O capítulo que mudou minha vida

Por André Luiz Baldo*

Em meados de 2016, com 25 anos, eu acreditava ter consolidado o modelo de felicidade padrão, possuía minha própria empresa, independência financeira e vivia confortavelmente, com um largo círculo de amizades e tinha ao meu lado uma companheira maravilhosa. Era feliz, mas se encerrava em mim ainda uma profunda curiosidade sobre o que o mundo e a Vida poderiam oferecer.
Jamais imaginaria viver tudo o que aconteceu neste assombroso ano de 2017 – morar numa caverna em uma montanha na Índia, ser atacado por dois rinocerontes selvagens no Nepal, pular de um trem em movimento em Agra, capturar uma naja em Rishikesh, fraturar meu pé enquanto subia o Everest B.C (e continuar a aventura mesmo lesionado), perde-me (e quase também perder a vida – mais de uma vez) à 4000m de altura nos Himalaias, ter praticamente todas as minhas coisas roubadas (foram 7 roubos, incluindo um assalto no primeiro dia de viagem) e tantos outras epopeias que eu custei acreditar ter vivido.

baldo01
André Luiz é de Araucária, Paraná | Foto: Arquivo pessoal.
baldo02
Foto: Arquivo pessoal.
baldo03
Foto: Arquivo pessoal.

Perguntas como “Quem sou” e “O que estou fazendo aqui” foram me instigando até que no Réveillon de 2016 para 2017, eu fui tomado por um profundo sentimento de entrega e decidi morrer para tudo que eu conhecia até então. Terminei meu relacionamento, consolidei a venda de minha empresa, vendi meu carro, doei boa parte de minhas coisas e deixei tudo pra trás.
Pouco tempo depois eu estava deixando o Brasil e embarcando numa viagem de volta ao mundo, com apenas o que cabia numa mochila.
Foram incontáveis obstáculos que me colocaram de joelhos e quase me fizeram desistir, e de bom grado compartilho com você se lhe interessar. Muitas vezes achamos que precisamos nos preparar mais ou tentar prever a Vida, mas a verdade é que a Vereda é imprevisível. Hoje, em retorno, sou capaz de agradecer por cada degrau que a Vida colocou em meu caminho, sem eles não poderia chegar a um terreno mais elevado. Eu faria tudo de novo, sem mudar nada. Agora entendo que a Vida sempre vai te oferecer o que você precisa, mas muitas vezes vai tirar o que você não necessita, e isso é um tremendo favor.
Deram-se 8 meses fora do Brasil e 9 meses longe de casa. 14 países – mais de 50 cidades. 2 ossos fraturados. 5 tablets e câmeras roubados. 3 ataques animais (rinoceronte, búfalo e naja). 10 tradições religiosas. 3 desertos (com o Saara). Os 3 grandes oceanos. 4 retiros com grandes mestres, como Dalai Lama e Mooji, a quem sempre serei grato pelo aprendizado. 3 voluntariados. Incontáveis despedidas e abraços. Mais amigos dispersos pelo globo do que consigo contar. Perdi muita coisa no caminho, nenhuma delas me faz falta hoje – sobretudo os medos e máscaras. Ganhei coisas que jamais poderão ser roubadas.

baldo04
Foto: Arquivo pessoal.
baldo05
Foto: Arquivo pessoal.
baldo06
Foto: Arquivo pessoal.
baldo07
Foto: Arquivo pessoal.
baldo08
Foto: Arquivo pessoal.
baldo09
Foto: Arquivo pessoal.

Projeto ‘Sem Fronteiras’

Um mestre diz que “alegria maior do que encontrar um tesouro, é compartilhar um tesouro”. E essa é a ambição do projeto “Sem Fronteiras” – através dos relatos, experiências e das mensagens que vivi e hei de compartilhar no livro, em uma série de palestras e nos canais do Sem Fronteiras – convidar você a também descobrir seu próprio caminho. Através do (re)encontro comigo mesmo, anseio poder ajudar as pessoas a se (re)encontrarem também. A jornada é única a cada qual, portando não ouso ser detentor de nenhuma verdade. Quanto mais conheço, menos sei. Mas podemos tentar descobrir juntos. Vamos?

 

*André Luiz Baldo, 27 é autor do projeto ‘Sem Fronteiras’. Siga no YouTube, Facebook e Instagram.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

1 comentário em “O capítulo que mudou minha vida”

  1. Olá André adorei a sua coragem de seguir o seu caminho que mesmo com alguns obstáculos você se manteve firme e não desistiu, eu sou s lucis de 43 anos de Portugal e o meu maior sonhos e fazer o que voce fez, falta me ainda a coragem,mas um dia irei. Obrigada por partilhar esse caminho 😘 😘

    Responder

Deixe um comentário