Jericoacoara – Ceará

Rústica, única, especial, sem energia elétrica ou telefone … estrangeiros e brasileiros com seus mochilões chegando aos poucos, acomodando-se em casas de pescadores, compartilhando de sua vida simples e vivendo em plena harmonia em uma das mais belas praias do planeta. Bem-vindo à Jericoacoara… dos anos 80!

Hoje a praia-vila ainda tem o título de umas mais belas do mundo, recebe mochileiros de várias partes do Brasil e do mundo e ampliou seu leque de turistas; agências de turismo e independentes de todos os tipos aportam no local que há mais de quinze anos tem energia elétrica, conta com lojinhas mais sofisticadas e construções aos pés de suas dunas. Sua gente, é cearense, paulista, mineira, estrangeira… Seus pescadores, bem… muitos trocaram suas redes e barcos por buggys para atenderem aos turistas.
Acalme-se! Jeri, como também é conhecida, não perdeu o encanto. A beleza cênica da região conta com dunas fixas e móveis, lagunas, falésias, mangues, lagoas permanentes e lagoas interdunares (que se formam com as águas das chuvas). Além disso, é um ótimo ponto pra baladas.

Lagoa Azul - Foto: Silnei L Andrade/Mochila Brasil
Lagoa Azul – Foto: Silnei L Andrade/Mochila Brasil

Do regional ao globalizado

Além do forró presente na vila, para quem quer algo mais globalizado, uma das pedidas é o Planeta Jeri (bar de um viajante inveterado de Fortaleza, o Itamar) e seu perímetro de cerca de 500 metros. Próximo à beira da praia, lá está a “muvuquinha” local.
Outro lugar pra curtir é o Mama África (sim, com o nome igual ao bar de Cuzco, no Peru), com um som diferente do que você espera ouvir em Jeri , o bar agrada a gregos e troianos.
Saindo da baladinha, todos rumo à famosa Padaria Santo Antônio que abre às 2h da madrugada e oferece boa variedade de pães fresquinhos para os fregueses da madrugada!

"Paredão" da foto é parte da Duna Pôr do Sol | Foto: Silnei L Andrade/Mochila Brasil
“Paredão” da foto é parte da Duna Pôr do Sol | Foto: Silnei L Andrade/Mochila Brasil

Jericoacoara segue sendo um dos “destinos imperdíveis do mundo”. Suas ruas de areia cintilam com o luar (há energia elétrica, mas graças ao deus do bom senso, não instalaram postes no local) e o por-do-sol de cima da duna (do) Por-do-sol é um espetáculo de “intensa” beleza. Contemplar o sol deitar sobre o mar é algo quase que religioso em Jeri. Confesso que cheguei a pensar: puxa, mas eu tenho que ir até o topo da duna pra ver esse por-do-sol que daqui de baixo já está mais que belo só porque todos que vêm à Jeri o fazem? Sim suba lá garota! Parece que algo me chamou e não foi a insistência do fotógrafo! A subida é leve e o espetáculo não fica só por conta do sol – está nos rostos emocionados que estão no local, no mover da areia, no vento, nas cores que mudam conforme o baixar do sol, na calmaria do imenso mar e até no mastigar inevitável de areia!!!
Outra atração é a Pedra Furada. Interessante formação esculpida pela ação do vento e do mar. Na maré baixa o acesso ao local é um passeio pela praia (cerca de 30 minutos). Em junho o sol se põe no “furo” da pedra, sendo mais um espetáculo local. Com sinceridade? Não é algo imperdível não.

Mais belezas

Jericoacoara é mais conhecida internacional e nacionalmente que a própria capital do Estado do Ceará, Fortaleza; mas o que poucos sabem é que em suas proximidades além de praias e dunas há ainda mais atrativos.
Não deixe de ver:
Lagoa Azul – água transparente e morna é pra ficar horas apreciando tudo que há a sua volta. Só algumas cadeiras plásticas de um bar instalado no local interferem na beleza da lagoa, mas tomando uma cervejinha ou uma água de coco por lá dá para “abstrair”.
Lagoa Paraíso ou Lagoa da Jijoca – belíssima. Um dos pontos mais privilegiados está em frente à Pousada do Paulo (do casal Paulo e Fernanda, italiano e paulista respectivamente) que também abriga um centro de Windsurf (instrutores/curso, aluguel de equipamento, guardaria de pranchas etc) e um restaurante pra lá de aconchegante. Boa música e um bolinho de macaxeira que é dos deuses.
Visitamos as lagoas em uma D20 (Chevrolet) com o guia Neguinho, como prefere ser chamado o Gilmadson. Há também opções de buggy independentes ou da Jeri off road (http://www.jeri.tur.br ) e outras operadoras. Procure dividir o passeio com outro(s) viajante(s) para economizar.
Somente esses tipos de carros circulam no local (o caminho é de areia fofa). A Lagoa Paraíso tem acesso por carro não tracionado e a opção é via as pousadas que beiram a lagoa.

No caminho para Tatajuba, mais beleza | Foto: Silnei L Andrade/Mochila Brasil
No caminho para Tatajuba, mais beleza | Foto: Silnei L Andrade/Mochila Brasil

Tatajuba – (já faz parte do município de Camocim) o caminho para a vila que desapareceu coberta de dunas já vale antes de chegar ao destino final: Praias (Preá e outras), mangue já seco, a travessia de balsa do Guriú e o “metralhar” da dona Delmira contando lendas de luzes e vozes nas noites sobre as dunas e como a vila desapareceu e como era no tempo em que seu pai era “moço”.
A vila dotada de igreja, praça e muita areia esconde entre suas dunas lagoas verdes, carnaubais e um misto de mistério e encanto que só é quebrado pelo vai e vem de buggys carregando turistas. O acesso ao local só é possível neles ou em carros 4X4 e com guias experientes. Utilizamos os serviços da Jeri off road, mas também há bugueiros fazendo o trajeto; certamente você será abordado por vários em sua estada em Jeri.
Além destes passeios, a Jeri off road (http://www.jeri.tur.br) também oferece expedições em carros off road para o Delta do Parnaíba (Piauí) e Lençóis Maranhenses (Maranhão), além da costa cearense pelas praias.

Onde ficar

Pousadas, hostels e outros meios de hospedagem você encontra clicando aqui

Onde comer

Na Lagoa do Paraíso (Lagoa de Jijoca)
Restaurante da Pousada do Paulo – oferece massas e pratos com frutos do mar, além de porções. Experimente o bolinho de macaxeira com queijo (bom demais!!!).

Em Jericoacoara
Restaurante e Pousada Calanda – Refeições e Petiscos. Boa opção para ver o pôr-do-sol tomando uma cerveja gelada!
Tudo na brasa – ambiente simples, pratos bem servidos. Fica na rua principal.
Ponto do Big – PF caprichado e barato. Fica numa travessa da rua principal, no Beco do Guaxelo.
Cantinho do PF – é um lugar bastante simples onde os trabalhadores locais almoçam. Tem boa comida.
Taverna – posso arriscar a dizer que é uma das melhores pizzas do Brasil. Também oferece café expresso. Rua Principal, próximo à praia. Não deixe de experimentar a Putanesca!!!

Padaria Santo Antônio – a padaria dos baladeiros e de quem chega à Jeri morto de fome na madrugada!

Como chegar

Ônibus + Jardineira – Fortaleza é a cidade base para quem quer chegar a Jericoacoara, a partir de lá as opções são as seguintes:
De Ônibus + Jardineira 4×4 – com a empresa Fretcar (fretcar.com.br). São aproximadamente 7h de viagem.

De Carro até Jijoca + Buggy ou caminhonete até Jeri – A melhor opção é ir pela BR 222, até chegar próximo a entrada de Sobral, siga pela CE 178 até Jijoca de Jericoacoara. Se chegar pela manhã, deixe o carro estacionado na cidade e siga de Buggy ou caminhonete para Jericoacoara. Caso chegue a tarde a dica é passar uma noite na Pousada do Paulo e aproveitar a manhã na Lagoa do Paraíso ou fretar uma caminhonete até Jeri.

Saiba +

http://www.mochileiros.com/jericoacoara-perguntas-e-respostas-t47389-285.html (Dicas de outros viajantes)
http://www.mochileiros.com/dicas-o-que-fazer-em-jericoacoara-t32915-15.html

Fotos:

[justified_image_grid preset=1 mobile_preset=1 caption=off mobile_caption=off lightbox=photoswipe mobile_lightbox=photoswipe]

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

Deixe um comentário