O povo nômade criador de renas da Mongólia

Para os Dukhas, as renas não são animais que cruzam o céu puxando o trenó do papai Noel, elas são fundamentais para a subsistência e para os afazeres do dia-a-dia.   O fotógrafo e documentarista Hamid Sardar-Afkham , nos oferece um raro olhar sobre a vida desse povo nômade em um de seus mais recentes projetos.

Os Dukhas domesticaram uma raça de renas para usá-las na montaria, parceiras inseparáveis na caça de alces selvagens e javalis. Eles também contam com esses animais para a produção de leite, queijo e peles. É, uma coexistência sustentável, que infelizmente está se tornando mais rara a cada ano que passa.

Até alguns anos atrás essa tribo contava com cerca de 2.000 pessoas, mas estimativas atuais demostram que esse número caiu para apenas 44 famílias. Hoje apenas 200 a 400 indivíduos, ainda vivem desta forma no norte da Mongólia. Há também uma diminuição crescente no tamanho dos rebanhos de renas.

Além da criação de renas, o grupo conta com a receita proveniente de turistas que visitam os acampamentos.

O fato de Hamid Sardar  ser documentarista, fotógrafo e PhD em culturas e idiomas do interior asiático, fez dele a pessoa ideal para estudar e documentar o dia-a-dia do povo Dukha, um dos últimos povos nômades da Terra.

Além das belas fotos, Sardar também produziu o documentário “Tracking the White Reindeer”, cujo trailer você pode conferir no final do post.

 

reindeer-people-hamid-sardar-afkhami-3

 

 

reindeer-people-hamid-sardar-afkhami-1

 

 

reindeer-people-hamid-sardar-afkhami-66

reindeer-people-hamid-sardar-afkhami-67

 

 

reindeer-people-hamid-sardar-afkhami-10

 

reindeer-people-hamid-sardar-afkhami-2

 

reindeer-people-hamid-sardar-afkhami-5

 

 

reindeer-people-hamid-sardar-afkhami-4

 

 

Dicas, informações e experiência de viagem pela Mongólia, aqui.

Com informações de Earth Porm.

Foto do autor

Silnei L Andrade

Webmaster desde 1997 e blogueiro acidental. As vezes inventa coisas úteis como o Mochileiros.com.

Deixe um comentário