Ele transformou um Fiat Uno em um “micro motorhome” para viajar a África

Nós gostamos de contar histórias de “viajantes reais”, aqueles que simplesmente decidem partir e caem na estrada “do jeito que dá” e essa é uma dessas histórias. O protagonista dessa vez é um idoso que se auto-intitula “fotógrafo amador”. Ele decidiu transformar um Fiat Uno em um “micro motorhome” para viajar por seu país, a África do Sul.

Navegando pelo Google, o sul-africano Johan du Toit procurava um carro pequeno para transformar em camper, quando viu a foto de um “Mini” ( aquele carrinho estiloso inglês) transformado em camper. “Camper” é como os “gringos” chamam os carros adaptados para acampar e servir de casa ambulante, o que na prática é um quase motorhome. Os veículos mais utilizados para este fim são as vans, por serem maiores, são as chamadas “Camper Vans” e se tornaram quase uma febre na Europa e EUA.  Pois bem… Johan ficou tão empolgado com o conceito do Mini que decidiu comprar um Fiat Uno para fazer algo parecido.

article 0 1AEFA3EC000005DC article 0 1AEFA3F9000005DC

Para divulgar o projeto, Johan fez um blog  e também criou um canal no Youtube, o fiat300pct, onde conta suas primeiras experiências com seu “Uno Camper” feito com madeira de pinus e painéis de MDF.

O Uno ficou com o mínimo necessário para qualquer um cair na estrada: serve de transporte, é econômico e tem uma cama pra dormir!  No vídeo abaixo, ele mostra os detalhes sobre a cama e o armário do seu “almost amazing Fiat Uno camping car!”

https://www.youtube.com/watch?v=nvOd9L0oBp8

Já no vídeo abaixo ele mostra como ficou o carro com seu mini estúdio ambulante, com direito a computador para manter o blog atualizado durante a viagem e um sistema de inversão de energia para alimentar e carregar a bateria de seus equipamentos.

Em outro vídeo,  Johan conta como é viajar pelo África do Sul e mostra que não é seguro dormir em alguns lugares e o que sobra são os estacionamentos de shopping, os postos de polícia e os postos de gasolina 24 horas, onde é preciso dar um “jeitinho”, no caso um “jeitinho sul-africano”, como jogar uma conversa para o frentista e dizer que está esperando amanhecer para levar o carro para o mecânico, por exemplo.  Assim como o Brasil a África do Sul não conta com muitos campings estruturados para esse tipo de viagem e das opções que existem, algumas são baratas, mas a maioria é cara, segundo ele.

Pra quem quiser acompanhar e ver no que vai dar essa aventura é só ficar de olho em fiat300pct.

A transformação do “Uno Camper”

DSC 2021 DSC 2026 DSC 2027 DSC 2028 DSC 2029 DSC 2030 DSC 2034 DSC 2051 DSC 2077 DSC 2108 DSC 2130 DSC 2153 DSC 2156 DSC 2157 DSC 2181 DSC 2182 DSC 2189 1

Fotos e Vídeos de Johan Du Toit.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

1 comentário em “Ele transformou um Fiat Uno em um “micro motorhome” para viajar a África”

Deixe um comentário