Europa estuda dar tickets de trem para mochileiros viajarem de graça

O Parlamento Europeu está estudando uma proposta que pode dar tickets de trem para jovens viajarem pelo continente de graça. De acordo com o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, a ideia é dar aos mais novo “uma ideia de senso de comunidade”.

Todos os cidadãos europeus ou que residam legalmente no continente receberão o passe que poderá ser usado nas redes de trens que conectam a maior parte das grandes cidades europeias.

Quem vive em estados que não fazem parte da rede ferroviária integrada como a Estônia, a Letônia, a Lituânia, Chipre e Malta, poderão usar o ticket em outras modalidades de transporte no mesmo esquema, como ônibus e ferry boats.

A proposta será avaliada na próxima semana, mas já encontra resistência, pois custaria alguns milhões de euros. O passe mensal para viagens ilimitadas de trem por 30 países sai por 479 euros e é especialmente popular com quem acabou de sair da escola ou está tirando aquele ano sabático antes de entrar na universidade.

De acordo com os cálculos da Tagesschau, uma empresa alemã, os custos da proposta podem chegar a 1,5 bilhão de euros por ano, considerando que de 50 a 70% dos cerca de 5,4 milhões de jovens vivendo na Europa aceitem a proposta.

Fonte: Yahoo Notícias

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário