Ilha de Boracay, nas Filipinas, será fechada

Uma das ilhas mais procuradas por viajantes nas Filipinas, Boracay será fechada por 6 meses a partir de 26 de abril de 2018. O anúncio foi feito pelo governo local. Dias atrás você viu por aqui, que outro paraíso no sudeste asiático, Maya Bay, na Tailândia será fechada. Em ambos os casos estes lugares precisam de uma espécie de reabilitação.
O presidente do país, Rodrigo Duterte, chegou a dizer que a ilha poderia se transformar em uma fossa devido ao despejo de poluentes em suas águas.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente filipino, 195 estabelecimentos e mais de 4.000 casas não estão conectados à rede de tratamento e despejam esgoto diretamente no mar.

boracayfechada00
White Beach, uma das belas praias de Boracay – Filipinas | Foto: Alexey Komarov/Sob licença Creative Commons.
boracayfechada02
Areias claras e águas transparentes típicas do local | Foto sob licença Creative Commons.
boracayfechada01
O arquipélago tem aproximadamente 300.000 quilômetros quadrados | Foto: Reprodução Google Mapas.

Durante o período de fechamento da ilha, seria suspenso o transporte aéreo e por ferry a Boracay. Somente a polícia poderia dirigir-se para lá caso houvesse alguma necessidade.
De acordo com informações publicadas pela Folha de São Paulo, durante os 6 meses que a ilha passará fechada, o governo pretende demolir construções ilegais, transformar mototáxis em carros elétricos, construir uma rodovia para diminuir o trânsito no centro da ilha e instalar um novo sistema de transformação de lixo em energia elétrica. Também de acordo com a publicação, o orçamento para estas mudanças ainda não foi anunciado, porém já conta com um fundo emergencial para sustentar os 30 mil habitantes da ilha que trabalham principalmente com o Turismo.
Boracay é visitada por quase dois milhões de pessoas anualmente.

Com informações de BioBioChile e Folha de São Paulo.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário