‘Gringo Trails’ analisa impactos ambientais e culturais do turismo

Você já pensou sobre os efeitos transformadores do turismo sobre os lugares e as pessoas envolvidas? O documentário ‘Gringo Trails’, trabalho de mais de uma década do viajante e antropólogo, Pegi Vail, analisa os impactos ambientais e culturais do turismo em todo o mundo.
Em entrevista ao Asia Society (aqui, na íntegra, em inglês), Vail, que dirige o longa, as questões levantadas no filme servem para reflexão e alerta aos viajantes quanto ao seu papel durante as viagens.
Os turistas estão salvando ou destruindo o planeta? Como os viajantes mudam os lugares remotos que visitam? Confira no final da página o trailer do documentário.

Quando vejo esse tipo de imagem, penso: o que leva o sujeito a fazer isso?! | Foto: Reprodução
Quando vejo esse tipo de imagem, penso: o que leva o sujeito a fazer isso?! | Foto: Reprodução
Cena do 'Gringo Trails' | Reprodução
Cena do ‘Gringo Trails’ | Reprodução
Inacreditável cena do 'Gringo Trails' | Reprodução
Inacreditável cena do ‘Gringo Trails’ | Reprodução

Ainda na entrevista, Vail frisa alguns pontos que devem ser levados em consideração pelos viajantes: não importa qual o seu orçamento, não custa nada aprender sobre os lugares para onde você está indo; viajantes, lugares e pessoas, todos são afetados pela presença um do outro; conheça e incentive iniciativas de turismo comunitário, indígena e ecológicos de boa reputação.

O documentário será lançado na noite da próxima sexta (6), em Hong Kong, China. Confira o trailer:

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

1 comentário em “‘Gringo Trails’ analisa impactos ambientais e culturais do turismo”

Deixe um comentário