Saiba o que fazer no Lavandário de Cunha (SP)

Quase ninguém imagina que entre o Vale do Paraíba (SP) e o litoral sul do Estado do Rio de Janeiro existe um belíssimo campo de lavandas, que pode ser visitado durante todo o ano. O Lavandário de Cunha fica na divisa com o Rio de Janeiro, a caminho da também charmosa Paraty, e desde 2013 tem sido a principal atração da estância climática do Vale do Paraíba.

Graças a um sistema de plantio e de poda rotativo, “O Lavandário” tem seus campos floridos nos 365 dias do ano. Além disso, as temperaturas amenas, o solo alcalino e as noites mais frias da cidade fazem do lavandário um local ideal para o cultivo da planta. No início, a atividade era apenas um hobby para a proprietária que começou a plantação apenas com 100 pés de lavandas. Hoje, a propriedade rural cultiva mais de 40 mil pés, em sua maioria da espécie Lavandula Dentata, em uma área equivalente a 15 campos de futebol.

Para convencer definitivamente o viajante a arrumar as malas, o Guichê Virtual fez uma lista de o que fazer no Lavandário de Cunha

Sorvete, bolo e outras comilanças de… lavanda!

Sorvete de Lavanda, Lavandário de Cunha
Créditos: Creative Commons

Sim, de lavanda! Além do visual proporcionado pelo campo de flores, o viajante pode experimentar diversas comidas artesanais com lavanda, muitas delas preparadas ali mesmo. É só escolher: bolachinhas doces de lavanda, bolo de pinhão e lavanda, chás e outras comidas contam com o ingrediente produzido na propriedade. Há ainda a opção de tomar um café ou uma cerveja artesanal no deck do casarão provençal, onde fica a lanchonete do Lavandário de Cunha. No mais, é só apreciar a vista panorâmica.

Uma lojinha com tudo que você imagina

Lojinha do Lavandário, Lavandário de Cunha
Créditos: Tawana Miquelino

No casarão também funciona uma lojinha que vende produtos artesanais. O local destila a lavanda e outras plantas aromáticas e, com os óleos extraídos, produz sabonetes, shampoo, condicionador, cremes, aromatizadores de ambientes, velas e até azeite. Há ainda peças de artesanatos a venda. Eles também vendem através de uma loja virtual, mas ainda assim recomendamos a visita no Lavandário de Cunha. Nada melhor do que ver tudo de perto, não é?

Fotografias

Lavandário de Cunha
Créditos: Tawana Miquelino

Gosta de fotos? Então partiu lavandário. Qualquer lugar que o olhar conseguir alcançar, terá algo bonito pra se ver – sem exageros! A combinação das montanhas do Vale do Paraíba com os campos de lavandas formam um cenário incrível para fotografias. Por isso, não se esqueça das máquinas fotográficas e/ou de carregar muito bem os celulares. Afinal, o visual pede mais de uma foto.

Se o viajante estiver em um passeio, nada além do ingresso é cobrado para as fotografias. Entretanto, se a visita ao local for para fazer ensaios fotográficos profissionais, é necessário agendamento prévio e o pagamento de uma quantia de R$ 100. Além disso, os ensaios são permitidos apenas às sextas-feiras, até às 16h.

O Pôr do sol

O momento ideal para ver o ápice da beleza do Lavandário de Cunha é no pôr do sol. Por ser localizado em uma área muito alta, os campos de lavandas ficam ainda mais bonitos ao entardecer. Ah, e a luz do sol pintando o horizonte é incrível. Quem já foi, recomenda a experiência! Vale chegar antes das 17h e ir acompanhando, sem pressa, o astro rei se pôr.

Continue lendo mais sobre o Lavandário de Cunha, no blog do Guichê Virtual!

Deixe um comentário