Pesquisa revela lugares mais e menos visitados por brasileiros*

Estudo também indica que aumentou de 7% para 21%, o número de brasileiros viajando por longos períodos para diferentes países

[Atualizado às 16h55 de 14/07 para acréscimo de informações**]

Mapa mostra os países mais visitados e os menos visitados (em amarelo no mapa) | Foto: Divulgação.
Mapa mostra os países mais visitados e os menos visitados (em amarelo no mapa) | Foto: Divulgação.

Uma pesquisa global realizada pelo Hostel World, um dos mais utilizados sistemas de reserva de hospedagem do mundo, mostra que os brasileiros (ao menos os usuários da plataforma) têm, cada vez mais, optado por aproveitar para viajar por mais tempo e conhecer diferentes destinos. Entre 2010 e 2014 o número de brasileiros que preferiram fazer viagens longas, com diversos países no roteiro, teve um aumento de 7% para 21%, de acordo com a pesquisa.

Outros dois dados chamam a atenção:  o estudo revela que, em média, cada adulto brasileiro esteve em apenas dois países e 1% da população brasileira já visitou metade do mundo.

Os destinos mais desejados
De acordo com a pesquisa, 37% dos brasileiros desejam conhecer os EUA; seguidos por países europeus como França (31%), Inglaterra (29%), Alemanha (29%) e Espanha (27%).

Os destinos mais visitados
Apesar de aparecer na lista de países ‘mais desejados’ pelos brasileiros, os EUA aparecem em segundo lugar na lista de países mais visitados (15% dos viajantes já foram pra lá). O país mais visitado é a Argentina, com 21% e o terceiro é o Paraguai, 12%.

Qual a motivação para viajar?
A pesquisa revelou que os viajantes do Brasil querem:
– ter novas experiências (61%);
– conhecer o mundo (59%)
– aprender novas culturas (49%)
– conhecer novas pessoas (38%) e
– estão em busca de aventura (37%).
Resumindo: querem mochilar 😛

“Quando as pessoas viajam, elas não querem apenas ver o mundo, elas querem fazer o que a gente chama de ‘meet the world’, ou seja, conhecer o mundo por completo, entrar na cultura local, fazer novos amigos e compartilhar experiências”, comenta o diretor de Marketing do Hostel World, Otto Rosenberger.

* usuários da plataforma Hostel World.
** Alguns leitores questionaram o fato de alguns países aparecerem em branco no mapa resultado da pesquisa.
A Assessoria de Imprensa da Hostel World no Brasil informou: “Os países em branco no mapa são os visitados de modo mais geral, não têm índice nem superior e nem inferior aos constatados na pesquisa.”

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

Deixe um comentário