10 coisas pra fazer no Bairro de Santa Teresa RJ

Largo dos Guimarães em Santa Teresa RJ
Galera animada no Largo dos Guimarães em frente ao Bar Portella – Foto: Silnei L Andrade / Mochileiros.com

Subir Santa Teresa RJ de bondinho é um passeio obrigatório pra quem quer conhecer o verdadeiro Rio de Janeiro. Entre suas ladeiras e escadarias, bares,  ateliês e casarões você vai ter a sensação de estar andando em alguma cidade do interior, mas com vista privilegiada para a baia de Guanabara e o Pão de Açúcar.   Chamado de bairro boêmio, é na verdade é um “boêmio light”, haja vista que às 2h da madrugada quase todos os seus bares já estão fechados. É o lugar certo para o “esquenta”, pra depois descer a ladeira para o aí sim, boêmio bairro da Lapa. De Santa para Lapa são cerca de 5 minutos de táxi!

 

Confira quais são as 10 coias fazer em Santa Teresa RJ:

01 -Tomar uma cerveja no Bar do Mineiro.

Bar do Mineiro: parada obrigatória em Santa Teresa
Bar do Mineiro: parada obrigatória em Santa Teresa – Foto: Silnei L Andrade / Mochileiros.com

Queridinho dos turistas, o bar é parada obrigatória dos viajantes que visitam o bairro. Há anos indicado no Lonely Planet e aparecendo em diversas reportagens nacionais, o Mineiro está sempre lotado, sobretudo nas tardes de verão. É um dos lugares pra fazer coisas boas como jogar conversa fora, conhecer gente nova, paquerar e “beberiscar”. O Bar do Mineiro fica na Rua Pascoal Carlos Magno, 99. Fechado às segundas-feiras.

02 – Dar uma pausa na Rua Áurea entre os bares do Gomez e da Fatinha

Seguramente o trecho é um dos mais animados do bairro e não raro os visitantes curtem um e outro bar quase que ao mesmo tempo. Sim, muitos pegam suas cervejas ou chopp (Gomez) e “vagueiam” pela rua hora pra interagir com mais pessoas, encontrar os amigos espalhados ou ouvir a música ao vivo que rola no bar da Fatinha todas às quartas e sextas a partir das 21h.

Bar do Gomez: Animado até em noite de chuva
Bar do Gomez: Animado até em noite de chuva – Foto: Silnei L Andrade / Mochileiros.com

O Bar do Gomez, oficialmente Armazém São Thiago existe desde 1919 e além do prédio, conserva objetos e decoração da época; mantendo os ares de um velho botequim carioca dos anos de 1920.

O local, onde funcionava uma mercearia cujo dono era um português foi adquirido pelo espanhol Jesus Pose Garcia (1887-1971), nascido na cidade de San Cristóbal de Corneira, próxima a Santiago de Compostela, Espanha. Daí o nome do armazém.

Em 1955, José Gomez Cantorna, o seu Gomez, deixa a Espanha e vem trabalhar com ao seu tio-avô proprietário do ainda então, secos e molhados. Em 1967 torna-se sócio do local e é na década de 70 com a expansão das redes de supermercados e consequente decadência das mercearias que o negócio começa a se diversificar e ser conhecido como bar. O nome de um dos imperdíveis bares de Santa vem do carisma de seu Gomez e é até hoje, ponto de referência do e no bairro. Ah e o negócio segue na família, sendo administrado pelo neto do fundador, Ricardo Pose Garcia.

A atmosfera, o chopp, a variedade de pessoas e o carisma dos funcionários fazem do Bar do Gomez um lugar especial, bom pra “sentir” um pouco o bairro.

03 – Aproveitar as vistas

Mirante Dona Marta: Vista do mirante de acesso gratuito é o principal cartão-postal do Rio de Janeiro
Mirante Dona Marta: Vista do mirante de acesso gratuito é o principal cartão-postal do Rio de Janeiro – Foto: Silnei L Andrade / Mochileiros.com

A cidade toda é cheia de pontos privilegiados com vistas estonteantes e Santa Teresa RJ é um dos melhores.

Além da beleza cênica do próprio bairro, de suas ladeiras tortuosas, com seus casarões seculares e muito verde, dali é possível ver várias comunidades (o que é curioso pra muitos), entre elas a dos Prazeres (com vista a partir da altura do nº 3056 da rua Almirante Alexandrino) onde há um belo casarão construído no início do século XX que hoje abriga um centro de exposições e atividades educativas e comunitárias mantido pela prefeitura.

O casarão de onde também se tem bela vista, pertenceu a familiares do Duque de Caxias e já foi cenário de filmes como Macunaíma e Caçador de Fantasmas.

Seguindo ainda pela Rua Almirante Alexandrino (sentido Corcovado) há o mirante do Corpo de Bombeiros onde é possível ver parte da enseada de Botafogo.

Já na Rua Aprazível, que por si só já dá boas vistas, há o absolutamente mal cuidado, Mirante do Rato Molhado de onde é possível ver a Ponte Rio-Niterói (também vista de outras áreas de Santa Teresa), o Museu de Arte Moderna e o aeroporto Santos Dumont.

04 – Ir ao Mirante Dona Marta e ao Corcovado

Vista do mirante Dona Marta, uma das mais belas do Rio de Janeiro
Vista do mirante Dona Marta, uma das mais belas do Rio de Janeiro – Foto: Silnei L Andrade / Mochileiros.com

Ainda seguindo a rua Almirante Alexandrino, é possível visitar um dos mirantes que proporciona uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro, o Mirante Dona Marta. Dele é possível ver toda a enseada de Botafogo (com direito ao Pão de Açúcar de fundo claro), a Baía de Guanabara, o Cristo, partes da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Ponte Rio-Niterói, partes de Copacabana e de alguns bairros das zonas Norte e Sul.

Partindo do Largo dos Guimarães, um dos 3 largos mais conhecidos de Santa Teresa (os outros dois são o das Neves e do Curvelo) são cerca de 6,5Km até o Mirante. Se você não quer fazer todo o percurso a pé, pegue um ônibus em frente ao  Castelo Valentin (um dos mais bonitos prédios do bairro, datando de 1879) para percorrer 5Km destes 6,5km. Peça para descer no ponto final, onde fica uma das entradas do Parque Nacional da Tijuca. Deste ponto (para onde o ônibus não segue) vale a caminhada de 1,5Km até o mirante, pois as vistas também são muito bonitas.
A cerca de 2,8Km do Mirante Dona Marta (totalizando desde o Largo dos Guimarães, pouco mais de 9Km) está o Corcovado, morro onde está o Cristo Redentor (monumento ícone de Brasil, conhecido internacionalmente, uma das 7 ‘novas’ maravilhas do mundo). A área conhecida como Estação Paineiras, dá acesso ao monumento, tanto para quem vem do trenzinho (a partir do bairro Cosme Velho, na Rua Cosme Velho, 513) quanto via asfalto (de carro/bike/moto/ou a pé).

A pé ou de trem, o ingresso ao monumento é pago. Mais informações no http://www.parquedatijuca.com.br/ e no http://www.parquedatijuca.com.br/

O passeio de trem (ida e volta), já inclui a entrada ao monumento. Mais informações (incluindo preços) no http://www.tremdocorcovado.rio/

Dica: Se você está com a grana curta pode até deixar a subida ao Corcovado (onde está a estátua) pra uma próxima visita e ir ao Mirante Dona Marta, que é gratuito e oferece vistas igualmente belas e uma visão privilegiada do próprio monumento. Ali também há o heliporto, de onde partem e chegam os helicópteros que fazem sobrevoos de 6 a 60 minutos (dependendo da “rota” desejada).

05 – Conhecer trechos do Parque Nacional da Tijuca

Estrada das Paineiras - Parque Nacional da Tijuca
Estrada das Paineiras – Parque Nacional da Tijuca – Foto: Silnei L Andrade / Mochileiros.com

O Parque Nacional da Tijuca, é dividido em 4 setores:  A- Floresta da Tijuca; B- Serra da Carioca; C- Pedra Bonita/Pedra da Gávea e o D- Covanca/Pretos Forros. A região acessada facilmente via Santa Teresa é a da Serra da Carioca onde além do Mirante Dona Marta e do Corcovado estão o Hotel Paineiras (prédio inaugurado em 1884 que já abrigou figuras ilustres e a seleção brasileira nos anos 50 e 60, hoje desativado), a Mesa do Imperador (lugar utilizado pela nobreza para almoços campestres e que recebia visitas constantes de D. Pedro II quando de seus passeios à floresta), a Vista Chinesa (mirante cujo destaque fica para a Lagoa Rodrigo de Freitas e zona sul da capital fluminense) e o Parque Lage (onde está a Escola de Artes Visuais do Estado).

Pouquíssimo mais adiante do Cristo sentido o Bairro Alto da Boa Vista está a Estrada das Paineiras, trecho com cerca de 4,5Km de asfalto onde há bonitas vistas e algumas bicas d’água, onde alguns cariocas e visitantes se refrescam nos comuns dias quentes da cidade. A estrada é aberta das 6h às 21h, de segunda a sábado. Nos domingos e feriados é fechada aos veículos e se transforma em área de lazer para moradores e visitantes, quando é comum ver gente se exercitando, andando de skate, crianças com patins e famílias passeando de bicicleta.

06 – Visitar o Largo das Neves numa noite de fim de semana

Talvez o ponto mais “ares de Rio antigo” seja o Largo das Neves. Uma praça rodeada de casarões de mais de 160 anos (três deles transformados em bares) e em frente à igreja de Nossa Senhora das Neves (1860) é a “casa” dos moradores nas noites quentes dos finais de semana. É nela onde a vizinhança (incluindo muitas crianças) se reúne para botar a conversa em dia, tomar uma cerveja geladinha ou comer uma pizza servida no pratinho de papelão, montada e assada na hora ali mesmo na praça (imperdível e, por incrível que pareça, dá de 10 em muita pizzaria da região).

07 – Visitar o Parque das Ruínas/Museu Chácara do Céu/Largo do Curvelo

Bondinho de Santa Teresa RJ
Bondinho parado na estação do Largo do Curvelo – Foto: Silnei L Andrade/ Mochileiros.com

Mais um local privilegiado para quem gosta de fotografia em Santa Teresa RJ. Do Parque das Ruínas se tem belas vistas, incluindo o centro da cidade, a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar. Aberto de terça a domingo das 10h às 18h, com entrada franca. Fica na Rua Murtinho Nobre, 169. Mais informações pelo telefone 21 2252-1039.

Além de belos jardins, de atividades culturais e da vista, ali está um casarão restaurado que pertenceu à maior mecenas das artes da cidade, a cuiabana Laurinda Santos Lobo (1878-1946). O casarão do início do século passado já recebia saraus promovidos pela proprietária na época. Hoje a casa ganhou ares modernos com a adaptação de estruturas de vidro e ferro, um dos projetos premiados do arquiteto Ernani Freire.

Já o Museu Chácara do Céu, praticamente emendado com o Parque das Ruínas também possui belos jardins (abertos diariamente das 9h às 17h) e vistas, além de um museu (aberto diariamente das 12h às 17h, exceto às terças-feiras) que abriga importantes obras de arte, sobretudo de artistas que estiveram no Brasil principalmente na primeira metade do século XIX (são quase 500 só do francês Debret, que fundou no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes).

A casa do museu (bem como a casa do Museu do Açude, em outra área do Parque Nacional da Tijuca) foi uma das muitas residências do empresário, mecenas e colecionador de arte Raimundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968) que entre outros feitos foi um dos fundadores do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

O Museu Chácara do Céu fica na Rua Murtinho Nobre, 93. Mais informações no http://www.museuscastromaya.com.br/home.htm

Ambos os museus estão pertinho do Largo do Curvelo, um dos bucólicos pontos de Santa Teresa. Ali está uma pequena ‘estação’ do bondinho que voltou a funcionar (parcialmente – somente até o Largo dos Guimarães e até às 16h).

O tradicional “bonde de Santa Teresa” funcionou de 1872 até agosto de 2011, quando um grave acidente ocorreu. O bonde é talvez o maior símbolo do bairro, patrimônio tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e certamente um dos importantes atrativos turísticos da cidade do Rio de Janeiro.

Quando em funcionamento pleno o bonde ligava o centro da cidade, no Largo da Carioca (Rua Lélio Gama, ao lado do prédio da Petrobras) ao bairro de Santa Teresa, passando sobre os Arcos da Lapa, Largo das Neves, Largo dos Guimarães, Largo do Curvelo, Largo do França etc o que por si só já era um grande passeio. Hoje, como mencionado, vai somente até o Largo dos Guimarães.

Casarão em Santa Teresa RJ
No caminho por onde passava o bonde, belezas naturais e construídas pelo homem – Foto: Silnei L Andrade / Mochileiros.com

08 – Visitar um dos ateliês instalados no bairro de Santa Teresa RJ

As riquezas arquitetônicas e culturais de Santa Teresa sempre atraíram artistas para o bairro. São músicos, escultores, pintores e escritores que vivem e ou trabalham ali e uma visita a um dos ateliês é boa pedida para quem está passeando pelo local.

Além de adquirir um trabalho original nos próprios ateliês, Santa conta também com pelo menos duas lojas de artesanato. Não deixe de visitar à La Vereda, na rua Almirante Alexandrino pra levar algum bonito e autêntico objeto para casa ou pra presentear alguém.

09 – Visitar o cartão postal, Escadaria Selarón

Escadaria em Santa Teresa RJ
Um dos cartões postais mais visitados do Rio dá acesso ao bairro de Santa Teresa – Foto: Silnei L Andrade / Mochileiros.com

Mais pra Lapa que pra Santa Teresa a escada liga os dois bairros e está a 5 minutos de caminhada dos Arcos da Lapa.

A escadaria do Convento de Santa Teresa ficou conhecida como Escadaria Selarón devido ao trabalho do ceramista e pintor autodidata chileno, Jorge Selarón (1947-2013), que após visitar mais de 50 países decidiu viver no Brasil (mais precisamente no Rio, na Rua Manoel Carneiro, em Santa – onde está a escadaria, ao lado da Sala Cecília Meireles), e em 1994 decorou seus 215 degraus com os mais diversos azulejos de todos os tipos, tamanhos e partes do mundo.

Além do cartão postal e da “nova vida” à escadaria a Selarón sempre foi um “mosaico mutante”. Os azulejos eram trocados esporadicamente pelo artista até quando o mesmo faleceu, em 10 de janeiro de 2013. As peças eram recebidas pelo artista de seus fãs ao redor do mundo. É curioso ver a variedade de origens dos materiais empregados na obra.

Até o dia do falecimento do artista, os viajantes mais atentos poderiam cruzar com ele por ali mesmo, cuidando da obra ou saindo com sua inseparável bicicleta e suas roupas vermelhas, cor bastante presente também em suas obras.

10 – Curtir o Carnaval

Carnaval em Santa Teresa RJ
Componente do Super Mario Bloco, que mescla músicas do conhecido jogo às marchinhas de Carnaval – Foto: Silnei L Andrade / Mochileiros.com

Parece covardia citar um bairro do Rio de Janeiro para curtir o Carnaval. Nesta época a cidade inteira é tomada por blocos carnavalescos pequenos ou gigantes, mas em Santa Teresa a folia é bastante peculiar.

Blocos com uma “pegada” moderninha como o Super Mário Bloco (em alusão ao personagem Mário Bros. – você vai ficar pelo menos um mês com a musiquinha do game em ritmo de marchinha na cabeça) ou o tradicional Carmelitas fazem a festa de milhares de moradores e visitantes pelas ruas do bairro.

E por ali, a folia segue até o fim e prova disso é que existe até um bloco chamado Me enterra na Quarta, que sai às ruas na Quarta-feira de Cinzas. (Não raro, no sábado seguinte tem festa também!).

Formando os blocos tradicionais de Santa Teresa, ao lado do Carmelitas está o Céu na Terra. O bairro conta ainda com os igualmente animados blocos Aconteceu, Badalo de Santa Teresa, Balança Teresa , A Pisada, Teresa Caiu no Frevo, Frevo de Santa Teresa, o Bloco de Conga etc.

Onde comer em Santa Teresa RJ

Bar Portella: Garrafas penduradas pra decorar; música ao vivo; cerveja gelada e um caldo de feijão pra ninguém botar defeito
Bar Portella: Garrafas penduradas pra decorar; música ao vivo; cerveja gelada e um caldo de feijão pra ninguém botar defeito – Foto: Silnei L Andrade / Mochileiros.com

Todos os bares citados têm bons petiscos e os bares Portella e Mineiro também servem refeições. Neste último, o destaque é a feijoada.

O Largo dos Guimarães conta com boa variedade culinária dadas suas dimensões (Santa é um bairro razoavelmente grande, mas pequeno no quesito serviços) com destaque para os pratos do Bar Portella (caldos e carnes), para culinária nordestina do Bar do Arnaudo e frutos do mar no Sobrenatural. Os dois últimos ficam na Rua Almirante Alexandrino e o Portella na Pascoal Carlos Magno (uma esquina bem fotogênica).

O melhor custo benefício, com comida caseira, farta, a preços justos é a Cantina do Gaúcho, que fica na Almirante Alexandrino, 3056. Além da comida boa, o restaurante simples oferece boas vistas para comunidades cariocas, entre elas a dos Prazeres.

Os loucos por pizza e com orçamento folgado (sim a pizza – de variados tamanhos e sabores – é cara) não devem sair de Santa sem experimentar alguma pizza da Pizzaria do Chico. A massa fina assada na pedra mineral fica crocante e os ingredientes de qualidade, bem como a receita original do norte da Itália fazem desta uma das melhores pizzas do Rio de Janeiro. Fica na Rua Santa Cristina, 21. Telefone: 21 2508-7180.

Se você é louco por pizza, quer comer com qualidade e não quer gastar muito pode pedir um dos variados sabores da Pizzaria Catarinense. Com preços entre R$ 30 e R$ 45 e entrega grátis é uma boa opção para você pedir no hostel ou pousada (a pizzaria só tem serviço delivery, não de restaurante/salão). O refri é grátis para quem pedir uma pizza Gigante ou Maracanã (de 40 e 45 centímetros, respectivamente).
Telefones: 21 2504-2397 e 21 97593-0898 (Atende Whatsapp). Mais informações na página da pizzaria no Facebook (aqui).

Onde ficar em Santa Teresa

Santa Teresa tem boa oferta de leitos para todos os gostos e bolsos. Muitas hospedagens estão instaladas em belos casarões em meio ao verde e com belas vistas.

– Hostels recomendados (os preços dos links podem estar desatualizados):

Terra Brasilis Hostel – Terra Brasilis Hostel

Bellas Arts guesthouse – Belas Artes Hostel

Cidade Maravilhosa Hostel (Santa Teresa/Glória) – https://www.facebook.com/cidademaravilhosa/

Bossa in Rio Hostel – http://www.bossainriohostel.com/

BananaZ Hostel – https://www.facebook.com/bananaZhostel/

– Mais hostels:

Rio Hostel – Telefones (21) 3852-0827 e (21) 2221-1913.

Brasil Hostel – Telefones (21) 3970-3783 e (21) 3903-8836.

Villa Leonor Hostel & Pousada – Telefones (21) 2526-7175.

Best hostel Rio – Telefone (21) 2507-9136/7820.

Casa 579 – Telefone (21) 3235-6480.

Pousada & Hostel Santa Trem – Telefones (21) 3598-4320 e (21) 9818-3853.

Pousadas em Santa Teresa RJ:

Vila Casa Nova – Telefone (21) 3852-8939.

Canto da Carambola – Telefone (21) 2210-0289.

Guest house Casa Amarela – Telefone (21) 8228-5556 e (21) 9696-9151.

Casa (Bed and Breakfast) Carmem e Fernando Simões – Telefone (21) 2507-3084.

Como chegar em Santa Teresa

Santa é atendida por ônibus, Uber,  mototaxis (partindo da Rua Riachuelo, no Bairro de Fátima ou na saída do Metrô Glória) e taxis.

As linhas de ônibus 014, 006 e 007 que passam pelas principais avenidas do centro da cidade operam em Santa Teresa. (Aqui há informações sobre os percursos de linhas de ônibus na cidade).
No bairro da Glória, perto do Metrô (siga sentido Lapa, o ponto – sem identificação – fica na altura da Praça Paris, que está do lado oposto) há Kombis  (com pequenas placas brancas escrito em vermelho) que sobem Santa Teresa (R$ 3, por pessoa).

Infelizmente direto da zona sul (Botafogo, Copacabana, Ipanema etc) não há linhas de ônibus atendendo o bairro, mas de qualquer um deles é possível pegar o metrô e descer nas estações Glória ou Cinelândia e seguir a pé, de bike, Kombi, Uber ou de taxi para Santa Teresa.

De carro/moto os acessos mais fáceis são pelas ruas Monte Alegre (Bairro de Fátima), Cândido Mendes (Bairro da Glória) e Benjamin Constante/Santa Cristina (Bairro do Catete).

Dica: não estranhe se um taxista mal humorado torcer o nariz quando você informá-lo de seu destino: Santa Teresa. Como o bairro é cheio de ladeiras, ruas estreitas, paralelepípedos e trilhos do bonde (e algumas obras dele), alguns taxistas com “dó” de seus veículos de trabalho não gostam muito de “subir à Santa”.
Portanto entre no taxi, cumprimente gentilmente o motorista e somente ao fechar a porta (sem bater, please) diga: “Santa Teresa, por favor” – risos.
Depois do Uber e da crise econômica pela qual o Brasil está passando não há mais tantos episódios de taxistas negando “Subir Santa”, mas pode ser que aconteça.

Se precisar chamar um taxi, o bairro tem uma cooperativa própria, a Santaxi e seguramente nenhum motorista irá reclamar das ladeiras/trilhos/paralelepípedos/comunidades do bairro. Telefone: (21) 2502-1111. Têm aplicativo no Android.

Santa Teresa faz divisa com bairros da região central da cidade, como Centro, Glória e Catete e da Zona Sul, como  Laranjeiras, Cosme Velho, Botafogo, Humaitá e Alto da Boa Vista e ainda dos bairros de Rio Comprido e Catumbi.

Nós somos apaixonados por “Santa” e pelo Rio de Janeiro de modo geral e na cidade há muitos outros pontos a serem conhecidos. O blog ‘Tire a bunda do sofá’ tem um post bem legal com lugares para conhecer no Rio de Janeiro, incluindo algumas opções de bate e volta. Vale conferir!

+ 3 passeios imperdíveis para fazer em Santa Teresa e arredores

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

25 comentários em “10 coisas pra fazer no Bairro de Santa Teresa RJ”

  1. Só um observação, voltou a circular a linha 507, que sai do largo do machado, próximo ao metrô, e vai para Santa Teresa, porém não passa pelos largos, sai quase no morro dos prazeres e vai até o hospital silvestre.
    Para vir pelo centro the cidade pega o 007 ou 006 na Rua Gosme Freire ou tem o ponto final do 006 próximo a rua the Carioca pertinho do metrô estação Carioca.
    Aproveitem Santa Teresa é um paraíso dentro do Rio de Janeiro.

    Responder
      • É só pegar um Uber no “Uber lounge” do aeroporto. Vai dar uns R$ 15 no máximo.
        Se quiser ir a pé são 2 Km até a escadaria Selarón. Subindo a Selarón vc sai na Ladeira Santa Teresa, sobe mais um pouco e já está em Santa.
        Dá pra pegar a Kombi que sai da rua da Glória em frente a Praça Paris ou andar mais um pouquinho até a Rua Cândido Mendes e subir de moto táxi.

        Responder
  2. Vale a pena citar também uma visita ao Morro the Conceição para que vem ao RJ, o berço the História do Rio de Janeiro. Recomendo Pedra do Sal que tem samba de raiz, os bares Imaculada e Trapiche, vista ao Jardim do Valongo e Cais the Imperatriz e aos casarios antigos que remetem todo um clima de interior. Com as revitalizações feitas nesta área, está bem melhor para a visita!

    Responder
    • Oi Fabiana Cinalli! Obrigada pelas dicas. Estamos preparando uma matéria sobre outras regiões da cidade e com certeza a gente vai visitar esses lugares pra falar mais sobre 😀

      Responder
  3. Ainda nao conheço…. Mas no feriado de 15 de novembro quero estar ai no Santa Teresa e ver tudo de perto…

    Responder

Deixe um comentário