algumas melhorias na rodovia PR-407, com mercados grandes sendo instalados e com a instalação da rede de esgoto, esse balneário cresceu muito nos últimos anos. Existem vários bares e restaurantes muito bons no centrinho. Em época de temporada, o calçadão do centrinho fica cheio de gente e até com toldos para estender o tamanho dos bares e restaurantes, fica muito legal!

Praia de leste
Praia de Leste – Foto: Reprodução Praias 360

Matinhos

Acredito que a cidade de Matinhos tenha os balneários mais conhecidos do Paraná. O balneário de Matinhos também tem um centrinho cheio de lojinhas, bares e restaurantes.

Ao lado, vem Caiobá. É uma das partes mais bem estruturadas do litoral. Existem muitos prédios e tem uma calçadão beira mar bem gostoso de ficar. Aqui tem a praia brava e a praia mansa.

Matinhos
Matinhos – Foto: Reprodução Sescpr

Guaratuba

Para se ir para Guaratuba, a partir de Matinhos, é preciso pegar um ferry boat. Se você vai a pé, não se precisa pagar nada. Se você vai por outra estrada, antes de chegar ao litoral, não é necessário o ferry boat, mas normalmente tem bastante transito. Guaratuba também é bem estruturada.

Guaratuba
Guaratuba – Foto: Reprodução Portal Turismo Brasil

Paranaguá

A cidade de Paranaguá é onde se localiza o porto mais importante do Paraná.

Paranaguá
Porto de Paranaguá – Foto: Reprodução Guia Geo Paraná

Demais locais

Os locais que citei a cima são os mais conhecidos e os que eu já visitei. Os demais locais, tirando alguns balneários de apenas pequenas quadras, ainda não tive a oportunidade de conhecer.


O que esperar do Litoral Paranaense?

O litoral paranaense não é um lugar ainda muito bem estruturado. Ainda existem diversos problemas e poucas alternativas de mercados e farmácias, por exemplo. Porém é um lugar que está melhorando com o passar dos anos e espero que fique cada vez melhor e mais seguro.

As praias aqui, em sua maioria, possuem uma grande faixa de areia, deixando a paisagem ainda mais agradável.

Se você quiser conhecer, recomendo você se hospedar em Caiobá, Guaratuba, Praia de Leste, Pontal do Paraná ou Ilha do Mel, são os locais que possuem a melhor estrutura.


Acho que é isso pessoal! Espero que tenham curtido esse post.

Vocês já conhecem algum desses lugares? Comentem aqui como foi essa experiencia.

BR-277
BR-277 – Foto: Karen Peressuti / Férias pra Ontem

 

Para ver mais fotos desses lugares encantadores, confira AQUI o post completo no blog.

Se você gostou desse post, conheça um pouco mais do blog clicando AQUI ou nas redes sociais abaixo.

 


Redes:

2708 Facebook: @feriaspraontemm
2708 Instagram: @ferias_praontem
2708 Instagram: @karenperessuti
2708 Dubbi: Karen Peressuti
2708 Linkedin: Férias pra Ontem
2708 Bloglovin’: Férias pra Ontem
2708 Blogs Brasil: Férias pra Ontem
2708 Mochila Brasil: Karen Peressuti
2708 Pinterest: Férias pra Ontem

Foto do autor

Karen Peressuti (Férias pra Ontem)

Eu sou a Karen Peressuti, moro em Curitiba-PR. Tenho 24 anos e sou formada em Sistemas de Informação pela PUCPR. Bem, Sistemas de Informação não tem nada a ver com viagens ou turismo, mas se não fosse por esse curso eu não teria um bom emprego e não poderia ter feito algumas das viagens citadas aqui. Eu criei o blog em 12/10/2016. E decidi que queria cria-lo porque precisava mudar, estudar algo novo e falar sobre algo que eu amasse. Eu acabei decidindo por esse nome, pois quem nunca no meio do expediente pensou: “PRECISO DE FÉRIAS PRA ONTEM!”? Então… rsrs O intuito do meu blog é contar histórias de gente como a gente, dar dicas pessoais, contar os sentimentos e as histórias que aquela viagem fotografou em nossos corações. Este é um blog com vida e coração! ❤

Deixe um comentário