27 fronteiras para mochileiro nenhum botar defeito

Viajar por terra ainda continua sendo um dos grandes baratos do “mochilismo”. Esses dias nós mostramos aqui um casal que decidiu entrar na índia por terra… de carona. Demoraram 511 dias para realizar o objetivo em uma viagem que já coloquei na minha lista de coisas à fazer antes de morrer.

Cruzar fronteiras é algo que não dá pra explicar em palavras, você tem que ter a experiência de ter atravessado algumas, principalmente as fora de rota, as que estão no meio do nada.  É quando você conhece alguns aspectos do país no qual está entrando, que não iria notar visitando o free shop do aeroporto. Obviamente, que se você só tem 30 dias pro seu mochilão, fazer uma viagem entre grandes distâncias e seguir por terra é inviável, mas se o tempo não for empecilho, recomendo que você tenha essa experiência.

As fotos abaixo são de algumas fronteiras pelo mundo, algumas até muito amigáveis, quase simbólicas, outras são bastante inusitadas e temos também as caóticas. Vamos a elas! 

1-  Baarle-Nassau (Holanda) x  Baarle-Hertog (Bélgica)

Baarle-Nassau (Holanda) e Baarle-Hertog (Bélgica)  são dois municípios que dividem a cidade de Baarle na fronteira entre a Holanda e a Bélgica. A fronteira internacional que separa as cidades não corre em linha reta, ela é dividida em 26 partes em pequenos pequenos pedaços alguns pertencentes a Bélgica, outros a Holanda. Portanto há diversos pontos comerciais e casas que são “binacionais”, bares onde você pode tomar uma cerveja na Holanda e ir ao banheiro para despejar o excedente na Bélgica e vice versa.  A foto abaixo é do Café Den Angel em Baarle-Nassau-Grens .

Nesta casa da foto, que fica na fronteira entre Holanda e Bélgica talvez seja possível dormir em um país e ir ao banheiro em outro. Foto: Divulgação
Nesta casa da foto talvez seja possível dormir em um país e ir ao banheiro em outro. Foto: Divulgação

 2 – Santana do Livramento (Brasil) x Rivera (Uruguai)

Santana do Livramento e Rivera são praticamente uma, é tudo tão junto e misturado que você se espanta com o português sem sotaque dos uruguaios, principalmente daqueles que lidam com os turistas. O marco símbolo da fronteira é a Praça Internacional, de um lado Uruguai, do outro Brasil, com direito as bandeiras e tudo mais (essas da foto abaixo).  Saiba mais aqui.

IMG 4722
Garoto esperto atravessando a fronteira Brasil x Uruguai| Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

3 – Treriksröset ( Finlândia, Noruega e Suécia)

Na tríplice fronteira de Treriksröset, que divide Finlândia, Noruega e Suécia, está o lago Goldajärvi onde em 1926 foi construído um domo de concreto para simbolizar a divisão entre os 3 países.

Treriks
O domo da Tríplice fronteira de Treriksröset : Foto: Rolf Palmberg / Wikimedia Commons

4 – Vaalserberg ( Holanda, Alemanha e Bélgica)

Na colina de Vaalserberg na tríplice fronteira entre Holanda, Alemanha e Bélgica foi construído um posto de visitação turística.

maxresdefault

5 – Bratislava – Eslováquia , Hungria , Áustria 

A Bratislava é a única capital do mundo, que abriga uma tríplice fronteira. Lá é possível bater um papo internacional com cada um sentado em um país. Obviamente a divisão do banco é simbólica e não geográfica de fato! 

Na tríplice fronteira entre Eslováquia, Áustria e Hungria, há um banco que dá pra sentar uma pessoa em cada país pra bater um papo literalmente internacional

6 -Brasil, Argentina e Paraguai

Na fronteira tríplice Brasil, Argentina, Paraguai, além das belezas naturais, há sempre uns barquinhos indo e vindo transportando alguma muamba…

AD-International-Borders-11

 

8 – Kazungula – Zâmbia, Botswana, Zimbabwe e Namíbia

É na África que as fronteiras múltiplas se elevam à um “novo patamar”. Em Kazungula os territórios de quatro países (Zâmbia, Botswana, Zimbabwe e Namíbia) ficam muito próximos de formar uma “quádrupla fronteira”.

LO31 FourCountries small

 

9 – Estados Unidos e México

A história da região fronteiriça entre México e Estados Unidos começa com a Guerra Mexicano-Americana. Sim, os dois países já partiram para as vias de fato e o México acabou perdendo boa parte de seu território. Até 1824, os estados americanos da Califórnia e Novo México eram parte do território mexicano. De lá pra cá muita coisa mudou e os mexicanos passaram a ocupar seu antigo território de outra forma, indo buscar trabalho nos EUA, “mexicanizando” os states! 😀

 Na fronteira entre San Diego, na Califórnia e Tijuana, no México dá pra arriscar um vôlei de praia, pelo menos… até a “migra” chegar!

Os caixões pendurados no muro na foto abaixo são parte de um protesto contra os efeitos da Operação Guardian.  Os números mostram quantos mexicanos morreram ao tentar entrar nos EUA entre os anos de 1995 e 2004.

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

E se não fossem as bandeirinhas…  😀

c2bcf627b186eab9f39b9aa855bad3de

O mapa do México e EUA até 1824.

1024px Mexico 1824 equirectangular projection

10 – Irã e Iraque

A fronteira que hoje divide os atuais países do Irã e Iraque foi estabelecida pela primeira vez em 1639 em um acordo chamado “Tratado de Zohab”   entre o Império Otomano e a Pérsia.  O acordo estipulava que a fronteira deveria ficar entre os montes Zagros e o rio Tigre, mas em 1724, os otomanos esqueceram o acordo e invadiram a Pérsia, anexando o Rio Tigre ao território onde hoje é o Iraque.  A fronteira atual foi estabelecida nos Acordos de Argel assinados em 1975 e ratificados em 1976 e 4 anos depois, as disputas políticas e territoriais entre ambos os países culminou na Guerra Irã – Iraque que durou 8 anos. O resto da história você deve conhecer.

É uma região fronteiriça pra poucos, né? Mas se você quiser entrar para o time dos seletos viajantes que já cruzaram essa fronteira, a dica é cruzar por  Iranshahr (irã) e Haji Omran (Iraque),  que é considerada a fronteira mais “tranquila”.

4146900686 5f2a967795 b
Iranshahr (irã) e Haji Omran (Iraque), considerada a mais “tranquila”. – one-thirteen / Flickr

 

11 – Egito e Líbia

 

Foto: SAPA
Foto: SAPA

 

12 – Argentina e Bolívia

Hora de trocar a Empanada pela Salteña…

Foto: 2backpackers.com
Foto: 2backpackers.com

13 – Portugal e Espanha

Uma tirolesa internacional…

26887800922794bf2f4da4ba368e606e

 

14 – Suécia e Noruega

Um pulo na fronteira…

99b3e6e2f729849f2b27f042bc19412c

 

15 – Noruega e Suécia

Neve é o que não falta na fronteira entre a Noruega e a Suécia.

Foto: Caters News Agency
Foto: Caters News Agency

16 – Argentina e Chile

O Cristo Redentor dos Andes na fronteira entre o Chile e a Argentina.

3261676456_45edb7ca76_b
Foto: Flodigrip’s world

 

17 – Bolívia e Peru

Lado boliviano da fronteira entre Bolívia e Peru, na região do Lago Titicaca. Bienvenidos a Bolivia.

DSC00893
Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

 

Lado Peruano… Welcome… ya se puede comprar una Inca Kola! 😀

DSC00896
Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

 

18 – Equador e Colômbia

Lado Equatoriano… Tem um Duty Free logo na chegada, bom pra comprar algumas quinquilharias

S6300762
Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

Nos tempos da guerrilha…

No guichê do escritório de migração do lado Colombiano, a oferta de uma recompensa para quem denunciar a galera das FARC.  No! Gracias! 😀

S6300759
Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

19 – Peru e Equador

Uma mistura de 25 de março com Puerto Quijarro. 😀   Motos, carrinhos de mão, bicicletas, pessoas com e sem sacolas, trazendo e levando mercadorias de um lado pro outro.

20091221190819
Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

 

20 – Panamá e Costa Rica

Bienvenido a Costa Rica e vamos para a fila…

Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil
Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

Uma hora na fila para entrar e uma hora para sair… 😀

Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil
Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

 

21 – Costa Rica e Nicarágua

Bienvenidos a Nicarágua, tierra de Sandino e Dario.

Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil
Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

Você aperta um botão e se acender a luz verde, você está liberado para entrar na Nicarágua; se acender a vermelha vai ter um conversa com los ‘patrones de la frontera’! ( e ele não curtiu ser fotografado)

Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil
Foto: Claudia Severo de Almeida / Mochila Brasil

 

22 – Brasil e Argentina

Às vezes você pode encontrar o país fechado. Fronteira em Soberbo (uma das entradas da Argentina) no Rio Grande do Sul.

Foto: Silnei L Andrade
Foto: Silnei L Andrade

Na Europa desde 1995, quando o Tratado de Schengen passou vigorar, muitos dos antigos postos fronteiriços foram abandonados. Abaixo temos 2 deles:

23 – Áustria e Hungria

Estação abandonada da fronteira entre a Áustria e Hungria.

Foto: Ignacio Evangelista
Foto: Ignacio Evangelista

24 – República Checa e Áustria

Posto abandonado na fronteira entre a  República Checa e Áustria.

Foto: Ignacio Evangelista
Foto: Ignacio Evangelista

 

25 – China e Índia

Uma  fronteira que não é pra qualquer um e que já foi chamada de a “a mais perigosa do mundo“. Se é mesmo ou não uma coisa é certa, entrar na Índia por terra não é uma tarefa fácil.

Foto: AsiaNews/Agencies
Foto: AsiaNews/Agencies

26 – Vietnã e China

Uma das fronteiras entre a China e o Vietnã.

Foto: Hey Brian?
Foto: Hey Brian?

27 – Afeganistão e Paquistão

Essa definitivamente não é para os fracos. É considerada a fronteira”mais sem lei e perigosa do mundo” fica em uma região dominada pelo Talibã, mas para o vendedor de raspadinha da foto abaixo é só um local de trabalho! 😀

Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

Post em construção (sempre!) 😀

Foto do autor

Silnei L Andrade

Webmaster desde 1997 e blogueiro acidental. As vezes inventa coisas úteis como o Mochileiros.com.

3 comentários em “27 fronteiras para mochileiro nenhum botar defeito”

  1. A fronteira entre Barracão/Paraná, Dionísio Cerqueira/Santa Catarina e Bernardo de Irigoyen/Argentina também surpreende os visitantes. A fronteira não tem rios na divisa, chamada fronteira seca.

    São muitos atrativos, incluindo um cassino na Argentina.

    Responder

Deixe um comentário