Roteiro de 4 dias para a Chapada dos Veadeiros

Fazer uma viagem à Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é uma daquelas experiências que se leva para a vida toda. Como diz Ivan Anjo Diniz, um poeta e guia da região que conheci, se tem algo que você leva da Chapada é a vontade de voltar para lá. Nada mais verdadeiro! Fiz um roteiro para a Chapada dos Veadeiros e, desde então, o desejo de voltar só cresce.

O destino fica em uma área de proteção integral à natureza no centro-oeste do país, mais especificamente ao longo de cinco municípios de Goiás, entre eles São João d’Aliança, Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. É neste último que você encontrará maior infraestrutura, grande parte dos atrativos da região e a porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Chapada dos Veadeiros
Foto: Stella Papoy Szczerbenko

Além da paisagem linda do cerrado – que eu nunca vi nada igual -, das cachoeiras, dos lugares de beleza exótica, entre outras atrações, o lugar é envolto de misticismo. Dizem que a Chapada está situada sobre uma placa de cristal de quartzo, uma das formações geológicas mais antigas da Terra, o que lhe confere uma vibração energética especial. Além disso, passa por ali o paralelo 14, a mesma linha imaginária que corta a lendária Machu Picchu, no Peru, reforçando ainda mais o misticismo que cerca o local.

Leia também:
4 chapadas brasileiras para conhecer de ônibus
Paraísos escondidos: 5 lugares pouco conhecidos para viajar no Brasil

O meu roteiro para a Chapada dos Veadeiros levou quatro dias, o que já adianto: é pouco! Sobretudo se você quiser explorar a beleza e todos os cantos incríveis dessa região. Abaixo detalho o roteiro que fiz acompanhada do meu namorado e de duas amigas (além dos novos amigos que ganhamos ao longo do caminho).

Por falar em amigos

Chapada dos Veadeiros
Foto: Tawana Miquelino

A Chapada dos Veadeiros realmente tem uma energia especial. Tanto os conterrâneos quanto os turistas que viajam para lá costumam estar abertos e muito dispostos a se relacionar uns com os outros. Isso significa que você vai fazer boas amizades na Chapada, seja desfrutando de uma cachoeira, passando um perrengue, curtindo uma roda de música ou ainda nas pousadas e hotéis da região que, em geral, proporcionam um ambiente propício para fazer amizades.

Roteiro

Na pesquisa para fazer o roteiro para a Chapada dos Veadeiros foi difícil escolher qual lugar iríamos deixar de fora, afinal é tudo muito bonito e imperdível. Tarefa difícil, mas optamos em priorizar os lugares que mais nos chamaram a atenção e que eram possíveis de conciliar, levando em consideração questões como tempo e distância dos lugares. Então lá vai:

Dia 1 | Saltos do Rio Preto

Saltos do Rio Preto, Chapada dos Veadeiros
Foto: Tawana Miquelino

Esse é o tipo de lugar que tem que estar no seu roteiro para a Chapada dos Veadeiros. São duas cachoeiras com belezas exuberantes e diferentes de todas as que eu já havia conhecido. Os saltos ficam dentro da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, situado no distrito de Alto Paraíso de Goiás, conhecido como Vila de São Jorge. A entrada e o estacionamento do Parque são gratuitos.

A trilha que leva até os Saltos tem cerca de 6 km, e o caminho de volta tem uma longa e árdua subida, que vai exigir um pouco mais de fôlego. Por isso, vá com calma, faça pequenas pausas e, claro, não esqueça de levar água para se hidratar ao longo do percurso, afinal o sol do cerrado é forte durante o ano todo.

Continue lendo no blog do Guichê Virtual!

Deixe um comentário