A macabra Catacumba dos Capuchinhos de Palermo

Catacumba dos Capuchinhos de Palermo. O estranho, o bizarro e o inesperado.

Acredite se quiser! Esse programa era apresentado pelo ator Jack Palance e trazia lugares, pessoas e fatos impressionantes e foi nele que um dia vi as Catacumbas.

Quando fui para a Sícilia durante minha volta ao mundo, me lembrei desse lugar que me marcou pela sua impressionante particularidade: uma catacumba repleta de múmias de pessoas comuns em plena Itália!

amoviajarbarato.com Catacumba dos Capuchinhos
A entrada comum esconde um lugar único no mundo

As Catacumbas são do século XVI, a princípio o que existia era uma fossa comum e só os frades capuchinhos eram colocados ali, porém perceberam que o local tinha as condições ideais de conservação e os corpos não se decompunham rapidamente.

amoviajarbarato.com Catacumba dos Capuchinhos de Palermo
Os corpos pendurados pelas paredes na área dos frades capuchinhos

 

amoviajarbarato.com Catacumba dos Capuchinhos
Os sinistros corredores das Catacumbas

Aquilo foi interpretado como um milagre divino e a partir daí a população de Palermo passou a também querer ser “enterrada” ali. Melhor dizer mumificadas pois seus corpos eram preparados, vestidos e colocados em lugar de destaque em nichos pelas paredes.

amoviajarbarato.com Catacumba dos Capuchinhos de Palermoamoviajarbarato.com Catacumba dos Capuchinhos de Palermoamoviajarbarato.com Catacumba dos Capuchinhos de Palermo20151103 092913

Isso custava caro pois para mumificar ia um bom dinheiro, daí que vários dos corpos que repousam hoje lá são de pessoas importantes na sociedade de Palermo como médicos, advogados, artistas, coronéis e seus filhos. As roupas são uma afirmação do status social da época.

 

Rosalia, a múmia mais bonita do mundo

Em 1880 as catacumbas pararam de receber corpos porém foram abertas 2 exceções. Uma para o vice cônsul dos EUA em 1911 e a última pessoa colocada ali, Rosália Lombardo em 1920.

Ela era filha de uma família muito rica e influente de Palermo e morreu aos 2 anos de pneumonia. Seu pai contratou o doutor Alfredo Salafia para ser embalsamada e ele fez um trabalho impressionante. Utilizou uma técnica secreta e fez dela a múmia mais bonita do mundo.

amoviajarbarato.com Catacumba dos Capuchinhos de Palermo
Rosália a múmia mais bonita do mundo

Rosalia parece que está dormindo em seu caixão. Ela repousava numa capela próxima mas após observarem que o corpo começava a se decompor decidiram colocá-la numa urna de vidro com ambiente controlado.

Cada pessoa tem uma visão própria desse lugar. De bizarro a nojento. De um desrespeito aos mortos a realização do último desejo.

amoviajarbarato.com Catacumba dos Capuchinhos de Palermo
A área dos bambini, onde os pais pagaram para que seus bebês ficassem expostos pelos séculos

Para mim o principal é mostrar explicitamente que nós não somos nada, nosso tempo aqui é passageiro e por mais dinheiro, status e poder que se tenha, no fim só o que vai sobrar de você é uma carcaça magra, desbotada e triste.

———————-

Se você quer mais lugares únicos no mundo, guias e outras dicas de viagem então:

Siga-me em minhas redes sociais

Site: Amo Viajar Barato

Fotos da volta ao mundo no Insta: @amoviajarbarato

Facebook: Amo Viajar Barato

Te espero lá, senão…

amoviajarbarato.com Catacumba dos Capuchinhos de Palermo

Deixe um comentário