Sábado em São Paulo, que tal um passeio cultural?

Guias especialistas em arquitetura e história ligados à Universidade de São Paulo (USP) apresentam as principais obras arquitetônicas do modernismo no tour “A USP e a São Paulo Modernista’. O passeio, gratuito, é feito no ônibus da universidade e leva paulistanos e turistas para conhecer a capital de uma nova maneira. Durante o passeio, eles discutem o movimento de diferentes perspectivas: histórica, artística, comportamental, urbanística e até musical.

Conhecer a história da cidade e pensar em diferentes propostas de desenvolvimento para a metrópole são as propostas do Giro Cultural, projeto da Universidade de São Paulo (USP), que percorre monumentos e prédios históricos da capital paulista para contar diversas etapas da formação do município. “Olhando São Paulo hoje, você pode pensar que ela sempre foi desse jeito, essa metrópole imensa. [Fazer o passeio] é como desconstruir uma cidade e isso permite pensar como ela poderia avançar de outras formas”, explica a socióloga Luciana Wilm, uma das mediadoras do roteiro.

passeioculturalsp_marcelocamargo_abr

O roteiro é feito gratuitamente todos os sábados de fevereiro a julho. De acordo com a coordenação do projeto, 80% do público do Giro Cultural é formado por paulistanos, mas é uma ótima oportunidade para quem está na cidade.
No percurso vale destacar a visita ao Museu do Ipiranga, que fica no Parque da Independência, o casarão da família Álvares Penteado e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), no Parque Ibirapuera. Durante o trajeto entre os parques, dentro do ônibus, os participantes observam prédios que contam o processo de verticalização do município. No centro, as mediadoras destacaram os prédios modernistas projetados por Oscar Niemeyer, como Montreal (1954), Eiffel (1956) e Copan (1966).

passeioculturalsp_marcelocamargo_abr02

Se animou?

O ponto de encontro do roteiro é a estação de metrô Alto do Ipiranga, todos os sábados, às 10h. O passeio é gratuito, mas as inscrições devem ser feitas previamente pelo e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br.

Com informações da Agência Brasil.
Fotos: Marcelo Camargo | Agência Brasil.

E no domingo, que tal ir à Feirinha Gastronômica na Vila Madalena? Confira as informações aqui!

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

6 comentários em “Sábado em São Paulo, que tal um passeio cultural?”

Deixe um comentário