Fuja do Mico! O que não fazer em uma viagem internacional

Como sempre digo em meus posts, antes de fazer uma viagem internacional pesquise os costumes locais, gírias, tipos de vestimenta, não lhe custa nada, poupa de muitos micos e assim não ofenderá nenhum morador, mesmo que seja sem querer. Sem contar que dessa forma, você aproveita muito mais a viagem.

Vamos conferir as dicas?

1 – Cumprimentos

– Na Argentina e no Uruguai é muito comum os homens se cumprimentarem com beijo no rosto, o que para alguns turistas desavisados pode ser estranho, principalmente se for brasileiro, porque não temos esse costume em nosso país. Mas contenha as brincadeiras e respeite o costume local. Lá é muito comum você presenciar essa cena.

– Na Rússia não cumprimentem ninguém na soleira da porta, eles acreditam que traz má sorte.

– Os chineses não gostam muito de abraços e beijinhos, um aperto de mão está ótimo.

2 – La contita, por favor :O

Quando estiver em um país cujo o idioma local é o espanhol e precisar pedir ao garçom para trazer a conta, jamais diga “La contita, por favor.”. Muita gente vai firme e forte no portunhol e acaba se “lascando” e pagando o maior micão. Quando você diz “La contita” isso soa como “conchita”, que nada mais é que o nome utilizado para o órgão sexual feminino em espanhol. Então nada de “La contita”, quando quiser pedir a conta, diga somente “La cuenta, por favor.”

3 – Gestos (cuidado com os gestos)

– No Irã o gesto do polegar pra cima que utilizamos aqui para o sinal de “jóia” é muito ofensivo. É como se levantassem o dedo do meio no Brasil. Então controlem os dedos minha gente =X

– No Japão seja sóbrio e não gesticule muito.

– Na França nunca estale os dedos para chamar a atenção de alguém, esse gesto é utilizado para chamar cachorros e os franceses se sentem ofendidos.

4 – Pelas ruas…

– Nos EUA não cutuque as pessoas para pedir informação, chegue perto e diga “Excuse me” (com licença em inglês). Na verdade nunca cutuque ninguém, em nenhum lugar no mundo, isso é muito chato, as pessoas não são touch screen.

– No Japão evite entregar dinheiro diretamente na mão das pessoas, se estiver em alguma loja coloque-o sobre o balcão ou em uma bandeja. Ao entrar na casa de alguém, tire os sapatos, porém, nada de meias ventiladas, coloque uma em bom estado;

– Em alguns países árabes, como no Líbano, por exemplo, nunca aponte a sola do pé para alguém, esse gesto é considerado uma afronta.

5 – Comilanças

– No Chile, servir o vinho com a mão esquerda é considerado sinal de má sorte;

– Na China, em jantares formais, é o anfitrião que aponta o lugar que deve sentar;

– Na Turquia não deixe comida no prato, pois será um sinal que não gostou da refeição.

6 – Presentes

– Na China e no Japão não é costume abrir presentes na frente do convidado;

– Ao dar flores para alguém na Rússia, sempre compre uma quantidade ímpar e em buquê, pois flores em vasos e número par são apenas para velórios e cemitérios;

– Nunca dê uma bolsa vazia à um russo, sempre coloque uma moedinha dentro;

Espero que tenham gostado das curiosidades e se você souber de alguma outra deixe nos comentários.

Imagem5

Instagram: @ondecevailoko

Facebook: @ondecevailoko

Mochila Brasil: Onde Cê Vai Loko

Deixe um comentário