8 maneiras baratas de viajar pela Europa

Ano vai, ano vem e nós meros mortais pagos em reais nos viramos pra juntar aquela graninha suada na intenção de conhecer o velho continente.  A primeira pergunta que vem a cabeça é qual a maneira mais barata de viajar pela Europa? Seria trem, ônibus, avião, carro alugado?

Qual a melhor maneira de se locomover?  Como economizar em um Mochilão Europa?

A resposta para essa pergunta vai depender da maneira de como você quer viajar.  Confira neste post e nos posts recomendados aqui quais os serviços e formas mais baratas para se viajar pela Europa e veja qual se adéqua melhor ao seu estilo!

01 -Megabus e Flixbus

megabus

A Megabus é uma empresa de viagens Low Cost que atende o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales) e opera em outros países da Europa com o nome de Flixbus.  No Reino Unido as passagens custam a partir de 1 libra. É uma ótima opção para distâncias menores.  Para garantir o melhor preço nas rotas mais populares é necessário reservar com antecedência. As reservas podem ser feitas através do site da empresa.

Sites: www.megabus.comwww.flixbus.com

02 – Busabout

busabout

A Busabout é um passe de ônibus para mochileiros semelhante aos da Oz Experience na Austrália e da Kiwi Experience na Nova Zelândia. Você  compra o passe e pode viajar durante um determinado período nas rotas estabelecidas pela empresa.  Os passes custam a partir de 399 euros.

Site: www.busabout.com

03 – Eurolines

1200px Eurolines Bova. AB 2009 5 Minsk Belarus. ЕВРОЛАЙНС Минск Беларусь

Depois da Flixibus, a Eurolines é a segunda opção mais barata para viajar de ônibus por alguns países da Europa. Os itinerários da empresa atendem 33 países, sendo 25 a partir da França.

Site: http://www.eurolines.fr/pt/

 

04 – Companhias aéreas Low Cost

mike kelley bellly

É a opção mais barata para quem quer viajar por vários países e tem pouco tempo, tipo as eurotrips de 30 dias. Empresas como Transavia, EasyJet, Ryanair, Vueling entre outras, oferecem voos baratos em toda a Europa. O ideal é reservar com pelo menos um mês antes para conseguir as melhores tarifas. Outra coisa muito importante é seguir devidamente as regras de cada companhia em relação a bagagem e outros serviços, pois a pegadinha dessas empresas é faturar alto nas falhas do cliente cobrando taxas para qualquer coisa que você fizer fora das normas exigidas. Cumpra a risca os limites de peso da bagagem, seja frio e calculista nos check-ins conforme as regras e não erre em nada que a economia é certa!

Sites: Transavia, EasyJet, Ryanair e Vueling

 

05 – Blablacar

2017 9 26 Posto Ipiranga parceria BlaBlaCar v2

Comprar um lugar no banco do passageiro no carro de algum motorista que está indo para o mesmo lugar que você, pode ser uma ótima maneira de economizar e é exatamente isso que oferece a plataforma “Blablacar” que já é bem conhecida aqui no Brasil e muito usada na Europa. É uma ótima opção para trajetos entre cidades de um mesmo país.

Site: www.blablacar.com

 

06 – Carona

hitchhiking

Se você é como 99% dos brasileiros que viajam para Europa, esse obviamente não será seu meio de transporte, até porque pra viajar de carona é necessário ter tempo, e talvez por isso seja muito utilizada pelos próprios mochileiros europeus, pois eles não precisam se preocupar com esse “detalhe”.

Se você faz parte daqueles 1% que pode fazer uma viagem longa, tipo um “gap year” ou até mais que isso, a carona passa a ser uma alternativa real e viável, pois é muito comum viajar dessa forma por lá!

No site HicthWiki você encontra dicas de como pegar carona em cada país Europeu : http://hitchwiki.org/en/Europe

E o trem?

Os trens não fazem mais parte das “opções econômicas” para se fazer um Mochilão Europa, porém em algumas ocasiões eles podem ser a opção mais cômoda. Em viagens de capital para capital como Paris x Bruxelas,  você vai embarcar e desembarcar no centro das cidades, evitando assim o transito e o tempo gasto do embarque e desembarque nos aeroportos.

Como saber qual é a opção mais barata para cada itinerário?

O GoEuro (www.goeuro.com) é a plataforma onde você irá encontrar essa resposta. Basta colocar os destinos de partida e chegada que ele irá mostrar as opções mais econômicas para cada trajeto.

Outro site que pode lhe ajudar nessa empreitada é o Rome2Rio (www.rome2rio.com),  que mostra quais as melhores opções entre uma cidade e outra.

07 – Locação de veículo

Essa pode ser a melhor opção pra um casal ou uma família ou pra qualquer um que tenha mais de 25 anos, e que vá viajar acompanhado e por mais de 21 dias.  Sites como o Kayak e Rentcars oferecem tarifas com ótimo preços, mas o valor pode subir conforme as seguintes situações:

  • Devolver o carro em outro país
  • Ter menos de 25 anos
  • Taxa para mais de um motorista
  • Imposto (10-30% acima do preço base)
  • Seguro ($ 15- $ 25 / dia)
  • Transmissão automática ($ 100- $ 200 / semana)
  • Aparelho de  GPS
  • Proteção contra roubo ($ 10- $ 30 / dia)
  • Estacionamento nas grandes cidades ($ 20- $ 40 / dia)

Então, se você tem mais de 25 anos, vai viajar acompanhado por mais de 21 dias vai pegar em média preços de R$ 90 a diária para os carros básicos.

 

08 – Locação de  Campervan / Motorhome

s320170209 4 17zy9bb20170209 4 1gzp4m5

Rodar o velho continente em uma campervan que acomoda até 4 pessoas pagando a partir de 51 euros a diária (Indie Campers)  também é uma ótima alternativa, afinal esse valor inclui a hospedagem.  Para um grupo de 4 amigos sem dúvida é a opção mais econômica se a ideia é viajar continente adentro evitando os grandes centros urbanos. Nas grandes cidades você deve incluir na conta estacionamentos e campings para motorhomes. No interior é possível estacionar o carro em áreas naturais e acampar de graça o que é muito comum em vários países da Europa.

Empresas que alugam campervans na Europa:

 

 Posts, relatos  e artigos para te ajudar a economizar no Mochilão Europa!

 

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário