Liberada a importação de motorhomes antigos

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) publicou no Diário Oficial da União (DOU) de 17/08/2017, alteração na portaria que trata sobre a importação de veículos com mais de 30 anos. Agora fica permitida a importação de caminhões, ônibus, picapes e motorhomes (e peças e acessórios destinados à manutenção ou restauração destes veículos) com mais de 30 anos para fins culturais e ou de coleção.
Antes a importação era liberada somente para automóveis e motocicletas. A alteração atende a uma reivindicação da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) protocolada junto ao órgão responsável no início de 2016.
A nova redação da portaria pode ser conferida aqui  ou no DOU.

DodgeMotorhome
Motorhome Dodge Travco | Foto: Dave_7/Flickr Creative Commons.
Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

5 comentários em “Liberada a importação de motorhomes antigos”

    • Bruna,
      Apesar da lei, não conheço ninguém que tenha conseguido fazer esse processo, de comprar lá fora e trazer para o Brasil. O que é muito comum é a importação de veículos de coleção com mais de 30 anos, processo feito por colecionadores.

      Responder
        • Já pesquisei bastante também e ainda não encontrei nenhum relato de alguém que tenha comprado lá nos EUA e trazido o motorhome pro Brasil. O que eu vejo por ai são pessoas que compraram o motorhome lá nos EUA e rodam pela América do Norte com a placa americana. Isso eu sei que dá pra fazer.

          Responder
  1. Olá,
    Gostaria de ter uma orientação ou uma consultoria/ assessoria séria pra me auxiliar na análise de viabilidade de adquirir um motor home americano e importá-lo para o Brasil.
    No aguardo.

    Att

    Responder

Deixe um comentário