Google preservará monumentos através de realidade virtual

O projeto ‘Google Arts & Culture’ em parceria com a ONG GyArk foi a campo registrar digitalmente os mais emblemáticos monumentos mundo afora. Com a iniciativa, qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode, sem sair de casa visitá-los e conhecê-los em detalhes em 3D.
A seleção de monumentos está sendo feita de acordo com o risco que estas construções enfrentam. Lugares que podem sofrer com ações da natureza e ou humanas por exemplo, têm prioridade. Além da preservação via registro do local, o acervo servirá para ajudar o trabalho de restauradores, pesquisadores, professores e outros profissionais que se dedicam a conservar nossa herança como Humanidade.
Ao longo de 7 anos o Google Arts & Culture estabeleceu parceria com 1500 museus de mais de 70 países (o mapa com eles pode ser visto aqui) para que disponibilizassem suas coleções online. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.

3dgoogle00
O templo Ananda Ok Kyaung em Bagan, Myanmar foi fechado em 2016 devido aos estragos provocados por um terremoto. Através do projeto você pode visitá-lo (aqui) | Foto: Reprodução.

Além do templo em Myanmar, 24 sítios históricos em 18 países diferentes estão sendo mapeados. Parte dos trabalhos já podem ser conferidos no https://artsandculture.google.com/project/cyark

3dgoogle02
Varredura de pontos 3D em templo de Tikal, na Guatemala | Foto: CyArk/Divulgação.
3dgoogle01
Profissionais da CyArk fazem o scanning do Templo Mayor, no México | Foto: CyArk/Divulgação.

Com informações de RTP Notícias e Tecmundo.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário