Irmãos rodam o mundo conscientizando sobre a Hepatite

Os paulistas Fred Mesquita e José Eduardo Rossi estão no meio da Expedição ‘Hepatitis Zero’, atuando como embaixadores da campanha que entre outras ações, a cada parada, leva informações sobre a doença e prevenções, bem como realiza exames para identificar portadores do vírus e assim informá-los sobre como procurar tratamento.
Os irmãos pretendem – durante 3 anos de viagem – levar o projeto a 60 países (eles partiram para esta viagem no começo de 2016). Eles já rodaram as Américas do Sul e Central e agora estão nos Estados Unidos. “Mais do que viajar ao redor do mundo, esta é uma expedição social”, contam na página ‘Me Leva Junto’, onde compartilham com o público um pouco da viagem.
Ao jornal chileno El Día, Fred diz que ele e o irmão sempre planejaram uma viagem de volta ao mundo, mas que não queriam fazê-la como turistas. “Como somos rotarianos, pensamos em realizar alguma ação social e foi assim que conhecemos este programa. Este é um projeto que nasceu da ideia de Humberto Silva, quem ao descobrir que estava infectado com o vírus da Hepatite C, decidiu que dedicaria sua vida ao combate à doença, foi assim que fundou a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite. Esta ideia começou rapidamente a interessar muitas pessoas e com o apoio do Rotary International, começamos a expedição/campanha Hepatitis Zero”.

hepatitezero05
Na Nicarágua | Foto: Divulgação/@melevajuntooficial.
hepatitezero07
Foto: Divulgação/@melevajuntooficial.
hepatitezero09
Em Curitiba (PR) | Foto: Divulgação/@melevajuntooficial.
hepatitezeronouruguai
Com Pepe Mujica, no Uruguai | Foto: Divulgação/@melevajuntooficial.
hepatitezero08
Irmãos falam sobre a doença e o projeto pelos lugares por onde passam | Foto: Divulgação/@melevajuntooficial.
hepatitezero04
Em palestras, como na foto anterior e em rádios e TVs locais | Foto: Divulgação/@melevajuntooficial.

Fred e José Eduardo partiram para expedição numa Toyota Land Cruiser 1998 adaptada que chama atenção por onde passa. É o meio de transporte, a “casa” e o veículo de trabalho da dupla.

hepatitezero06
Foto: Divulgação/@melevajuntooficial.
hepatitezero02
Foto: Divulgação/@melevajuntooficial.
hepatitezero03
Foto: Divulgação/@melevajuntooficial.

Mais sobre o projeto (e a doença) pode ser conferido no site e na página da expedição no Facebook.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário