Costa da Lagoa: um lugar que você precisa conhecer em Florianópolis

Você já deve ter ouvido falar de um lugar pra lá de especial e bastante conhecido em Florianópolis, a Lagoa da Conceição, mas pode ter deixado passar da sua lista de “lugares que ainda irei conhecer” uma das joias do lugar: a Costa da Lagoa, pedacinho da capital catarinense onde só se chega por barco ou trilha.
Por lá… Tranquilidade? Tem. Mas também tem um pequeno comércio, posto de saúde e escola pública além de restaurantes com comidinha bem regional (Peixe, camarão, mexilhões, ostras e Pirão d’água, por exemplo).
É daqueles lugares para conhecer de perto a cultura dos manezinhos da ilha, um dos lugares que preservam os resquícios da cultura da imigração açoreana.

Costa da Lagoa Florianópolis
Costa da Lagoa é cercada de belas vistas | Foto: Lagoa Eco House.

Beleza cênica? Tem demais! Além de estar cercada de morros cobertos pela Mata Atlântica, a “Costa” tem até uma cascata, com água represada para banho (no ponto 16) – você pode tomar um banho de cascata e outro de lagoa. (Vale lembrar que em épocas de seca a cascata pode estar sem um grande volume de água).
Por ali você se dará conta que está numa lagoa, dentro de uma ilha e chegou até ela via trilha ou de barco. Incomum né? Incomum? A gente adora!

Barcos na Costa da Lagoa em Florianópolis
De barco ou via trilha é fácil o acesso à Costa da Lagoa | Foto: Lagoa Eco House.
Área da vila da Costa da Lagoa, em Florianópolis
Beleza, tranquilidade e tradições preservadas fazem da Costa da Lagoa um lugar especial | Foto: Lagoa Eco House.

Como chegar

De barco – Os barcos saem da ponte da Lagoa da Conceição rumo à Costa da Lagoa a cada uma hora e custam R$ 23 ida e volta.
Via trilha – A trilha mais utilizada é a que começa após o Canto dos Araçás, bairro colado à Lagoa da Conceição. Uma trilha de cerca de 5Km leva até a vila. Outra opção é via Ratones, partindo do Canto do Moreira subindo um morro por cerca de 90 minutos.
Além de estar ainda mais em meio a natureza, quem optar por chegar à Costa da Lagoa via trilha passará por alguns pequenos núcleos de moradia e pelos antigos engenhos de farinha, uma das atrações turísticas locais.

Onde ficar

Toda Florianópolis é bem estruturada em termos de hospedagem e a Lagoa da Conceição, um dos principais bairros turísticos da capital tem várias opções, mas se você quer desfrutar de um ambiente sem carros (!) por exemplo, totalmente integrado a natureza e a cultura local vale experimentar passar algum ou alguns dias na Costa da Lagoa.
Uma ótima opção por lá é a Lagoa Eco House.
A apenas 50 metros das margens da lagoa, a Lagoa Eco House está no meio do caminho para a vila da Costa da Lagoa. Esse recanto oferece um quarto coletivo para seis pessoas e dois quartos privativos, sendo um deles com banheira, 28 m², cama king size e linda vista para a Lagoa! Oferecem café da manhã, cozinha, wifi e sala com Netflix!

lagoaecohouse04
Vista a partir da varanda da Lagoa Eco House | Foto: Lagoa Eco House.
lagoaecohouse05
Área comum da Lagoa Eco House | Foto: Lagoa Eco House.
lagoaecohouse06
Um momento na rede para curtir a paisagem | Foto: Lagoa Eco House.
lagoaecohouse07
Suíte da Lagoa Eco House | Foto: Lagoa Eco House.
lagoaecohouse08
Quarto coletivo amplo e arejado | Foto: Lagoa Eco House.

A proposta do lugar é receber os amantes da natureza, yoga, escritores, enfim, pessoas que queiram uns dias de desconexão com a vida agitada. O anfitrião Alan, mora no local, e conta com quase uma década de experiência em hospedagem para garantir todo o acolhimento e bem estar que seus hóspedes procuram.
É possível chegar ao Lagoa Eco House via trilha ou de barco, em um passeio de cerca de 10 minutos pelas águas calmas da Lagoa da Conceição. Eles estão no Ponto 8. O centrinho comercial da lagoa é facilmente acessível de barquinho público a cada uma hora.

lagoaecohouse09
Descendo no Ponto 8, em um minutinho de caminhada você está na Lagoa Eco House | Foto: Reprodução Google Mapas.

Para saber mais acesse a página da Lagoa Eco House no Facebook e o perfil deles no Instagram ou ligue para o + 55 (48) 99181-9080 ou envie e-mail para o lagoaecohouse@gmail.com. Atendimento em português, inglês e espanhol.

Promoção exclusiva:

Leitores/membros do Mochileiros.com e do nosso grupo no Facebook (Mochileiros) têm 50% de desconto na terceira diária na Lagoa Eco House.

Este é um publieditorial.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

1 comentário em “Costa da Lagoa: um lugar que você precisa conhecer em Florianópolis”

  1. Bom dia! O valor ida e volta de barco é 22 reais e não é 23 (Costa da Lagoa – Lagoa da Conceição). Também tem travessias de barco para o Terminal Lacustre que fica entre a Barra da Lagoa e o Rio Vermelho.

    Responder

Deixe um comentário