Que tipo de mochileiro você é?

Para ser mochileiro não há receita e há diversos tipos desses viajantes, de todos os bolsos, idades, profissões… e perfis.
Abaixo listamos alguns com os quais você provavelmente já se deparou ou se identifica.

Diga qual você é e nos ajude a completar a lista!

1 – Mochileiro Mauricinho/Patricinha

Para o trekking uma dúvida cruel: “levo meu Converse ou minha super bota pouco funcional, mas linda e da moda?” (Ele não tem consciência que a bota em questão é pouco funcional).

backpackers

2 – O Neo-hippie

Anda viajando por aí. Domina os trabalhos manuais, artesanais, malabares e afins e não raro uma fumaça diferente está rondando seus rastas. Existentes nos exemplares “chic” e “sujinho”, dizem as más línguas.

os-mochileiros-do-passado-700x400

3 – Mochileiro “Richard*”

É o festeiro, adepto da combinação “música eletrônica, cibercafé, boteco, balada, praia” (de preferência tudo isso junto e que a praia seja paradisíaca).

1907334_10152178003014211_182024031022920331_n

4 – Mochileiro mochileiro

Foge da “vibe” turista como o diabo da cruz (fugindo também dos destinos turísticos de massa, mas se vai à Paris, possivelmente vá ao Louvre e à Torre Eiffel).

Gosta de estar fora do grupo, ainda que sempre acabe junto a outros exemplares da mesma espécie em algum lugar do planeta.

12329368_f1024

5 – O sabático

Nas versões: Profissional liberal (com tempo e dinheiro) e Jovem (sem outro compromisso que o impossibilite) com grande vontade de conhecer o mundo e muita criatividade para fazê-lo economicamente.

Green-Camping-Guide-13

6 – O Urbano

Sua selva preferida é a de asfalto.

IMG_2881

7 – O montanhista

Auto-explicativo.

336157-hiking

8 – Mochileiro-CVC

Na prática ele é mais um turista moderninho, mas para os amigos ele se diz ” mochileiro” – ele é cool!

Comprou uma mochila cara, mas não sabe ao certo como usá-la. Pode até ter uma bota de US$ 600 e por isso tem dó de colocá-la na lama.

Acredita que no topo do Everest deveria haver mais “infraestrutura” para turistas. Alguns têm dificuldade de seguir “regras de convívio” em campings e cozinhas de hostel, por exemplo.

Ele não gosta de organizar a própria viagem, mas entra em fóruns para mochileiros e em grupos do Facebook pra solicitar ” AJUDA URGENTE”, (e nunca ajuda ninguém quando volta da viagem). Ele não gosta de pesquisar e ler muito, o que ele quer mesmo é um pacotinho all inclusive e se encontrar um naquela agência “Super descolada” que o nome começa ou termina com  “Eco” ou “Adventure”, ele compra e vai viajar feliz!

IMG_1777

9 – Mochileiro Assalariado

Trabalha o ano inteiro e só tem 30 dias de férias, e que durante todos os outros 11 meses do ano passa planejando seu mochilão minuciosamente no escritório ou quando chega em casa; tudo para aproveitar cada segundo de cada lugar, independente do lugar ser badalado ou underground. Ele só quer sugar o máximo do destino escolhido… metade do prazer dele é pesquisar e estudar sobre o lugar que escolheu, nas pesquisas ele já começa a “viajar” !  – (Contribuição do viajante Diogo Medeiros)

PikiWiki_Israel_5310_Hasharon_Beach_Herzliya

* Em alusão ao personagem Richard, interpretado pelo ator Leonardo DiCaprio, no filme A Praia.

Nota: Esse é um texto opinativo (em construção), com alguma dose de humor e não tem nenhuma intenção de desmerecer este ou aquele tipo de indivíduo.

Texto: Claudia Severo de Almeida e Silnei L. Andrade

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

36 comentários em “Que tipo de mochileiro você é?”

  1. O meu perfil é uma mistura de Mochileiro-Mochileiro + Mochileiro Assalariado. Esses 30 dias é tudo o que eu tenho.

    Responder
  2. Mochileiro-mochileiro com certeza!!! Adorei a definição do mochileiro-CVC, tem aos lotes por ai, são frescos, enrolados e ainda querem tirar onda de descolados quando voltam de viagem! rsrs

    Responder
  3. Nessa época do ano to mais pra "O Montanhista" e "Mochileiro – Mochileiro", mais quando vem chegando o final do ano agente já parte para "Richard" e Neo-Hippie" kkkkkkkkkkk fala ai Nilton da-lhe Trindade e Floripa… / enjoyIt

    Responder
  4. não sei em qual eu me encaixo, só saberei quando eu me aventurar de verdade pela primeira vez, mas tudo indica que vou ser um mochileiro perdido e sem rumo ;).

    Responder
  5. Rapaz, eu me classificaria em três dos citados: mochileiro mochileiro, escoteiro e, pricipalmente, montanhista. : ] Muito legal a matéria.

    Responder
  6. Eu queria ser o sabático com Richard hahaha; mas acho que misturo o Mochileiro-Mochileiro com o Urbano 😛

    Responder

Deixe um comentário