Dicas de segurança para mochileiras em viagem solo

Pouco tempo, pouco dinheiro, namorado/marido/namorido que não quer viajar e família achando loucura… são alguns dos “obstáculos” enfrentados pela mulherada que diz: vou viajar sozinha! (Sinceramente, toda mulher deveria passar por essa experiência). E a mulherada tem feito bonito! É cada vez mais crescente o número de mulheres que seguem rumo à realização do sonho de desbravar o mundo…

Numa pesquisa feita por nós em 2008, para saber quem era o mochileiro brasileiro, as mochileiras foram 45,2% dos 1000 entrevistados. Hoje, acessando o site, elas são 61% (na fanpage são 58%) e cada dia mais vemos muitas mulheres “pé na estrada” e muita participação em grupos que falam a respeito na web, sem falar nas mochileiras que são mães e que dedicam parte do seu tempo para dividir as experiências com outras em blogs ou no Mochileiros.com.  A maior preocupação das mulheres durante uma viagem solo é com a segurança.

a mochileira

Confira algumas dicas de segurança:

1 – Atenção redobrada

Algumas mulheres sofrem por serem legais. É aquele tal “sou legal, não estou te dando mole”, então em uma viagem sozinha, ser você mesma com a atenção redobrada não é demais.  Vale pra tudo, não só para aquele carinha sem noção que não te deixa em paz, como para aquele carinha que você gostaria muito que não te deixasse em paz, como para pagar suas despesas durante a viagem.

2 – Não dê a sua “ficha” pra ninguém

 Não diga de primeira que está sozinha para ninguém. Algum amigo seu vai chegar ou já está ali por perto é uma mentirinha boa.

3 – As pessoas que se importam com você podem (e devem) saber por onde você anda

Infomar seu roteiro a algum amigo, pais, familiares ou até mesmo o pessoal de onde você está hospedada também é uma boa.

4 – Cuidado com a bagagem

Atenção à mochila em locais públicos. Documentos, cartões, dinheiro (total ou parcial) devem ficar sempre pertinho de você (na bolsa, na mochila de ataque ou num Money belt).

5 – Não ostente

Mostrar câmera, celular, GPS e toda parafernália tecnológica por aí, principalmente em grandes cidades, também não é legal.

6 – Seja mais uma na multidão

Ser discreta e educada (válido também para discreto e educado) é bom em qualquer ambiente, inclusive durante a viagem.  Não, você não vai criar uma redoma na viagem – longe disso, aliás, seguramente você, se estiver de mente aberta, fará boas amizades ou terá boas companhias – mas estampar na cara “não sou daqui e estou sozinha” pode ser um problema. Também não fique tão anônima que ninguém perceba um estranho sumiço seu.

7 – Cuidado com o que vestir

Vestidinhos para balada, sortinhos pro verão e um bonito decote vão bem se você achar eles interessantes para você, mas preste atenção aos costumes locais – Você não vai colocar um decotão num país islâmico vai?
O fato de você estar vestida de maneira simples, não a deixa menos feminina, lembre-se disso. O que importa é você se sentir confortável consigo mesma e com o ambiente à sua volta.
(O item vestuário entrou nas dicas de segurança porque sim, em alguns países, a maneira como a mulher está “exposta” pode provocar situações senão perigosas, bastante constrangedoras).

Os itens abaixo são dicas publicadas pelas viajantes nos comentários do post e na página do Mochileiros.com no Facebook 

8 – Dicas para o hostel / hotel

“Atenção com o quarto que te hospedam em hostel, especialmente se vc optar por quartos não compartilhado. Se necessário ou bater insegurança, use uma cadeira para travar a porta. Prefira se hospedar em Bed & breakfast que no geral são administrados por famílias. ”
Dica da viajante Gabriela Leão de Mello

“Uma dica que sempre dou agora para as minhas amigas que viajam só , é sempre levar um trava porta, eu levo sempre agora depois que em um hotel de Miami tentaram invadir meu quarto de madrugada e tive que chamar a polícia e percebi o preconceito por eu ser mulher é esta viajando só , também sempre sempre faço o seguro viagem, informo para meu esposo o meu roteiro e a previsão do retorno para onde estou hospedada para ele saber que se eu não retornar naquele dia algo aconteceu, se pegar taxi só solicito por aplicativo para que fique gravado, ando com uma bateria extra só para emergência caso o celular desagregue, anoto os telefone de emergências e endereço de onde estou caso eu seja roubada e tento decorar.”
– Dica da viajante Meiry Edilla Vasconcelos

“Sempre indico a quem vai viajar sozinha que prefira um hostel a um hotel. Os hostels são mais seguros e chamam menos a atenção de outros hóspedes.  Tive uma experiência ruim no nordeste brasileiro em que fui perseguida por outro hóspede.”
– Dica da viajante Carla Kerr

“Tente achar uma amiga no hostel/hotel/guesthouse/etc que você está, geralmente é fácil achar grupo de mochileiros e fazer amizades.”
– Dica da viajante Elly Moss

9 – Não usar perfumes.

“Aprendi uma coisa com uma mochileira, não usar perfumes, cremes nada com muito cheiro. Só levo creme e desodorante sem cheiro nas viagens (essa é a dica mais difícil pra mim)”
– Dica da viajante Evelyn Laitz

10 – Não revele a nacionalidade

“SEMPRE EVITO DIZER QUE SOU BRASILEIRA, pergunto ao pessoal do hostel como é o entorno com relação a segurança, principalmente à noite, e procuro me manter em lugares movimentados.”
– Dica da viajante Lidyanne Carderaro

11 – Reforce a Defesa pessoal

Spray de pimenta tb é bom ter em mãos
– Dica da viajante Midia Alcântara

12 – Cuidado com álcool e outras drogas

“Eu normalmente evito bebidas alcoólicas quando viajo sozinha. Cada um conhece seus limites! O meu eu conheço bem, evito usar drogas pois elas me deixam desligada…”
– Dica da viajante Hadassa Carolinny

E você, qual dica de segurança daria?

A foto (da home) que traz até este post está sob licença Creative Commons.

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

6 comentários em “Dicas de segurança para mochileiras em viagem solo”

  1. Vai de boa Evelyn Oliveira. Será a primeira de muitas com certeza. ..rs Na minha primeira viagem solo pensei até em adiar a viagem de tanto medo. ..rs Sim eu tive medo, mas graças à Deus eu encarei e já me preparo para a sétima viagem… Vc vai adorar. .. Boa sorte e aproveite muito. Eu amo viajar sozinha por que vc encontra uma paz tão grande, você sente a presença de Deus ali tão próximo que é quase palpável. ..rs É maravilhoso! !!

    Responder
  2. viaj só há anos e adoro. sempre conheço gente bacana e mantenho minha independencia. acho que ja viajei tanto sozinha que tenho dificuldade é de viajar junto rs

    Responder
  3. Mochilei sozinha aos 18 anos. Foi super tranquilo, fiz amizade e tive ótimos momentos. Claro que eu tive que tomar alguns cuidados, mas não tive nenhum problema por ser mulher, mas sim alguns contratempos que podem rolar em toda viagem. Uma dica que dou é se hospedar em hostel, onde terão mais pessoas como você. Viajar sozinho mesmo é difícil, você sempre encontra alguma amizade durante o caminho.

    Responder
  4. Há pouco tempo, assumi para eu mesma a minha “veia mochileira”. Fiz a carteirinha do HI, estou devorando todos os livros e artigos sobre viajar sozinha, e estou prestes a fazer a minha estréia!!! Ainda estou bem insegura, pensando nos “e se”… Mas vai passar, estou bastante ansiosa! Obrigada pelas dicas!!!

    Responder

Deixe um comentário