Os pontos turísticos mais fotografados do mundo…

… e a falta de criatividade no registro fotográfico deles.

Pesquisa realizada pela Sony Mobile Communications revelou os pontos turísticos mais fotografados do mundo e indicou que a maioria das pessoas está cansada das fotos idênticas dos mesmos, por exemplo, no Instagram. Mais de um terço das fotos são exatamente iguais. A investigação diz que mais da metade dos 30 pontos turísticos é fotografada dos mesmos três ângulos. Para se ter uma ideia, 85% das fotos tiradas de Machu Picchu são do mesmo ângulo, gerando cerca de meio milhão de imagens idênticas no Instagram.

pesquisasony01
Coliseu sob uma perspectiva não muito comum | Foto: Mikael Buck/Sony Mobile Communications.

Os mais fotografados

Utilizando dados do Instagram, a pesquisa intitulada #XperiaNewPerspectives revelou os 5 destinos mais fotografados do mundo:
1- Torre Eiffel
2- Big Ben
3- A cidade de Londres
4- Burj Khalifa (Dubai)
5- Coliseu

Sob os mesmos ângulos

A presença da Torre Eiffel no topo da lista pode não surpreender, mas os dados mostram que 35% das fotografias dos pontos turísticos são tiradas dos mesmos três ângulos. Outros pontos turísticos notáveis que seguem essa tendência incluem o Cristo Redentor no Brasil, onde 71% das fotos são dos mesmos três ângulos, a Fontana di Trevi, na Itália (74%), o Monte Fuji, no Japão (77%) e Machu Picchu, onde 85% das imagens postadas no Instagram são tiradas das mesmas poucas perspectivas.

pesquisasony02
Foto: Achim Thomae/Sony Mobile Communications.

As pessoas querem novos ângulos

A pesquisa diz que há um crescente desejo de ver fotografias novas e originais, com 47% das pessoas cansadas de ver as mesmas fotos e 52% delas mais predispostas a dar ‘like’ para uma composição não vista antes.

pesquisasony03
Detalhe em Alhambra | Foto: Lluís Salvadó/Sony Mobile Communications.

Dicas para capturar fotografia sob uma nova perspectiva

A Sony pediu ao premiado fotógrafo de viagem, Lluís Salvadó dicas para quem está interessado em registrar o lugar que visitou sob uma nova perspectiva e ele indicou:

1- Brinque com as cores e o brilho, é incrível como uma cena pode ficar diferente com alguns pequenos truques de câmera.

2- Caso esteja tendo dificuldades em conseguir uma foto original, brinque com superfícies refletivas, um ponto turístico famoso pode se transformar com um pouco de água.

3- Procure por beleza na arquitetura à sua volta e não somente no ponto turístico em si. Pode haver uma grande qualidade artística em coisas estruturais.

4- Tente novas perspectivas e tire algumas fotos de um ponto acima ou abaixo do seu alvo, não tenha medo de experimentar composições.

5- Utilize pessoas e suas silhuetas para dar à foto uma sensação de local e tempo e brinque também com perspectivas.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário