Os 7 melhores destinos quando o assunto é cerveja

O Dia Internacional da Cerveja é celebrado anualmente na primeira sexta-feira do mês de agosto (4 de agosto este ano), como um momento de reunir os amigos e desfrutar da arte que envolve a produção de uma das bebidas mais adoradas do planeta. De antigas cervejarias na República Tcheca a modernas instalações nos Estados Unidos, o viajante pode tomar uma cerveja e celebrar esse dia em qualquer lugar do mundo. Mas quais são os melhores locais?

O site de reservas de hospedagem, Booking.com identificou os melhores destinos para apreciar uma boa cerveja, de acordo com usuários da plataforma ao redor do mundo. Para a seleção, as cidades precisavam ter pelo menos 500 recomendações por “cerveja” feitas pelos usuários. Confira os 7 destinos campeões:

1- Plzen, República Tcheca

Plzen tem sido um centro de produção de cerveja desde 1842 – quando a primeira pilsner lager foi produzida por lá. Hoje em dia, a icônica cervejaria Pilsner Urquell oferece aos visitantes a oportunidade de degustarem a melhor pilsner, diretamente do barril, em um passeio por seus empórios subterrâneos.

destinoscerveja01
Foto: Divulgação.

2- Brno, República Tcheca

destinoscerveja02
Foto: Divulgação.

Casa da Starobrno – antiga cervejaria que hoje pertence à Heineken – Brno é outro destino excelente para uma clássica cerveja. Por lá, moradores tomam suas cervejas preferidas nos arredores da igreja St. James.

3- Bamberg, Alemanha

destinoscerveja03
Foto: Divulgação.

Apaixonada por cerveja, Bamberg tem a maior concentração de cervejarias por quilômetro quadrado no mundo. Todas estão ligadas pela “Reinheitsgebot”, uma lei de pureza estabelecida há 500 anos na região da Bavária e que exige que toda cerveja seja produzida somente com água, malte, levedura e lúpulo. A cerveja local de Bamberg – a “Rauchbier”, uma infusão viciante com malte defumado – é um ponto alto da visita.

4- Bruges, Bélgica

destinoscerveja04
Foto: Divulgação.

De cervejas tipo Ale produzidas sob supervisão de monges Trapistas e das mais escuras no estilo Stout a Tripels lupuladas e Krieks frutadas, a variedade de estilos de cerveja na Bélgica é surpreendente. Em Bruges, por exemplo, está a “Lambic”, deliciosa cerveja que passa por um estilo de fermentação espontânea e que pode ser apreciada em qualquer bar local, bem como centenas de outras cervejas.

5- Portland, Oregon, EUA

destinoscerveja05
Foto: Divulgação.

Portland é o destino dos sonhos para os amantes das cervejas estilo IPA. Autoproclamada “capital da cerveja”, a cidade tem mais cervejarias que qualquer outra – e uma cultura de pubs que bate de frente com seus concorrentes europeus. Você pode apreciar pints de cervejas lupuladas em diferentes pubs por toda a cidade, enquanto cervejarias como a Cascade e a Hopworks apresentam a rica história da produção artesanal de Portland.

6- Leuven, Bélgica

destinoscerveja06
Foto: Divulgação.

Leuven é a casa da InBev – a maior cervejaria do mundo – e oferece uma generosa quantidade de produções artesanais para matar a sua sede. Ochtend Kriek, St. Adriaansbier, e Nostra Domus são três das mais populares. Mas com tantas opções, talvez o melhor seja se dirigir ao movimentado Oude Markt e pedir recomendações aos moradores locais.

7- Qingdao, China

destinoscerveja07
Foto: Divulgação.

Todo mês de agosto, milhões de pessoas se reúnem no grandioso Festival Internacional da Cerveja de Qingdao. O evento tem como objetivo reproduzir a famosa Oktoberfest, de Munique, mas com um toque chinês. No festival, o viajante encontra tendas de cerveja que também servem Bratwurst (salsicha de origem alemã), apresentações de bandas de música da Bavária e performances da ópera de Pequim. O evento é patrocinado pela Tsingtao, cuja cervejaria em Qingdao funciona durante o ano todo, bem como seu museu na cidade.

Dicas, informações e experiências de viagem pela Europa, EUA e China podem ser conferidas, aqui, aqui e aqui, respectivamente.

Com informações de Booking.com.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário