A Rota dos Quadrinhos em Bruxelas

Descubra o melhor da nona arte em um passeio por Bruxelas!
Bruxelas é uma cidade com várias faces marcantes. A deslumbrante Grand-Place mostra um pouco da história. O Quarteirão Europeu é o centro de decisões da União Europeia. A comida e a cerveja são ótimas. Mas você sabia que a capital belga também é a capital mundial dos quadrinhos?
O site Guia do Nômade Digital listou os motivos que levam a cidade possuir esse título e também formas para aproveitar esse mundo dos quadrinhos em Bruxelas.

Quadrinhos belgas

A Bélgica é um país que revela grandes quadrinistas, já que essa arte faz parte da cultura do país. Dentre os nomes belgas mais famosos estão:

  • Hergé (Georges Prosper Remi): As Aventuras de Tintim
  • André Franquin: Marsupilami, Spirou e Fantásio, Gaston
  • Peyo (Pierre Culliford): Smurfs
  • Morris (Maurice De Bevere): Lucky Luke
  • Willy Vandersteen: Suske en Wiske
  • Maurice Tillieux: Gil Jourdan
  • Marc Sleen: Nero

Por causa desse tamanho amor pelos quadrinhos, a Cidade de Bruxelas juntamente com o Belgian Comic Strip Center, um dos melhores, senão o melhor museu de quadrinhos do mundo, teve a ideia de pintar as paredes de edifícios com heróis dos quadrinhos belgas.

Você pode fazer um roteiro por Bruxelas para conhecer dezenas de paredes pintadas com os heróis famosos dos quadrinhos. Atualmente são 55 obras apenas na capital belga: você encontra Asterix e Obelix, Tintim, Broussaille, Nero, Kinky & Cosy, Gil Jourdan, Marsupilami, entre outros.

Quadrinhos em Bruxelas: Tintim.
Tintim nas paredes de Bruxelas. Créditos: Guia do Nômade Digital

A Cidade de Bruxelas disponibiliza aqui o mapa com as paredes pintadas no Centro Histórico. Também é possível comprar o mapa impresso nos centros de informação turística.
No tour dos quadrinhos pelo Centro Histórico, o visitante pode apreciar 15 paredes pintadas, em um passeio a pé que dura cerca de 1h30min.
Há também tours guiados de bike que fazem o roteiro, mas nós apenas caminhamos e vimos várias obras espalhadas pela cidade.

Belgian Comic Strip Center

Belgian Comic Strip Center
Belgian Comic Strip Center. Créditos: Divulgação (Facebook do Belgian Comic Strip Center)

O Belgian Comic Strip Center é o museu dos quadrinhos mais imperdível da cidade. Há várias áreas na exposição permanente, desde como surgiu a arte dos quadrinhos até a variedade de maneiras de se expressar através deles.
O museu permite ao visitante descobrir a arte antiga dos quadrinhos, como eles eram feitos antigamente.
O mais interessante é conhecer a história das tirinhas dos artistas locais, como Hergé, criador de Tintin, já que há uma exposição dedicada ao artista. Há áreas específicas para Peyo e Pieter De Poortere.
Além do passado, o Belgian Comic Strip Center aborda a evolução dos quadrinhos e dos temas existentes hoje. É comum ver na exposição temporária os novos desenhistas da Bélgica.
Vale destacar que o prédio onde fica o Belgian Comic Strip Center é um exemplo da Art Nouveau de Victor Horta, um prédio histórico que serviu como fábrica de tecidos até 1970 e que foi renovado e conservado quando passou a abrigar o museu.
Para mais informações sobre o Belgian Comic Strip Center, acesse o site oficial.

Museu do Hergé

Museu do Hergé
Museu do Hergé. Créditos: Divulgação (Facebook do Museu Hergé)

Além do Belgian Comic Strip Center, outro museu de quadrinhos que é uma atração de Bruxelas é o Museu do Hergé (Musée Hergé).
Na verdade o museu está localizado na cidade universitária Louvain-la-Neuve, a uma hora do centro de Bruxelas. Você pode ir de trem combinando o ingresso do museu.
O Museu de Hergé trata da vida pessoal Hergé, suas inspirações, rascunhos. Claro que há também uma parte dedicada à sua obra mais famosa – As Aventuras de Tintim – e uma ótima loja de souvenirs para quem deseja levar uma lembrancinha.

Museum Of Original Figurines (MOOF)

O MOOF é um pequeno museu com uma boa coleção de estátuas e miniaturas dos personagens dos quadrinhos belgas e franceses, principalmente. Há também exemplares de outras nacionalidades, como dos Estados Unidos e Países Baixos.
Bem localizado no Centro Histórico, na Galeria Horta, o MOOF é um bom passeio para os fãs de quadrinhos, mas também para as crianças.

Lojas para comprar quadrinhos em Bruxelas

Para os fãs de quadrinhos, não há lembrancinha melhor de Bruxelas do que levar alguns livros para casa. O viajante costuma se deparar com várias lojas de quadrinhos no Centro Histórico, a melhor região para se hospedar em Bruxelas.
A Comic Strip House (La Maison de la Bande Dessinée) é uma das lojas mais conhecidas. Localizada perto do Mont des Arts, é possível encontrar mais 500 títulos em inglês nessa loja. Quem sabe francês pode escolher entre os mais de 10 mil títulos. Além dos quadrinhos, há vários souvenirs de personagens famosos.
Para os fãs dos Smurfs, em Bruxelas fica a loja oficial dos Smufs, com camisetas, livros e até sabonetes especiais. Tudo isso bem no centro da cidade.
No Belgian Comic Strip Center também há uma loja de quadrinhos, a Slumberland BD, com um grande acervo e várias filiais.
Ainda no Centro Históricos, há outras lojas de quadrinhos a visitar, como: Multi BD; Brüsel; Pêle-Mêle; Utopia e muitas outras.

Brussels Comic Strip Festival

Bruxelas também recebe eventos relacionados aos quadrinhos.

O Brussels Comic Strip Festival é o principal evento do país, sendo o 2º mais prestigiado da Europa. Sua primeira edição foi em 2010 e o público chega a 100 mil pessoas.
São 3 dias com workshops, apresentações, discussões, exibições, sessões de autógrafos, cosplays e vendas de quadrinhos. O evento é realizado em setembro no parque central da cidade, o Parc de Bruxelles (Warandepark).
Há uma parada com balões gigantes dos personagens e outra parada com carros e motos que aparecem nos quadrinhos do Tintim. Parece bem divertido!

Brussels Comic Strip Festival
Brussels Comic Strip Festival. Créditos: Divulgação (Facebook do Evento)
Brussels Comic Strip Festival
Brussels Comic Strip Festival. Créditos: Divulgação (Facebook do Evento)

Para mais informações sobre a Bélgica, acesse o Guia do Nômade Digital.