Conheça o ‘Revista de Viagem’ num bate-papo com um de seus autores

O blog ‘Revista de Viagem’ é parte do sonho e da vida do casal de viajantes, Debora Garcia e Luiz Felipe Kreile. Ali eles falam sobre suas viagens e dão dicas práticas que vão de se a carteirinha de alberguista vale a pena, até uma ‘volta ao mundo em 10 orçamentos’ (com ajuda de outros viajantes) passando por reviews de restaurantes e hospedagens pelas quais já passaram mundo afora. Como é um blog feito por um casal, tem sempre visões interessantes para quem já encontrou sua ‘mochila-metade’. A primeira viagem deles foi do Rio de Janeiro até Ushuaia na Argentina, num carro 1.0!
Vale conferir o site e abaixo, o bate-papo que tivemos com a Débora.

MB – Vocês começaram o blog separadamente ou já em parceria? E as viagens? Cada um já tinha a paixão por viajar e então juntaram o útil ao agradável? Conte pra gente um pouco da história viajante de vocês e como ela gerou o blog.

Eu cresci planejando viagens com meus pais. Quando as férias estavam chegando, chegava também a minha ansiedade de saber para onde iríamos viajar. Meus pais sempre incentivaram isso em mim e no meu irmão, sempre viajando pelo Brasil. O Luiz também viajou bastante quando criança e adolescente principalmente pelo Rio e pelo Espírito Santo. Quando começamos a namorar percebemos que tínhamos essa paixão em comum e começamos a planejar nossas primeiras viagens. Depois de algumas aventuras (como ir de carro 1.0 ano 98 do Rio até Ushuaia) nós decidimos partir para uma aventura maior e então surgiu o primeiro blog, o Expedição Novo Mundo. Depois de alguns meses, criamos o blog Revista de Viagem.

A primeira viagem dos dois juntos: Rio-Ushuaia | Foto: Arquivo pessoal
A primeira viagem dos dois juntos: Rio-Ushuaia | Foto: Arquivo pessoal

MB – Qual foi sua primeira viagem independente (para que local e quando)? 

Minha primeira viagem independente foi para Buenos Aires. Passei 10 dias sozinha na capital da Argentina e amei! Nossa primeira viagem como casal foi para Florianópolis quando fugimos pra passar um fim de semana e ver o show do Ben Harper de graça na praia!

MB – Pra vocês o que muda ou, o que mudou quando se faz uma viagem em casal? Existe algum ponto negativo nisso? Os positivos são vários, vocês podem citar alguns?

Normalmente, a diferença entre a viagem de alguém solteiro e a viagem de um casal é a “interação”, digamos assim, com outras pessoas. Os namorados e casados tendem a ficar mais juntos, sozinhos. Mas de qualquer forma, não vejo nenhum ponto negativo em viajar em casal. Pra mim, o melhor de viajar em casal é o companheirismo. Você nunca está sozinho, seu amorzinho está sempre lá com você. E… ainda tem sempre alguém pra tirar uma foto sua! hehehe

MB – Qual foi a viagem mais marcante que fizeram e por que?

Acho que foi a viagem de carro que fizemos até Ushuaia. Foi uma loucura! Fomos com um carro 1.0 ano 98 até a última cidade da América do Sul (e voltamos) em 26 dias. Conhecemos muitas coisas e passamos dias incríveis juntos.

Debora Garcia e Luiz Kreile em viagem pelos EUA | Foto: Arquivo pessoal
Debora Garcia e Luiz Kreile em viagem pelos EUA | Foto: Arquivo pessoal

MB – O que levou vocês a contarem suas experiências de viagem na internet? Quando isso começou?

Eu sempre gostei de escrever (fiz faculdade de Letras) e também sempre quis ter um blog mas não sabia sobre o que. Quando começamos a viajar, a internet foi a nossa primeira fonte e então eu descobri os blogs de viagem e turismo. Adorei a ideia e a possibilidade de compartilhar as suas experiências com o Brasil e o mundo. Nós começamos os blogs em 2012.

MB – Recentemente falamos sobre um casal de SP, que ‘vendeu tudo’ e partiu para uma expedição mundo afora e nos comentários na página e nas redes sociais o apoio à ideia foi quase unânime.
Em janeiro vocês partiram para uma expedição pela América, a “Expedição Novo Mundo”. Poderia nos contar um pouco mais sobre ela? Do que abriram mão para sua realização, os perrengues, os momentos mais marcantes etc.

Muita gente tem vontade de fazer uma “loucura” como essas mas falta alguma coisa para bater o martelo. Nós estávamos estressados com o trabalho e queríamos uma aventura. Largamos nossos empregos, entregamos nossa casa, deixamos tudo pra trás e viajamos por 5 meses entre Estados Unidos, Canadá e México. Foi incrível, muito enriquecedor em vários sentidos e nos fez experimentar muitas coisas novas. As pessoas que conhecemos no caminho foram os pontos positivos. Conhecemos 3 anfitriões maravilhosos pelo CouchSurfing e mantemos contato até hoje. Cruzamos 2/3 dos Estados Unidos de carona com um ex-presidiário que conhecemos no Craigslist. Pegamos frio de -25C em Quebec e calor de 30C em Cancun. Dormimos em aeroporto, ônibus, carros e etc. Foi inesquecível.

Debora no Sky Deck, em Chicago | Foto: Luiz Kreile/Revista de Viagem
Debora no Sky Deck, em Chicago | Foto: Luiz Kreile/Revista de Viagem

MB – Dentro de um destino o que mais lhe atrai? (Esportes de aventura, balada, história/cultura, trilhas etc). Como vocês viajam em dupla, os dois têm gostos parecidos na escolha do destino, vão intercalando os gostos… como fazem e quais dicas dariam para aqueles que de repente encontraram um par agora, mas ela gosta de praia e calor e ele de montanhas geladas?

Eu prefiro destinos de praia e históricos/culturais. O Luiz gosta de aventuras, trilhas e praias também. Problemas? De jeito nenhum! A gente entra num acordo, uma vez fazemos os passeios que eu gosto e outra vez os passeios que ele gosta. Assim todo mundo fica feliz e consegue curtir o que gosta de verdade. Abrir mão de certas coisas é essencial não apenas quando falamos de viagem em casal mas de vida em casal de forma geral, não concordam?

Luiz diante da imensidão no Yosemite Park | Foto: Debora Garcia/Revista de Viagem
Luiz diante da imensidão no Yosemite Park | Foto: Debora Garcia/Revista de Viagem

MB – Qual é o maior sonho de vocês relacionado ao tema viagem?

Dar a volta ao mundo, sem dúvida. Eu quero conhecer todos os países do mundo e Luiz quer dar a volta ao mundo de barco.

MB – Além do blog, vocês têm outros canais de comunicação com seus leitores? (Facebook, Twitter, Instagram, outras comunidades relacionadas… – passe o endereço pra gente).
Nossos leitores nos acompanham pelo Facebook (Revista de Viagem e Expedição Novo Mundo) e Twitter (Revista de Viagem e Expedição Novo Mundo).

Debora e Luiz são viajantes e tem 30 anos e 24 anos, respectivamente. Ela é coordenadora pedagógica e ele, Analista de TI.

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

8 comentários em “Conheça o ‘Revista de Viagem’ num bate-papo com um de seus autores”

Deixe um comentário