Notícias

Paulista Cultural promove domingo de atividades especiais


Para além do título de cartão-postal e principal eixo econômico de São Paulo, a Avenida Paulista reafirma sua vocação como um dos principais corredores de cultura da cidade no domingo, 11 de março. Seis grandes instituições culturais sediadas na avenida se unem pela primeira vez para oferecer um dia inteiro de atividades gratuitas voltadas ao teatro, à música, às artes plásticas e visuais, à dança, à literatura, à fotografia e à botânica, além de cinema, que terá preços promocionais.
Inspirada no “Museum Mile”, que anualmente congrega os museus da 5ª Avenida, em Nova York, a primeira edição da Paulista Cultural promove o intercâmbio e uma parceria inédita entre os principais espaços culturais da avenida: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, JAPAN HOUSE São Paulo e MASP. Além de estimular a visitação, a iniciativa oferece ao público a possibilidade de construir o seu próprio roteiro cultural.
Outras nove instituições também se unem para dar apoio à iniciativa: Sesc Avenida Paulista, futuro morador do endereço, CINEARTE-Conjunto Nacional, Cine Caixa Belas Artes, Espaço Cultural Conjunto Nacional, Espaço Itaú de Cinema, Instituto Cervantes, Livraria Cultura, Fnac Brasil, Mirante 9 de julho e Teatro Gazeta.

Trecho da Avenida Paulista | Foto: Silnei L Andrade

Intercâmbios

A partir das 10h, cada uma das seis instituições, além da programação em cartaz, abrigará atividades de outra, visando proporcionar aos visitantes uma imersão cultural ao longo de quase 3km de asfalto, aberto ao livre trânsito dos pedestres aos domingos. A ideia é que cada pessoa possa montar seu próprio circuito e encontrar, nos locais que já costuma frequentar, um pouco do que os demais têm a oferecer.
As interações confirmadas para essa primeira edição da Paulista Cultural são: Casa das Rosas recebe o Instituto Moreira Salles; Instituto Moreira Salles recepciona o Centro Cultural Fiesp; Centro Cultural Fiesp abriga a JAPAN HOUSE São Paulo; Itaú Cultural acolhe o MASP; MASP hospeda a JAPAN HOUSE São Paulo; JAPAN HOUSE São Paulo atende a Casa das Rosas.

Sericleta (Casa das Rosas | 11h às 15h)

Casa das Rosas | Foto: André Hoff/Divulgação.

O Instituto Moreira Salles leva para a Casa das Rosas a “Sericleta”, uma unidade móvel de impressão em serigrafia, idealizada especialmente para a produção de materiais gráficos. O público é convidado a participar da ação como observador, interlocutor e impressor das peças gráficas, experimentando da mágica da impressão manual.

Atividade gratuita | Capacidade: indeterminada

Kamishibai (Centro Cultural Fiesp | 11h30)

Centro Cultural Fiesp | Foto: Everton Amaro/Divulgação.

Localizado ao lado de um jardim projetado por Roberto Burle Marx, o Espaço Café do Centro Cultural Fiesp recebe a apresentação de contos japoneses da JAPAN HOUSE São Paulo. Mais do que contar a história, a técnica do Kamishibai – junção das palavras japonesas shibai (teatro) kami (papel) – ilustra suas passagens por meio de desenhos feitos em cartões sequenciais. Os contos O Cozinheiro e Chapéus para os Jizos serão apresentados dentro de um palco de madeira, como manda a tradição.

Atividade gratuita | Duração: 30 minutos | Capacidade: indeterminada

Oficina Autodesretratos – Processo criativo da construção da imagem (Instituto Moreira Salles | 15h às 17h30)

Instituto Moreira Sales | Foto: Pedro Vannucchi/Divulgação.

A oficina ministrada pelo artista Rafael Silveira, responsável pela mostra Circonjecturas – em Cartaz no Centro Cultural Fiesp –, convida os participantes a fazer um autorretrato diferente, ao estilo do artista. Para o “autodesretrato”, cada pessoa é fotografada no início da oficina e depois constrói sua obra a partir de um acervo de imagens disponíveis para recorte e colagem. Como resultado, surgem retratos sem semblante, que revelam a intimidade da mente de cada participante.

Atividade gratuita | Duração: 150 minutos | Capacidade: 15 pessoas | Distribuição de senhas a partir das 14h30.

Yuzo Akahori e Yoohey Kaito (Instituto Moreira Salles | 11h)

No térreo do IMS, onde habitualmente ocorrem apresentações de música brasileira, a JAPAN HOUSE São Paulo será representada pelo duo contemporâneo de Shamisen e Taiko, executado pelos músicos Yuzo Akahori e Yoohey Kaito, em uma programação paralela. Os músicos nipodescendentes aprenderam a tocar esses instrumentos tipicamente japoneses no Brasil e aprimoraram sua técnica em diversas expedições ao Japão.

Atividade gratuita | Duração: 40 minutos | Capacidade: 150 pessoas | Distribuição de senha (1 por pessoa) 30 minutos antes.

Aulão de Batekoo no Itaú Cultural (Itaú Cultural | 14h, 15h e 16h)

Itaú Cultural | Foto: Ivson Miranda/Divulgação.

O Aulão da Batekoo é uma ação do MASP, que nasceu para incentivar as pessoas a explorarem suas habilidades corporais por meio da dança. No Itaú Cultural, os professores trabalharão com movimentos de danças pertencentes aos ritmos do Passinho, Dancehall, Afrohouse & Kuduro, Funk e Twerk. As atividades serão realizadas em três turmas: começam com a de aquecimento e na sequência são oferecidas as aulas específicas de Dancehall, com a Queen Fabi Silva, e Afrohouse/Kuduro, com a Angolana-Carioca Gabi Ziriguidum. Haverá interpretação em Libras.

Atividade gratuita | Duração: 45 minutos por aula | Capacidade: 40 pessoas por aula | Ingressos: pré- inscrições presenciais para as três turmas a partir das 13h30 [as inscrições ficarão disponíveis até lotação das vagas].

Polvos Poéticos (JAPAN HOUSE São Paulo | 16h)

Japan House | Foto: Rogério Cassimiro/Divulgação.

A Casa das Rosas realiza na JAPAN HOUSE São Paulo uma atividade inspirada na antiga brincadeira do telefone sem fio, Os Polvos Poéticos. Como uma forma divertida e encantadora de chamar a atenção, três ou quatro atores do Grupo Sensus declamam Haikais japoneses através de conduítes, para serem ouvidas por seis pessoas simultaneamente.Os Haikais apresentados são pequenos poemas traduzidos por Haroldo de Campos e Guilherme de Almeida. A atividade acontece na área externa e nos três pisos da JAPAN HOUSE São Paulo.

Atividade gratuita | Capacidade: indeterminada.

Workshop de Furoshiki (MASP | 14h e 15h)

Masp | Foto: Eduardo Ortega/Divulgação.

O MASP se rende à técnica tradicional de embrulho do Furoshiki, muito utilizada para embalar presentes e transportar objetos. A origem do nome – “Furo” (banho) e “shiki” (abrir) – remonta ao período Edo, quando era comum o uso do furoshiki para guardar as roupas enquanto se banhavam nos banhos públicos, conhecidos como Sento. A atividade é um intercâmbio com a JAPAN HOUSE São Paulo.

Atividade gratuita | Duração: 45 minutos | Capacidade: 16 pessoas por sessão | Ingressos: Inscrição 1 hora antes, na recepção do MASP.

➡ Mais informações sobre a primeira edição da Paulista Cultural podem ser conferidas aqui.
➡ Mais informações sobre os espaços culturais participantes podem ser conferidas no site de cada um deles. Para acessá-los basta clicar sobre seus respectivos nomes (sublinhados) no início deste texto.

Votar

1 ponto
Upvote Downvote

Total de Votos 1

Votos Positivos: 1

Upvotes percentage: 100.000000%

Votos Negativos: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Enviando Arquivo…