Curiosas e divertidas impressões de um francês sobre o Brasil

Em maio de 2013, o parisiense Olivier Teboul, que vive na capital mineira, Belo Horizonte, escreveu sobre algumas impressões que tem do Brasil no seu blog, o “(O Outro) Diario do Olivier”.
Na época em que foi publicado, o post teve grande repercussão – recebendo inúmeros comentários em um curto período além de inspirar várias matérias sobre.
As 65 observações sobre o brasileiro e seu cotidiano não são para ser levadas à sério, são “observações, às vezes um pouco exageradas, sobre o Brasil”, afirma o francês na abertura do post.

Levantamos as impressões que achamos mais interessantes e se você ficou curioso(a), sugerimos a leitura. É interessante ver o ponto de vista dos outros daquilo que a gente vive e às vezes nem se dá conta que vive.

1 – O francês deve ter sido recepcionado com uma bela fila, é sobre elas que ele abre o texto: ” Aqui no Brasil, tudo se organiza em fila: fila para pagar, fila para pedir, fila para entrar, fila para sair e fila para esperar a próxima fila. E duas pessoas já bastam para constituir uma fila.”
2 – Como nós mesmos dizemos aqui, o ano começa “Depois do Carnaval”.

carnavalsanta
“O ano só começa depois do Carnaval”. Qual brasileiro mesmo nunca ouviu esta frase? | Foto: Silnei L Andrade/Mochila Brasil.

3 – Ele achou estranho também utilizarmos guardanapo para comermos um lanche, por exemplo.
4 – Por aqui “homens não sabem fazer nada das tarefas do dia a dia”.
5 – Ele observou uma prática bastante triste (não somente por aqui): ostentação.
6 – “No Brasil tem sempre um padre falando na televisão ou na rádio”. Padre neste caso também pode ser pastor, acredito.
7 – Por aqui a vida segue calma, mas em alguns sentidos: na fila do mercado (a fila novamente) você pode demorar uns 10 minutos de espera, ainda que só tenha uma pessoa na sua frente. Mas na hora de retirar o cartão da maquininha o atendente pode lhe falar “agressivamente para você agilizar: pode retirar o cartão”. (Quem nunca? – risos)
8 – No Brasil, para ele a música faz parte da vida. Há muitos músicos talentosos, mas eles não tocam músicas próprias. Os bares estão cheios de bandas covers.
9 – Quando alguém lhe disser “Vou aparecer mais tarde” significa “não vou não”.
10 – Shopping é a coisa mais sem graça do Brasil.
11 – No Brasil, novela é mais importante que o Cinema, ainda que o cinema nacional seja bom.
12 – Três padrões de tomadas?! Vai entender porquê!
13 – Deus é Brasileiro! Eles está muito presente em tudo, pelo menos na linguagem: “vai com Deus, se Deus quiser, Deus me livre, Ai meu Deus, Graças a Deus, pelo amor de Deus”.

deusebrasileiro
Foto: Reprodução.

14 – As reprises na TV também são lembradas pelo francês, bem como os nomes americanos abrasileirados comuns por aqui: Maicon, Rickson…
15 – O polegar erguido vale pra muita coisa: tá bom?, tá bom!, obrigado, desculpa…
16 – Os nossos “E aí?” e “Imagina”,  cumprimento e resposta a um agradecimento, respectivamente, lhe parecem ‘frases abortadas’ – achei engraçada a visão. Leia lá no item 38.
17 – Ele nem quis falar do Detran! (Vide loucuras do tipo https://www.mochileiros.com/blog/noticias/motorista-e-multado-por-balancar-a-cabeca-no-transito)
18 – Os brasileiros escovam os dentes no escritório depois do almoço!
19 – Pizza meio a meio. Ideia genial!

pixameioameio
Pizza meio a meio: invenção genial | Foto sob licença Creative Commons.

20-  Pelo menos 3 palavras são a mesma coisa: mandioca, aipim e macaxeira. “Lá na França nem existe mandioca”.
21 – Beleza? Joia! – Seria um diálogo entre Dalai-Lama e um discípulo?
22 – Pontualidade não é o ponto forte do brasileiro.
23 –  Em BH (ele já falava assim), cidade com 5 milhões de habitantes, todo mundo se conhece.
24 – “Aqui no Brasil, o povo é muito receptivo. É natural acolher alguém novo no seu grupo de amigos. Isso faz a maior diferença do mundo. Obrigado brasileiros”.

Vale a leitura na íntegra no http://olivierdobrasil.blogspot.com.br/2013/04/curiosidades-brasileiras.html

Olivier Teboul | Foto: Reprodução perfil público no Google+
Olivier Teboul | Foto: Reprodução perfil público no Google+

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

2 comentários em “Curiosas e divertidas impressões de um francês sobre o Brasil”

  1. Item 24 é puramente “mineirês” não tem um que não se comprimente assim, “nuuuu” hahaha. Amo as expressões mineiras, diga-se de passagem!

    Responder

Deixe um comentário