‘Mochileiros nos anos de chumbo’ faz releitura do diário de viagem de 2 jornalistas pelo Brasil da ditadura militar


O livro ‘Mochileiros nos anos de chumbo’ é baseado em uma história real: a viagem de 2 então calouros de jornalismo pelo norte e Nordeste do Brasil em 1976. Na ocasião eles divulgavam o jornal de esquerda, ‘Movimento’, um dos raros veículos de oposição à ditadura militar.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nas aventuras pelo litoral e pelo sertão, os jornalistas Sérgio Aspahan e Márcio Godinho descrevem a geografia, cultura e o modo de vida do povo dos locais por onde passaram, os quais servem de gancho para contar, numa narrativa coloquial e irreverente, alguns importantes eventos da história do Brasil, desde o golpe militar até o fim da ditadura.
Com pesquisa, fotos e reproduções de jornais da época, os autores mostram os bastidores do golpe (apoiado pela maioria da imprensa e classes dominantes) e a resistência do Movimento Estudantil, de setores progressistas da Igreja e da imprensa alternativa.

mochileirosnosanosdechumbo-livro3
Abolição da escravatura, o suicídio de Getúlio Vargas, as suspeitas mortes de Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek, João Goulart entre outros também são abordados na obra que foi lançada em setembro, no II Festival de História, na cidade mineira de Diamantina.
Mais informações sobre os autores e o livro e como adquiri-lo aqui

Fotos: Divulgação.


Deixe um comentário

Log in

Esqueceu a senha?

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Enviando Arquivo…