Ônibus de dois andares é transformado em motor home

A transformação do ônibus Neoplan Skyliner double decker, 1992 em “motor casa” deu um salto para o que podemos considerar um “motor mansão” – risos. Foram 5 anos de trabalho, muita pesquisa e dedicação por parte do autor do projeto, o hoje jornalista de TI holandês, Ron Onrust uma pessoa fascinada por ônibus.
No canal do YouTube, Onrust!, onde um vídeo com a transformação foi publicado há também um link (aqui, em inglês) com as respostas às perguntas mais frequentes sobre o ônibus recebidas por ele. É um projeto ousado e que gera curiosidade por onde passa.
Confira a seguir, algumas perguntas/respostas que julgamos interessantes para você leitor(a), amante das viagens e Vanlife:

onibusron01
Foto: Ron Onrust/BigBuszz

– Quanto custou o ônibus? E quanto dinheiro você já colocou no projeto?
Em 2011 foram pagos 15.000 euros pelo veículo. “Eu coloquei muito dinheiro desde então e é questionável se eu conseguirei ter o investimento de volta. Ter um ônibus como este é um hobby muito caro. Você poderia comprar um veleiro de tamanho médio a grande [com o valor empregado].”, comenta.

– Quanto tempo você dedicou ao projeto?
“Eu realmente não sei. Nunca acompanhei a quantidade de horas que passei no ônibus e no computador projetando, pesquisando, pedindo material. Uma estimativa justa seria cerca de 20 horas por semana, durante 4 anos.”

– Você é rico?
“Tudo depende de como você define ‘rico'”.
Ele conta que não se considera rico e que se você leva uma vida modesta, trabalhando por 20 anos e guarda um dinheiro ao invés de gastar tudo, você pode pagar por isso.
Ele diz ter trabalhado e poupado por 25 anos (antes de comprar o ônibus em 2011).

– Onde você comprou o ônibus?
“Muitos sites oferecem ônibus para venda. Eu encontrei o meu em um site alemão, o Mobile.de“.

– Por que você teve a ideia de comprar um ônibus?
Ele diz sempre ter sido fascinado por ônibus e com um projeto como este, que reúne, estética (ele faz projetos artísticos), água, energia… é um campo amplo. Além disso ele gosta do trabalho físico em contraste às longas horas que passa atrás do computador trabalhando.

– Que programa você usou para o planejamento? O modelo 3D do ônibus.
SketchUp Make.

onibusron02
Foto: Ron Onrust/BigBuszz

– Quanto combustível o ônibus consome?
“Minha estimativa é de 3 a 4 quilômetros por litro.”

– Você considerou painéis solares para eletricidade?
“Sim, mas adiei esse investimento. Mas não descarto a energia solar para o futuro.”

– Você já viajou com o ônibus? Como foi?
Ron conta que a primeira viagem com o motor home foi pela Alemanha em suas férias de verão em 2016. Um pouco da viagem está no blog dele, o “BigBuszz” (em holandês). Depois ele a família fizeram algumas viagens de fim de semana.

– Quais são seus planos? Você irá vender o ônibus?
“Minha família gosta dele e todos dizem que seria louco se vendesse. Quero começar a fazer o mobiliário o que desenvolve minha criatividade e essa é uma vibração positiva.”

– Quem é você? Como conseguiu conhecimento e a experiência para construir isso?
No momento Ron trabalha como jornalista de TI, mas já estudou Engenharia. “Isso ajudou”, frisa.
Ele diz que também pesquisou muito na internet, em bons grupos holandeses no Facebook e num fórum alemão que considera o melhor, o www.wohnbusse.eu.
Ron diz ainda que é importante ter perseverança, mesmo que as coisas não saiam tão bem quanto você espera. “Você terá que gostar de resolver vários tipos de quebra-cabeças”, alerta.

Abaixo o vídeo das “20 etapas” –  da compra ao final da transformação – do ônibus motor home:

Algumas fotos do “motor mansão”:

onibusron03
Foto: Ron Onrust/BigBuszz.
onibusron05
Foto: Ron Onrust/BigBuszz.
onibusron04
Foto: Ron Onrust/BigBuszz.
onibusron06
Foto: Ron Onrust/BigBuszz.

Mais informações sobre o ônibus, o projeto e seu autor podem ser conferidas no blog (em holandês, mas você pode tentar traduzir via Google) e no canal do YouTube.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

5 comentários em “Ônibus de dois andares é transformado em motor home”

  1. Boa noite gostaria de saber se você tem algum projeto, pois quero fazer um motor home dois andares sendo casa completa piso superior com um salão de beleza ou mini loja no piso inferior

    Responder

Deixe um comentário