Rio Grande do Sul tem belo circuito para cicloturistas

O chamado ‘Circuito das Cascatas e Montanhas’ é opção para quem quer conhecer um pouco das belezas do Rio Grande do Sul pedalando.
Em 123Km de extensão, o circuito que passa pelas cidades de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula oferece experiências de contato com a natureza (com diversas cascatas pelo caminho) e de imersão nas ricas cultura, história e gastronomia da região.
De acordo com o site do circuito o trajeto pode ser feito entre dois e cinco dias, “sempre com passagens pelas áreas centrais das cidades, para conveniência, mas sem deixar de lado o atrativo principal: a conexão com a natureza através do esporte”.

cicloturismors02 cascatadasandorinhas
Cascata das Andorinhas é uma das belezas do caminho | Foto: Divulgação.

 

Roteiro é dividido em 4 etapas

cicloturismors01
Foto: Reprodução.

Na cidade de Rolante, o cicloturista recebe seu “Manual do Circuito” (o simplificado está aqui) e segue rumo à primeira das cascatas que dão nome ao circuito até chegar ao centro da cidade de Riozinho. De lá é possível esticar o pedal e pernoitar nas pousadas do interior ou dormir no centro da cidade. Neste ponto merece destaque a Cascata do Chuvisqueiro.
Pedalada adiante, atravessa-se o Rio da Barrinha, para chegar à comunidade italiana de Boa Esperança, na cidade de Rolante. Destaque para as águas puras e cristalinas da Cascata das Três Quedas e para o Caminho das Pipas, rica rota gastronômica italiana local.
Seguindo viagem, chega-se à cidade de São Francisco de Paula e até lá toda a beleza e clima da Serra Gaúcha e dos Campos de Cima da Serra. Destaque para o lago São Bernardo e o Parque das Cachoeiras.
A última etapa do circuito é de descida rumo à Rolante, passando pela comunidade alemã de Ilha Nova.
Confira fotos de alguns pontos do circuito e detalhes sobre as etapas 1, 2, 3 e 4 (aqui, aqui, aqui e aqui, respectivamente).

cicloturismors03 saofranciscodepaula
Parque das Cascatas | Foto: Divulgação.
cicloturismors04 saofranciscodepaula
Circuito é cheio de belos cenários e… | Foto: Divulgação.
cicloturismors05 saofranciscodepaula
rica cultura. Na imagem, área da comunidade alemã de Ilha Nova | Foto: Divulgação.

Dica importante

Segundo o site Bike Village (onde ficamos sabendo sobre o circuito) todas as pousadas e demais estabelecimentos do percurso precisam de agendamento prévio, pois funcionam sob demanda.
Mais informações sobre este e outros pontos também podem ser obtidas no site e na página do circuito no Facebook.

A foto (da home) que traz até este post é de divulgação (reproduzida do site oficial do circuito).

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

2 comentários em “Rio Grande do Sul tem belo circuito para cicloturistas”

  1. Já estive pedalando neste circuito por 3 vezes e recomendo. Prepare-se para subida de serra em alguns trechos, recompensado pela ótima acolhida das pousadas do caminho. Vale a pena visitar as cascatas e conversar com os moradores locais também. Em breve pretendo repetir esse percurso. Bom pedal a todos, Marco Aurélio

    Responder

Deixe um comentário