12 pratos típicos da América do Sul: O que você não pode deixar de comer em cada país!

Uma das melhores coisas em viajar é saborear temperos e pratos diferentes daqueles que estamos acostumados no dia a dia. Não dá pra visitar um país sem experimentar “os” ou “o” mais adorado entre os locais e a América do Sul nesse quesito não deve nada a ninguém. Essa lista é a reunião daqueles pratos que são quase o símbolo de cada país. Aquele que você não pode deixar de experimentar quando viajar pra lá.  E vamos começar de baixo pra cima: Do Uruguai até a Venezuela.

Uruguai

Não há como lembrar do Uruguai e não salivar com a santíssima trindade uruguaia: O asado de tira, o chivito e o doce de leite.

1 – Asado de Tira

O Asado de Tira é a nossa famosa costela que nas mãos uruguaias se transforma em uma verdadeira iguaria do mundo do churrasco.
Onde comer?
Nossa predileta é no Parrillada La Amistad, em Colonia de Sacramento.  Fica na 18 de julio, 448 – Esquina Alberto Méndez.  Não espere frescurinhas no/do La Amistad, lá, a carne que vai ser assada é cortada e esmurrada na sua frente antes de ir à parrilla.

asado_de_tira_Marcelo_Druck

2 – Chivito

Chivito é quase uma instituição no Uruguai, tem em todo o país e em todo restaurante. É um lanche, uma espécie de X tudo brasileiro, trocado o hamburguer por bife; acrescentando às vezes ovo cozido.
Onde comer?
Em todos os cantos do território uruguaio 😀

Chivito: É um prato típico do Uruguai e sua invenção é creditada a Antonio Carbonaro - Foto: Wikimedia Commons
Chivito: É um prato típico do Uruguai e sua invenção é creditada a Antonio Carbonaro – Foto: Wikimedia Commons

3 – Doce de Leite

Punta Del Leste não é só ostentação. Além de argentinos bronzeados dirigindo SUVs, cassinos e gritos histéricos do Amaury Júnior é de lá que vem o melhor doce de leite do Uruguai, o Lapataia. A fazenda é aberta para visitação e você pode acompanhar a ordenha das vacas e muito melhor: experimentar o doce de leite.
Onde comer?
Na própria fazenda do Lapataia ou comprar em supermercados uruguaios.

Lapataia: Considerado o melhor doce de leite do Uruguai - Foto: Divulgação
Lapataia: Considerado o melhor doce de leite do Uruguai – Foto: Divulgação

 

Argentina

A trilogia da gastronomia argentina é composta por 3 maravilhas ultra-hiper-delícias ao cubo: O suculento Bife de Chorizo, as deliciosas Empanadas e a maldade engordativa em forma de mini discos: o Alfajor!

4 – Bife de Chorizo

O Bife de Chorizo é o corte que consagrou a Argentina como ícone do churrasco mundial. É um dos bifes nobres mais suculentos que existem, retirado do miolo do contrafilé. Uma verdadeira iguaria argentina.
Onde comer?
No restaurante “El Desnivel” localizado no bairro de San Telmo em Buenos Aires. A dica é do viajante Marcos Paulo do Blog Mochila & Capacete, segundo ele ” o melhor que comi em toda Argentina”.

Bife de Chorizo - Foto: Wikilicias
Bife de Chorizo – Foto: Wikilicias

5 – Empanada

A Empanada não é um prato exclusivamente argentino, mas foi lá que ela foi elevada ao mais alto grau das delícias da baixa gastronomia. O nome deriva do hábito de rechear pão para fazer uma merenda para a jornada dos trabalhadores do campo ou para viajantes; “empanar” pode significar “transformar em pão”. São diversos recheios para todos os gostos.
Onde comer?
No restaurante “El Sanjuanino” na Calle Posadas 1.515 no Bairro de Recoleta,  segundo diversos blogs especializados em Argentina, é a melhor de Buenos Aires.

Empanadas Argentinas - Foto: Wikimedia Commons
Empanadas Argentinas – Foto: Wikimedia Commons

6 – Alfajor

Esse também não nasceu na Argentina, mas o doce é considerado um ícone da cultura do país, onde são consumidos seis milhões de alfajores todos os dias de mais de uma centena de marcas. A mais famosa delas, Havanna, data de 1948.
 Onde Comer?
A Havanna possui mais de cento e oitenta lojas no país, você com certeza irá “esbarrar”com uma delas.

Alfajor: Uma instituição Argentina - Foto: Wikimedia Commons
Alfajor: Uma instituição Argentina – Foto: Wikimedia Commons

 

Chile

O Chile possui uma enorme variedade de comidas típicas de acordo com cada região e como a ideia do post é mostrar os mais populares de cada país, aqueles mais consumidos pelos locais em qualquer região e qualquer época do ano, os que mais se aproximam disso são o Chacarero e o Pastel de Choclo . Por lá também é muito popular o Ceviche, mas esse é o símbolo do Peru, o nosso próximo da lista.

7 – Chacarero 

O Chacarero é um sanduíche chileno feito com filé de carne bovina em fatias finas estilo churrasco , carne de porco,  rodelas de tomate , feijão verde e pimenta. Foi escolhido pela Time Magazine como uns dos 13 mais deliciosos sanduíches do mundo.
Onde Comer?
É no “Shopería Munich”  que você encontra o mais tradicional Chacarero de Santiago.  O restaurante fica na Av. Vicuña Mackenna, 480, próximo da estação de metrô Santa Isabel no bairro de Providencia.

Chacarero chileno - Foto: imgkid
Chacarero chileno – Foto: imgkid

 

8 – Pastel de Choclo

Um prato típico de verão chileno feito de milho moído e carne , cebola picada pequenos pedaços de frango , pedaços de ovo cozido e azeitonas.
Onde comer?
No “Galindo”  é onde você pode jogar boliche, tomar uma boa cerveja e comer um delicioso Pastel de Choclo. Fica no bairro de Providencia na Calle Dardignac, 98.

El Pastel de Choclo - Foto: Hello-Chile
El Pastel de Choclo – Foto: Hello-Chile

 

Peru

9 – Ceviche

O ceviche peruano é o prato mais delicioso que você vai comer na vida, é uma explosão de sabores e o único motivo aceitável para você torcer o nariz pra ele é pelo fato de não gostar de peixe e/ou frutos do mar, caso contrário, você vai ficar com vontade de morar no Peru só para saboreá-lo todos os dias. E não adianta vir com ceviche de outras partes da América do Sul. É com a receita e os ingredientes frescos e locais que ele se torna um dos pratos mais deliciosos do mundo.
Onde comer?
O pequeno e simples “Chez Wong” do chefe Javier Wong é considerado o lugar onde é servido o melhor ceviche do mundo segundo as principais publicações especializadas em gastronomia.  O Chez Wong fica na Calle Enrique Leon Garcia 114 no bairro operário de La Victoria, na região central de Lima.

Ceviche Peruano - Foto: vivaperu
Ceviche Peruano – Foto: vivaperu

 

Bolívia

10 – Saltenha

Se é a empanada que manda em outros países como Argentina e Chile, na Bolívia é a Saltenha que apenas lembra uma empanada, mas é completamente diferente por conta de seu delicioso recheio que só as cholas bolivianas são capazes de fazer.
Onde comer? 
No país são consumidas principalmente pela manhã e são vendidas em praças e ruas.

Saltenha Boliviana - Foto: La Kantuta
Saltenha Boliviana – Foto: La Kantuta

 

Equador

11 – Sanduche de pernil

É uma instituição equatoriana, principalmente na cidade de Guaiaquil, mas em Quito você também poderá saborear um delicioso “Sanduche de Chancho” , que nada mais é que um lanche de pernil com um toque equatoriano. São vendidos em pequenos quiosques e em diversos restaurantes da cidade. Simples ou com vários acompanhamentos, não deixe de experimentar!
Onde comer?
O mais tradicional de Quito é o “Sánduches de La Colón” que fica na Av. Colón OE1-106 entre 10 de Agosto y Versalles.

Sanduche de pernil - Foto: La Colón
Sanduche de pernil – Foto: La Colón

 

 Colômbia e Venezuela

12 – Arepa rellena

Passar pela Colômbia ou pela Venezuela e não comer uma Arepa é o mesmo que ir a Bahia e não comer um Acarajé. Feito a partir da farinha de milho, a Arepa tem formato circular e é achatada (mas também há lugares que a vendem quadrada). A farinha é misturada com água, e sal, e as vezes é acrescentada leite e/ou ovos. Então a massa é feita em pequenas bolas e achatadas. As Arepas Rellenas (recheadas) são como sanduíches de Arepa com vários recheios dependendo de cada restaurante.
Onde Comer?
Em vários restaurantes espalhados pelos 2 países, incluindo redes de fast-food especializados.

Arepa Rellena - Foto: Doña Arepa
Arepa Rellena – Foto: Doña Arepa

Conhece algum prato que não está aqui? Deixe sua dica nos comentários 😉

 

Foto do autor

Silnei L Andrade

Webmaster desde 1997 e blogueiro acidental. As vezes inventa coisas úteis como o Mochileiros.com.

13 comentários em “12 pratos típicos da América do Sul: O que você não pode deixar de comer em cada país!”

  1. No Chile , o famoso caranguejo gigante e caro, do Pacífico, a CENTOLLA , que pode ser encontrado no MERCADO CENTRAL !!

    Responder
  2. Peru – rocoto relleno, chicha morada, pique macho
    Bolívia – Pollo con papas (tem em toda esquina), truta salmonada, sopa de quinoa, salchipapas

    Responder
  3. Miga da Argentina aquele sanduichão de pão de forma mas sem as casquinhas com queijo e presunto (frio ou quente). Amoooo

    Responder
    • Montevideo: pancho com picles. Eh um cachorro quente de linguica calabresa/toscana com picles.
      Argentina: salada de alface e cenoura crua. A Argentina tem excelente solo, com acidez correta. Portanto as saladas cruas tem sabor espetacular.

      Responder
  4. Conheço sim..
    No Peru (pelo menos Lima) têm a cultura de comer espetinhos, cortados em quadradinhos, de coração de boi. Parece estranho, mas é bem gostoso. Recomendo

    Responder

Deixe um comentário