Saiba quais são os países da América do Sul já reabertos para brasileiros


[Post originalmente publicado às 13h10 de 07/10/2020 e atualizado às 19h35 de 19/11/2020]

Infelizmente a pandemia não acabou, mas algumas cidades no país já retomam parcialmente suas atividades turísticas, o que ocorre também nos países vizinhos. Com as reaberturas ou estudos para retomada das atividades num futuro próximo dão esperança àqueles que que tiveram seus planos de viagem pela América do Sul adiados, ainda que num primeiro momento os brasileiros devam priorizar conhecer mais o próprio Brasil.

Fizemos um levantamento para saber como estão os planos de reativação das atividades turísticas dos países da América do Sul mais visitados por brasileiros. Acompanhe:

Argentina reaberto com restrições (nem todas as cidades do país estão recebendo visitantes) e exigindo resultado de teste PCR negativo para a Covid-19 + Seguro Viagem. Mais informações no https://www.argentina.gob.ar/salud/coronavirus/ingresar-egresar-argentina/turistas

Bolívia – trabalha na reabertura gradual para que inicialmente, os próprios bolivianos e cidadãos de outras nacionalidades que vivem no país, conheçam a Bolívia (“Conoce Bolívia Primero” – campanha criada no final de setembro). Ainda não há informações sobre quando o país reabrirá para turistas estrangeiros.

Colômbia reabriu exigindo teste PCR negativo para a Covid-19, realizado 96 horas antes da viagem, além de cadastro no site https://www.migracioncolombia.gov.co/ (feito de 24h até 1h antes da viagem).
Do dia 01/10 a 05/10 pelo menos 70 viajantes estrangeiros foram impedidos de entrar na Colômbia por não cumprirem as exigências, informa o Ministério de Relações Exteriores do país.

Chile reabrirá em 23 de novembro de 2020 e num primeiro momento (até 07 de dezembro de 2020, com possibilidade de prorrogação do prazo) exigirá além do resultado de teste PCR negativo para a Covid-19 (com menos que 72 horas da viagem) um período de quarentena de 14 dias àqueles viajantes provenientes de países com alta circulação comunitária do novo coronavírus, o que inclui o Brasil.
O viajante também deverá preencher uma declaração que detalhe sua origem e destino, assim como sua condição de saúde e eventual presença de sintomas relacionados à Covid-19 e ter um Seguro Viagem.
A entrada no país se dará somente via aérea, através do aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago.

Equador reaberto. Exige teste PCR negativo para a Covid-19 emitido até 10 dias antes da chegada, além de quarentena obrigatória de 14 dias. Se você pretende visitar as ilhas Galápagos, o teste deve ser feito até 4 dias antes da chegada. Mais informações aqui.

Paraguai –  A aprovação da abertura parcial das cidades fronteiriças foi assinada pelo presidente paraguaio no dia 22/09/2020. No dia 15/10/2020 o governo anunciou a reabertura da Ponte da Amizade (mais informações aqui).

Peru – reaberto e exigindo resultado de teste PCR negativo para a Covid-19.

Uruguai – as fronteiras uruguaias permanecem fechadas para estrangeiros que desejem fazer turismo pelo país. Mais informações, aqui (no link ‘Qué documentación necesito para viajar a Uruguay?’ > Nuevas condiciones de ingreso a Uruguai en el contexto Covid-19).

carimbomachupicchupassaporte agus dietrich unsplash

Foto: Agus Dietrich/Unsplash.

Vale lembrar que a entrada por fronteiras rodoviárias está condicionada a algumas condições especiais como o cidadão estar em missão a serviço de organismo internacional ou transportando carga, ter residência de caráter definitivo no país/tráfego de residentes fronteiriços em cidades-gêmeas (com documentação comprobatória) entre outras questões que devem ser levantadas junto aos órgãos responsáveis dos respectivos países.
A reabertura para brasileiros colocada aqui neste post se refere às viagens aéreas.

Leia também

Empresas anunciam Seguro Viagem com cobertura para Covid-19 (aqui).
– Ainda que nem todos os países reabertos estejam exigindo um Seguro Viagem é altamente recomendável fazer um. Já há inclusive empresa oferecendo seguro com cobertura Covid-19 para viagens feitas no Brasil.

Este post está em construção e as informações nele contidas podem mudar devido a própria pandemia e condições estabelecidas pelas autoridades locais. Assim que obtivermos novas informações relacionadas, ele será atualizado.

Nota: Antes de planejar sua viagem a qualquer um destes países (que esteja aberto para turismo), siga informando-se sobre o(s) escolhido(s) através do noticiário (uma dica é escrever o nome do destino no Google e clicar em ‘notícias’) e confirme se ele(s) segue(m) aberto(s) (eventualmente ele(s) pode(m) ser fechado(s) novamente, haja vista que a pandemia não acabou) e quais regras devem ser seguidas.


Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Mochileiros.com
      Logo