Caraíva – Bahia

Entre o Rio Caraíva, o Oceano Atlântico e o Parque Nacional do Monte Pascoal está a vila de Caraíva,  uma das jóias da Costa do Descobrimento, na Bahia. É destino obrigatório para quem visita Arraial d’Ajuda e Trancoso e, mesmo não tendo dados estatísticos, observamos que a grande maioria dos frequentadores de Caraíva é jovem.
Sem dúvida a vila é menos agitada que as vizinhas citadas, mas na alta temporada ela “ferve” ao ritmo de forró. Os bares do Pelé e Ouriço são os mais tradicionais e se você precisar aquecer antes de enfrentar o arrasta pé, experimente a Chiboquinha (aguardente com gengibre) por ali mesmo! Se o forró é demais pra você, a vila também tem uma ótima opção para os mais ecléticos, o Bar Lagoa (que também é restaurante e pousada).
Nas demais é épocas do ano tudo é bastante tranquilo, fazendo da vila lugar ideal para quem busca belas praias e integração com a natureza. É fácil contratar um passeio de barco pelo rio com um nativo por ali.

Uma das mais belas praias da região - Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil
Uma das mais belas praias da região – Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

Caraíva é porta de entrada para o Parque Nacional do Monte Pascoal e também da Reserva Indígena Pataxó. Visitá-la é uma opção, sobretudo para conhecer e adquirir o artesanato local, o que juntamente com a agricultura e a pesca são os meios de sobrevivência dos índios dali. A reserva está a 6km da vila.

Praia do Espelho, uma das mais belas do Brasil - Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil
Praia do Espelho, uma das mais belas do Brasil – Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

Praia do Espelho

À 9km está uma das praias mais bonitas do Brasil, a do Espelho. Alguns viajantes indicam visitá-la à pé. Sim, é possível; mas lembre-se que são 9Km sob o sol forte da Bahia e na areia! À noite não há barqueiros para voltar. É recomendável informar-se com os nativos no local sobre como estão as condições na época.

Atenção
Evite pegar as estradas que levam à Caraíva em épocas de chuva e à noite em qualquer época. Elas estão bastante precárias.
Evite hospedar-se em casas próximas ao campo de futebol e à delegacia. Alguns viajantes relatam experiências de furto e roubo por ali (mesmo com a proximidade da delegacia).
Em Caraíva não há bancos nem caixas eletrônicos, portanto leve seu dinheiro em local seguro para utilizar na vila.

Como chegar a partir de Porto Seguro
De carro/moto
Em Porto Seguro, pegue a balsa para o Arraial d’Ajuda e siga pela estrada asfaltada até o trevo deTrancoso. Dalí pegue os 32Km de estrada de terra que levam até Caraíva. Seu veículo ficará estacionado ali e você seguirá com sua bagagem em canoa pelo Rio Caraíva, até a vila.
De ônibus
A viação Água Azul leva até Caraíva (onde você pega a canoa para a vila), a partir de Arraial ou Trancoso (portanto, de Porto Seguro, atravesse pegue a balsa para o Arraial).
( 0xx73) 3575-1170.

Fotos de Caraíva:

[justified_image_grid preset=1 mobile_preset=1 caption=off mobile_caption=off lightbox=photoswipe mobile_lightbox=photoswipe]

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

2 comentários em “Caraíva – Bahia”

Deixe um comentário