Os 10 melhores vídeos de viagem de 2014

Devo dizer que não foi uma tarefa fácil selecionar estes vídeos, primeiro porque a produção de filmes de viagem de curta metragem com a qualidade dos selecionados aqui não é tão opulenta. Na verdade são verdadeiras pérolas cinematográficas com direito ao uso de tudo que o ano de 2014 pôde oferecer em equipamentos de última geração como drones e câmeras 4K. Novas linguagens como o “flow-motion”  e outras já conhecidas como o time lapse e o stop-motion também foram muito bem exploradas  .   Há também filmes produzidos com uma linguagem mais simples e não menos belos. Sem nenhuma dúvida são os melhores vídeos de viagem de 2014.

 

Barcelona Go!

Esse filme de 2 minutos e 10 segundos é um dos mais geniais da seleção e foi  produzido pelo cineasta britânico Rob Whitworth que batizou a técnica usada de “Flow-Motion”. Segundo a descrição do vídeo no Vimeo, foram 363 horas de trabalho com um total de 817 GB de dados.  É um “Hyperlapse”, segundo o site Peta Pixel, o filme é um passo seguinte comparado às técnicas de stop motion e time lapse, foi todo produzido e pensado quadro a quadro, mas independente de toda a magia tecnológica e criativa por traz da produção o melhor é assistí-lo:

One Minute in México

Esse é apenas um dos vídeos do projeto Perennial Plate, criado pelo chef e ativista, Daniel Klein e a cineasta Mirra Belas que estão viajando por diversos destinos para filmar as maravilhas da culinária local em um mundo cada vez mais dominado pelo agronegócio, pela indústria alimentícia e pelas cadeias de fast-food. Os demais vídeos podem ser assistidos no site do projeto no endereço: www.theperennialplate.com

Koh Yao Noi

Produzido com um drone Phantom 2 e uma GoPro Hero 3+ esse vídeo traz belas cenas muito bem editadas do dia a dia da ilha de Koh Yao Noi, que é uma das menos desenvolvidas da Tailândia. Segundo seu criador o vídeo mostra um pouco do que é a realidade do país.

Watchtower of Turkey

Um retrato da Turquia em um vídeo de 3 minutos e meio. Seu autor, o cineasta Leonardo Dalessandri viaja “ao longo de 3500 km percorridos em 20 dias, capturando paisagens dos tons azulados de Pamukkale até as mais quentes da região da Capadócia. Ele registrou imagens na Capadócia, Pamukkale, Éfeso, Istambul, Konya; provou baklava, kunefe, doner, o chá turco; e teve a oportunidade de conhecer a alma da Turquia de seu povo” é o que traz a descrição deste belo filme no Vimeo. Assista!

Paris / New York

O que Paris e Nova York têm em comum? E o que elas têm de diferente?  Confira nesse vídeo de 2 minutos!

Yosemite HD II

Foram mais de 300km de trekking cruzando o Parque Nacional de Yosemite, e o resultado destes 45 dias de cenas capturadas em time lapse pela dupla Colin Delehanty e Sheldon Neill é este espetacular vídeo de 5 minutos e 20 segundos. Assista e acesse a fanpage para ver o primeiro vídeo do projeto:  facebook.com/projectyose

PERU & BOLIVIA | a stop-motion journey

Esse é o vídeo da foto que abre o post e é um dos meus preferidos. Feito com a técnica de stop motion o autor conseguiu fazer um vídeo autêntico, divertido e que mostra belas paisagens de um dos roteiros mais percorridos por mochileiros brasileiros, o clássico Peru + Bolívia! Assista!

GIRONA

Um olhar em miniatura da bela província catalã de Girona. É um time lapse produzido com a técnica de tilt shift que dá a impressão que tudo que se vê está em miniatura.

SOMEWHERE U.S.A.

Um filme belo e simples de uma road trip pelos rincões dos EUA. Só o final que é obviamente demasiado americano, mas vale cada minuto.

Dreamwalking Barcelona

Filmado durante o Festival de Santa Joana em Barcelona, uma celebração anual que reúne moradores e turistas em meio aos fogos de artifício e festas na praia até o amanhecer. O vídeo é de uma beleza extrema e foi filmado para ser rodado em reverse. Confira o resultado!

BONUS TRACK

A happy man (Short documentary)

Retrato documentário sobre um homem que vive nas montanhas, acima do lago Skadar em Montenegro.

Foto do autor

Silnei L Andrade

Webmaster desde 1997 e blogueiro acidental. As vezes inventa coisas úteis como o Mochileiros.com.

4 comentários em “Os 10 melhores vídeos de viagem de 2014”

Deixe um comentário