Os 10 perrengues de camping mais clássicos de todo viajante

Quem está sempre com o mochilão nas costas não carrega somente bagagens. Carrega histórias, isso sim… Qual mochileiro que nunca passou perrengues em viagens? Se não passou, é porque ainda vai passar, pode ter certeza disso.

Quando o assunto é camping então, os perrengues podem ser dobrados… ou não. Isso, na verdade, vai depender de como você se planeja e qual o nível de “rootaria” você está disposta a encarar. Até porque, hoje em dia, o que mais tem são equipamentos de camping que evitam – ou amenizam – os perrengues na hora de acampar.

A verdade é que é que curte campismo, mesmo que não seja selvagem, sempre está vulnerável a perrengues de viagens. Neste post, separamos os mais comuns entre viajantes. Vejam se concordam.

1. Ventania no camping

Quem nunca acampou com um vento desgraçado de entortar a barraca ou até mesmo de tira-la do chão. Uma vez, na Praia do Sono, ventou tanto na madrugada que nossa barraca de camping praticamente desmontou com a gente dentro. Obviamente, que diante de um furacão desses são poucos os equipamentos que vão aguentar por muito tempo. Para isso, é preciso uma barraca realmente boa pra segurar a pressão.

2. Quando ninguém sabe montar a barraca

Quem nunca acampou na vida, as vezes se enrola na hora de montar a barraca. Não sabe onde coloca as varetas, o sobreteto ao contrário e assim vai… Depois de 7 horas dá certo.

3. Quando chove em um dia o equivalente ao mês todo

Outro perrengue clássico para acampar é quando chove mais do que deveria. Não tem lona que adiante e dentro da barraca fica aquela piscina e lama…. Diliça….

4. Montar a barraca e ver que esqueceu alguma parte

Pode ser que a gente seja expert em perrengues de viagens (pós graduados em perrengues de acampar., mais especificamente), pois já aconteceu, mais de uma vez, de na hora de montar a barraca, dar conta que esqueceu uma parte. Ou quando não esquece, acha um dos ferrinhos quebrados ou o sobre teto rasgado, por exemplo. Aí chega àquela hora do MacGyver preparar as gambiarras para deixar a barraca de camping em pé.

5. Defecar no mato

Sem meias palavras… cagar no mato sem estrutura é sempre um perrengue master durante o acampamento. E acredite, boa parte de quem passa por isso é por falta do simples papel higiênico. Quem está acostumado a praticar camping selvagem, geralmente carrega consigo um kit “salva vidas das barrigadas” e o papel é o mais importante. Geralmente, quem não carrega isso na mochila é quem acampa dentro de campings fechados, que muitas vezes tem menos estrutura que no próprio mato. Para listar mais um dos nossos perrengues, uma vez na cidade de Iriri, no Espirito Santo, acampamos num camping onde o banheiro era de frente para as barracas e, simplesmente, não tinha portas.

Pra quem quer saber mais detalhes de como defecar nessas situações, recentemente escrevemos um post sobre o assunto. Leia aqui. Praticamente um guia completo de como dar uma barrigada durante a viagem.

6. Insetos na barraca

Acampar e ter medo de insetos é certeza de problemas. Mas mesmo quem não se importa muito de conviver com esses bichinhos, quando se descobre que tem algum intruso na barraca é motivo de desespero certo. Principalmente se se tratar de aranhas ou escorpiões. Ainda mais se não tiver lanternas.

7. Quando o carro para de funcionar

Tudo planejado pra voltar pra casa e a porcaria do carro não pega. A gente viaja de Kombi e já está acostumado. Mas o perrengue quando é pra acontecer, não escolher nem o tipo de carro. Qualquer um pode passar por isso e a vontade é fazer exatamente igual esse GIF.

 

8. Quando acaba o dinheiro da viagem

Você planeja a viagem durante o ano e quando chega no destino, acaba a grana antes do que o planejado por algum motivo qualquer. Aí é a hora de pôr em pratica o Eco Durismo e se virar do jeito que dá. O que não pode é desistir e voltar pra casa.  

9. Quando tem que se virar para cozinhar

Quem nunca cozinhou dentro de uma lata de Nescau ou de ervilha ainda não conheceu a essência da culinária campista. Fogareiro a álcool ou na fogueira direto, fazer comida assim é diversão certa… Preparar aquela gororoba deliciosa toda grudada é uma delícia….

Faz parte, mas também é possível cozinhar bem se tiver os equipamentos ideais para preparar o rango durante o acampamento. 

10. Quando faz um frio da porra

Não levar um saco de dormir ou cobertor pra acampar é certeza de perrengue na viagem. Não rola de jeito nenhum dormir assim.

Bom, perrengues de viagens fazem parte da vida de qualquer mochileiro, principalmente para quem acampa.

Curtiu? Tem alguma história de perrengue famosa em suas viagens? Conte pra gente aqui nos comentários.

8 comentários em “Os 10 perrengues de camping mais clássicos de todo viajante”

  1. Clássico é não dormir primeira noite. Aqui no NE é impossível fazer frio na barraca, além da natural tensão. Afora isto, já me aconteceu de armar a barraca numa trilha de bugre, descobrindo apenas depois do susto. Saudade deste tempo.

    Responder
  2. O meu foi ir pescar no Pantanal, quando fui voltar para o acampamento acabou a gasolina da canoa no meio do trajeto. O jeito foi passar a noite na praia, no sereno ao lado de vários jacarés. Foi foda!

    Responder
  3. Em 2018 decidimos ir a Vigo (Espanha) a umas ilhas que tem lá. Só se pode acampar. Levamos um colchão de ar, mas a Meio da noite percebemos que tinha uma fuga. Acordámos no chão, com o colchão quase sem ar.

    Responder
  4. Olá, meu nome é John sou mochileiro, um perrengue desgramado que passei foi quando estava eu a caminhar pela Rodovia Régis Bittencourt- sp Me aparecem 2 CACHORROS pra me atacar na pista, isso que eu ja tinha andado em volta de 35 KM, cansado e os cachorros escaparam de uma chácara!
    Comecei a gritar e correr pra cima deles, não sei de onde saiu essa idéia Genial, os Valentões sairam correndo… Eu quase morri de tanto tremer, KKKKK.

    Responder
    • Me aconteceu isso na ferrovia sorocabana entre parelheiros x cubatão, mas foi com um grupo de macacos, aparentemente eu atrapalhei o rango deles kkkkk tinha milho na ferrovia e eles tavam se esbaldando, o lider veio pra cima com mais 4 menores eu abri o blusão e comecei a gritar e correr igual louco kk funcionou

      Responder
  5. perrengues em acampar são parecidos em tomar chuva de moto .. vc promete pra si mesmo que nunca mais vai andar e no outro fds já ta indo viajar de novo … kkk

    Responder
    • Caramba rindo muito ainda mais com os gifts…kkkkkk…bom saber pra quem estar começando a entrar nessa vida de camping.

      Responder

Deixe um comentário