Praia da Pipa: balada e natureza

O Rio Grande do Norte tem 400 km de costa, sua capital, Natal é a “cidade do sol” e tem o melhor ar das Américas! A 80 km dali guarda a bela Praia da Pipa, vilarejo que faz parte do município de Tibau do Sul.

A partir da capital potiguar o caminho rumo à Pipa é cheio de belas praias e mirantes, tudo pertinho da estrada! Búzios é uma das paradas obrigatórias. Para os curiosos, o maior cajueiro do mundo está em Pirangi e um pouco mais à frente o imperdível Mirante dos Golfinhos – certamente você terá a sorte de ver esses graciosos mamíferos marinhos e ainda se refrescar com uma água de coco no bar do mirante e deslumbrar uma das mais belas paisagens do litoral brasileiro. Também irá se deparar com vilas de casinhas de taipa, de visual bucólico e colorido como o da pequena cidade de Nísia Floresta (Dionísia Gonçalves Pinto – 1810-1885 – educadora, poetisa e escritora norte rio-grandense; que tem importantes obras sobre a emancipação feminina).
Pipa é cercada por falésias, dunas e áreas de Mata Atlântica, além de belíssimo mar, piscinas naturais, baías, lagoas e rios. Gente de todas as partes do Brasil e do mundo (sobretudo europeus e muitos, mas muitos portugueses) circula sem parar pela principal rua da vila, a Avenida Baía dos Golfinhos (há diversos pontos da Pipa onde é possível avistar os bichinhos) e curte as caminhadas, passeios de barco, buggy ou bicicleta, cavalgadas, ótimas ondas para Surf etc.

Por que Pipa?

Praia da Pipa tem este nome por abrigar na Praia do Moleque uma pedra que se parece com um barril. A pedra servia como ponto de referência para os antigos navegantes portugueses.

Baladinha

Ouvir Blues e Rock em bares transados, passear por pontos com bela decoração e iluminação, sempre se deparar com objetos de arte (locais ou não) também são atrativos da Pipa.
São bares à beira mar que fecham só quando o último cliente vai embora, do forró ao eletrônico, luaus… Embora pequena, a vila tem noite agitada, sobretudo em épocas de férias e feriados. A boate Calangos (I e II) é famosa e aposta num repertório basicamente de música eletrônica (se bem que lá também rola um forró de vez em quando). No verão leva à Pipa vários Djs de Natal e até do exterior.

Além das opções citadas, há que se destacar:

O pôr-do-sol no Chapadão Um platô no alto da falésia avermelhada. Belíssima vista.
O isolamento (por enormes falésias) da Praia do Amor.
A Ponta do Madeiro
O passeio pelo Santuário Ecológico, local que preserva a fauna e flora nativas. Tem trilhas e mirantes. Pipa é área de alimentação natural de tartarugas marinhas e golfinhos.
O pôr-do-sol na Lagoa de Guaraíras (em Tibau do Sul) – berçário para peixes, mariscos, camarões e outros crustáceos.
O encontro não raro com dezenas de espécies de aves que habitam a região.

Bem pertinho

Ao sul da vila, Sibaúma, Barra do Cunhaú (local tranquilo e preservado, com verde por todos os lados – no mar e nos coqueiros), Baía Formosa (já na divisa com o Estado da Paraíba) e Sagi (praia pequena e selvagem com bela vista do Rio Guajú que marca da divisa entre RN e PB) são outros atrativos facilmente acessados a partir da Pipa.

Como chegar

De carro, moto ou bike – Vindo de norte ou sul do país, o acesso é via BR-101. Siga as placas e entre na cidade de Goianinha, dali até Pipa são cerca de 25 Km em asfalto e trechos de paralelepípedo.
De ônibus ou van -Da rodoviária de Natal partem ônibus para Pipa (Expresso Oceano – http://www.expresso-oceano.com.br/) de segunda a segunda. (Aos domingos os horários são diferenciados, confira no site).
Vans (chamadas de Alternativos) também oferecem o serviço de transporte partindo da rodoviária de Natal diariamente.
Pela orla
Muitas agências de receptivo local fazem o passeio de Natal à Pipa beira-mar. Também há a possibilidade de alugar um buggy se tiver experiência na direção do mesmo. Fique atento à tábua de marés, pois o trajeto só pode ser feito durante a maré baixa.

Onde comer

Não faltam boas opções na vila. São pratos regionais e internacionais para agradar a todos os paladares e bolsos (infelizmente, sem dúvida há mais opções para quem está com o orçamento folgado).
Cruzeiro do Pescador – Frutos do mar à beira mar. Rua do Cruzeiro, s/n.
Creperia Fases da Lua – Ambiente descontraído. Abre das 18h até o último cliente. Deliciosos crepes doces e salgados. Fica na Av. Baía dos Golfinhos, s/n.
Garagem barCo – tem telão que apresenta filmes e vídeos diversos. A escada desce até a praia. Rua do Cruzeiro, s/n.

Onde ficar

Pipa conta com ótimas opções de hospedagem. Pousadas simples, charmosas, sofisticadas…
Confira as pousadas na Praia da Pipa e albergues na Praia da Pipa.

Confira dicas de outros viajantes sobre a Praia da Pipa em: http://www.mochileiros.com/praia-da-pipa-perguntas-e-respostas-t30055-270.html

Fotos:

[justified_image_grid preset=1 link_title_field=caption img_alt_field=title]

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

2 comentários em “Praia da Pipa: balada e natureza”

  1. valeu. muito feliz e CLARO. ancioso. estarei ai em PIPA. em dezembro proximo. 2015. vou curtir demais. ALCEU MEDEIROS/ BOA VISTA – RORAIMA. valeu claudia severo.

    Responder

Deixe um comentário