Paraísos escondidos: lugares pouco conhecidos para viajar no Brasil

Não é novidade que o Brasil é muito grande! Por isso, é difícil escolher o próximo destino de viagem. Apesar do país ter proporções continentais, muitas de suas belezas já foram mapeadas e muito visitadas pelos viajantes. Mas ainda há muito a ser explorado! Para dar aquela ajudinha aos turistas que gostam de descobrir roteiros não tão óbvios e populares, o Blog do Guichê Virtual listou lugares pouco conhecidos para viajar no Brasil.

Além de serem lugares pouco conhecidos para viajar, esses destinos oferecem preços atrativos. Esses paraísos escondidos também estão longe de serem badalados, ou seja, neles o viajante encontra paz e muito sossego. São ótimos para recarregar as energias, já que a demanda de turistas não é tão grande.

Lagoa Encantada, em Primavera do Leste (MT)

Lugares pouco conhecidos para viajar, Guichê Virtual
Lagoa Encantada, em Primavera do Leste | Créditos: José Medeiros – Gcom/MT

A apenas 235 km de Cuiabá, a cidade de Primavera do Leste preserva um paraíso escondido: a Lagoa Encantada. Apesar de ser um dos lugares pouco conhecidos para viajar no Brasil, o local é incrível e vale a sua visita! A água é cristalina e ganha um tom ainda mais azulado quando há a incidência de raios de sol, mais intensos por volta das 12h.

A Lagoa Encantada localiza-se em uma propriedade privada margens do Rio das Mortes. O viajante pode fazer flutuação na lagoa com uma máscara de mergulho e embarcar em um passeio debaixo d’água que proporciona um exuberante cenário com alguns peixes e uma diversa vegetação aquática.

Como chegar:
De ônibus: a empresa de ônibus Expresso São Luiz disponibiliza passagens de ônibus partindo de cidades como Cuiabá, Tangará da Serra e Cáceres.

Chegando em Primavera do Leste, é preciso contratar uma das empresas de turismo (conheça uma delas aqui e outra aqui) que realizam o passeio. A visita à Lagoa Encantada é um pouco restrita já que está localizada em uma propriedade privada. Por isso, você deve se planejar com antecedência para o passeio.

O Lavandário, em Cunha (SP)

Lugares pouco conhecidos para viajar, Guichê Virtual
Lavandário, em Cunha | Créditos: Tawana Miquelino

Ninguém imagina que entre o Vale do Paraíba (SP) e o litoral sul do Rio de Janeiro existe um belíssimo campo de lavandas, que pode ser visto durante todo o ano. O Lavandário de Cunha tem um cenário muito semelhante aos da região de Provence, na França. Lá, a tradição do cultivo das pequenas flores roxas é muito forte. Apesar da beleza, ainda é um dos lugares pouco conhecidos para viajar no país.

Florida nos 365 dias do ano, a propriedade rural cultiva mais de 30 mil pés, plantados e colhidos ao longo do ano, em alternância, para que sempre haja flores para os turistas apreciarem. Além dos campos do Lavandário de Cunha, um casarão muito charmoso abriga uma loja que vende essências e produtos derivados da flor. Há ainda chá e sorvete de lavanda. Você pode deliciar essas especiarias no deck do casarão com vista para os campos e as belas montanhas do Vale do Paraíba.

O ingresso por pessoa é de R$ 10,00. Maiores de 60 anos pagam meia-entrada e crianças até 12 anos não pagam.

Horário de Funcionamento:
De sexta-feira a domingo e feriados, das 10h ao pôr do sol (que rende belas fotos com a paisagem do lavandário).

Como chegar:
De carro: o Lavandário é uma propriedade rural localizada no km 54,7 da Estrada Cunha-Paraty, bem à margem da Rodovia SP-171. Fica do lado esquerdo de quem vem de Cunha e do lado direito de quem vem de Paraty.

De ônibus: há apenas uma empresa de ônibus que sai de Cunha e percorre a Estrada Cunha-Paraty. Você pode obter mais informações na rodoviária da cidade através do telefone (12) 3111-1425.

Quer saber de mais lugares pouco conhecidos para viajar no Brasil? Continue lendo no Blog do Guichê Virtual.

Deixe um comentário