Buenos Aires empresta bicicleta a viajantes

A cidade de Buenos Aires, capital Argentina oferece o empréstimo de bicicletas desde 2010. Inicialmente para argentinos ou estrangeiros com residência no país, o programa foi chamado ‘Mejor en bici’. Hoje rebatizado para ‘Ecobici’, está aberto para visitantes; ou seja, se você vai mochilar por Buenos Aires, pode aproveitar e tomar emprestada uma bicicleta.

Nas estações de empréstimos são entregues também capacetes e cadeados | Foto: Divulgação
Nas estações de empréstimos são entregues também capacetes e cadeados | Foto: Divulgação

No http://ecobici.buenosaires.gob.ar/ há um mapa das estações de empréstimo e para fazê-lo basta apresentar original e cópia do passaporte, registrar seus dados pessoais incluindo o endereço do local onde você está hospedado (pode ser do hostel/pousada/hotel) e um telefone de contato. Você escolherá uma senha para utilizar o sistema, será fotografado e assinará uma declaração relacionada ao empréstimo.
A bicicleta pode ser retirada no ato. O prazo para devolução é de uma hora, quando você poderá devolver ou renovar o uso. O prazo parece curto, mas as bicicletas podem ser retiradas, devolvidas ou terem o uso renovado em qualquer uma das estações disponíveis, então é só traçar uma rota pra otimizar o seu tempo.
O sistema funciona de segunda a sexta, de 8h às 20h. Aos sábados de 9h às 15.
Nas estações são entregues também capacete e cadeado, além de um mapa com as ciclovias (ou ‘bicisendas’ como chamam) pelas quais é possível chegar a quase todos os pontos de interesse da capital portenha; tudo grátis.
A fanpage do projeto no Facebook também traz mais informações, recomendações etc.

La vida en bici

Outra opção para quem quer pedalar por Buenos Aires é o site Lavidaenbici.com, no qual o viajante encontra um mapa (em constante construção) com ruas recomendadas para pedalar, as ruas a serem evitadas, lojas especializadas, espaços para ciclistas etc.
Nós falamos sobre o site no ‘Buenos Aires de bicicleta ou ônibus’, onde há mais informações.

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

2 comentários em “Buenos Aires empresta bicicleta a viajantes”

  1. E os argentinos ainda são hostilizados e tratados como seres inferiores. Evolui Brasil. Conhecer uma cidade sem ficar dependente de ônibus, táxi, picaretas, é uma maravilha!

    Responder

Deixe um comentário