Ela viaja pelo mundo gastando 9 dólares por dia

As belas imagens que parecem terem sido extraídas de um banco de imagens profissional publicadas no Instagram da russa Lena ‘Pinnywooh’ mostram um pouco da jornada dela mundo afora. Alguns podem achar impossível viajar com um baixo orçamento, mas aqui a gente já mostrou história até de quem visitou 37 países saindo de casa com a bicicleta e US$ 2 no bolso.
Lena, de acordo com o site Genial, mudou-se de São Petersburgo, onde estudou Matemática e começou a trabalhar como programadora, no começo, na Rússia mesmo; depois em Seul (Coreia do Sul), Amsterdam (Holanda) e Hamburgo (Alemanha). Foram 5 anos trabalhando nestes locais.
Um dia, quando voltava de Cuba, onde tinha ido passar férias resolveu comprar uma passagem só de ida para Bangkok (Tailândia). Havia decidido descansar do trabalho e da rotina. Vivia do dinheiro que lhe pagaram pelo término do contrato laboral e por isso tentava economizar. Economizando, conseguiu conhecer a Tailândia, Myanmar, Índia, Filipinas, Vietnã, Laos e o Camboja.

voltaaomundo9dolares04
Em Myanmar, antes da volta ao mundo | Foto: Reprodução/Roadsidetales.ru
voltaaomundo9dolares03
Foto: Roadsidetales.ru
voltaaomundo9dolares05
Foto: Roadsidetales.ru
voltaaomundo9dolares011
Sapa – Filipinas | Foto: Roadsidetales.ru

Um ano depois desta viagem, ela já estava recolocada no mercado de trabalho. Em dado momento, a direção da empresa na qual trabalhava decidiu não mais pagar os salários dos empregados.
Tristeza? Revolta? Certamente para muitos. Lena optou por processar a companhia. Deixou uma procuração com seu advogado e partiu para a sua viagem de volta ao mundo, com um detalhe importante: orçamento de 9 dólares diários.

voltaaomundo9dolares09
Muitas caronas para ajudar no orçamento | Foto: Roadsidetales.ru
voltaaomundo9dolares010
Couchsurfing e camping também | Foto: Roadsidetales.ru
voltaaomundo9dolares07
Foto: Roadsidetales.ru

Lena quis mostrar a si mesma que ter um apartamento próprio, um salário, um cartão de banco e um marido aos 25 anos não são garantia de felicidade. “Quero ajudar as pessoas inspirando-as a saírem de sua zona de conforto”. Ela acredita que o fato de viajar com um orçamento pequeno pode servir de incentivo.

voltaaomundo9dolares06
À espera de carona em algum lugar do mundo | Foto: Roadsidetales.ru

Lena está no continente americano. Já viajou pelos Estados Unidos e México. Planeja conhecer países da América Central (neste momento está conhecendo a Guatemala) e da América do Sul antes do mês de Agosto. Depois disso, se tiver saldo suficiente no banco irá para Austrália e Nova Zelândia.
China, Japão, Nepal e Canadá estão na sua “lista obrigatória”, mas ela ainda não tem planos para estes países.

voltaaomundo9dolares02
De fundo o vulcão Acatenango, na Guatemala | Foto: Roadsidetales.ru

Para saber mais da história de Lena, a volta ao mundo e outros projetos você pode segui-la no Instagram, FacebookYouTube e ou acessar o seu blog. Todos os seus canais de comunicação estão em russo.

voltaaomundo9dolares01
Eu tentei pegar mais detalhes desta história habilitando o botão “traduzir” no Google Chrome. Você pode testar também | Foto: Reprodução.
Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

Deixe um comentário