Pesquisa mostra preferências dos mochileiros

Mochileiros na cidade de Lençóis - BA / Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil
Mochileiros na cidade de Lençóis – BA / Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

O blog Turismo Backpacker divulgou no último dia 23, mais dados sobre o perfil dos mochileiros brasileiros. A pesquisa teve apoio do Mochileiros.com e entrevistou (online) 550 viajantes participantes da comunidade.

Nesta segunda parte da pesquisa (sobre a primeira você pode ver aqui) são divulgados dados ligados à motivação das viagens, destinos preferidos dos mochileiros e serviços de hospedagem, transporte e restaurantes.

Motivação

Experiências inusitadas e busca por realidades diferentes às do seu cotidiano aparecem em destaque nas respostas dos entrevistados.

Durante a viagem

Interação com outros viajantes e curiosidade pela cultura também fazem parte do perfil dos mochileiros.
Os deslocamentos entre cidades fazem parte da experiência da viagem. (Que mochileiro não ama uma estrada por si só?).

Destinos preferidos

Montanhas e cidades pequenas, assim como as praias são os destinos preferidos dos mochileiros entrevistados. Cidades grandes aparecem como preferência bastante equilibrada na pesquisa. Destaque também para os atrativos histórico-culturais e para a vida noturna local, seguidos de prática de esportes de aventura, apresentações de músicas e danças típicas e compras, nesta ordem.

Serviços

Confirmando a ‘máxima’ de que economizar é bom e todo mundo gosta (seja mochileiro ou não) a pesquisa mostra que o mochileiro não se importa, por exemplo, com a quantidade de escalas de um voo se o mesmo sair mais barato.
Dicas de todo viajante que se preze também apareceram em destaque na pesquisa: experimente a comida local e utilize restaurantes onde a população dali come.
Ser ‘mimado’ pelo staff de hotéis e restaurantes não é importante para a maioria dos entrevistados, que se importa sim, (como qualquer outro consumidor deste tipo de serviço), com a segurança do (e no) serviço prestado (hospedagem, transporte, alimentação).

O infográfico completo elaborado pelo blog pode ser visto aqui.

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

1 comentário em “Pesquisa mostra preferências dos mochileiros”

Deixe um comentário