Salar de Uyuni – 36 perguntas e respostas sobre este lugar incrível!

Este é um manual completíssimo com tudo o que você precisa saber sobre a travessia do Salar de Uyuni. Reunimos aqui as principais dúvidas dos nossos leitores e respondemos uma a uma com a maior objetividade possível.

 

1. O que é o Salar de Uyuni?

O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Este lugar imenso ocupa uma área de quase 12.000 km² de extensão!

Por causa de suas paisagens incomuns o Salar atrai turistas do mundo inteiro, sendo um dos principais pontos turísticos daqueles que fazem o tradicional mochilão Chile – Bolívia – Peru.

 

2. Onde fica o Salar de Uyuni?

O Salar de Uyuni fica no sudoeste da Bolívia, próximo à divisa entre o Chile e a Bolívia.

Mapa Salar de Uyuni

3. Como chegar no Atacama ou em Uyuni?

Você poderá começar a travessia por San Pedro do Atacama, no Chile, ou por Uyuni, uma cidadezinha boliviana.

COMEÇANDO PELO ATACAMA

Se você optar por começar por San Pedro, deverá pegar um vôo até Santiago, e de lá seguir em outro vôo até Calama. De Calama até San Pedro são 100km e dá pra ir de ônibus, transfer ou táxi.

De Santiago até Calama dá pra ir de ônibus também. Mas esteja preparado(a) para enfrentar mais de 20 horas de viagem e mais de 1600 km.

De São Paulo até Santiago voamos com a Latam, de Santiago a Calama voamos com a JetSmart e o trecho Calama-San Pedro optamos por fazer de ônibus.

COMEÇANDO POR UYUNI

Uyuni é a cidade base do passeio. Para chegar lá, a opção mais comum é pegar um vôo do Brasil até Santa Cruz de La Sierra e de lá pegar outro vôo até Sucre. Chegando em Sucre é só seguir viagem de ônibus para Uyuni. A distância de Sucre para Uyuni é de pouco mais de 350 km.

Se você quiser se aventurar (e economizar) poderá ir de Santa Cruz de La Sierra até Uyuni de ônibus. Mas saiba que são mais de 900 km a serem percorridos em estradas não muito boas e em ônibus que,  dependendo da empresa, podem ser um pouco precários.

Outra opção é pegar um vôo até La Paz e de lá seguir de ônibus até Uyuni.

salar do uyuni travessia chile bolivia peru 5 de 11
O Salar de Uyuni, assim como o Atacama, é um dos melhores lugares do mundo pra observar as estrelas!

4. Por onde iniciar o passeio? Do Uyuni ou do Atacama?

Isso é bem relativoMuitas pessoas que estão viajando no modo mochileiro mão de vaca econômico, optam por começar por Uyuni porque o preço da travessia é menor se comparado com os preços do Atacama.

Mas esta questão de preços vai depender muito do valor das passagens aéreas na época da viagem, então o negócio é pesquisar antes e estudar a melhor forma de fazer este roteiro.

Nós preferimos começar pelo Atacama porque conseguimos uma boa promoção de passagem aérea para Santiago.

5. Como é a Travessia do Salar de Uyuni?

Este passeio é simplesmente uma das coisas mais marcantes que você pode fazer na vida, acredite!

Em uma viagem pelo Salar de Uyuni a gente passa por lagoas de várias cores (incluindo uma vermelha), cruza desertos, passa por montanhas gigantescas, vulcões com picos nevados (dependendo da época do ano), rochas imensas esculpidas pelo vento, e ainda encontra animais como flamingos, vicunhas, lagartos, lhamas e raposas pelo caminho. Pra quem curte natureza, este passeio deve ser feito pelo menos uma vez na vida!

O tour pelo Salar pode ser feito saindo de San Pedro do Atacama em direção à cidade de Uyuni, ou o contrário, começando em Uyuni e terminando em San Pedro. Desta forma, o tour dura 3 dias, e é feito por quem vai seguir viagem e não precisa voltar para o ponto de partida.

Para quem precisa voltar para o ponto de partida (por exemplo, pra quem está no Atacama e pretende voltar pra lá), o tour leva 4 dias.

O jeito mais comum de se fazer esta travessia é de forma compartilhada e em um veículo 4×4, que cabe até 6 pessoas + o motorista. Desta forma, você viaja com um grupo aleatório que pode ter pessoas de todas as partes do mundo.

salar do uyuni travessia chile bolivia peru 2 de 11
Flamingos na Laguna Colorada

No nosso caso, estávamos em 5 brasileiros + uma alemã + o motorista que era boliviano.

Esta viagem é mais roots, é verdade. Como a aventura se trata de atravessar um deserto e adentrar um salar em um país com baixo desenvolvimento econômico, as coisas são um tantinho mais precárias (e não tem como não ser, né?). Mas também não é nada que possa te fazer desistir deste passeio!

A nossa experiência foi super positiva, viajamos com pessoas legais, ficamos em alojamento/hotel simples, mas o suficiente para descansarmos bem, a comida era super ok e nosso motorista era responsável e gente boa.

E por falar em motorista, na verdade ele não era só o motorista. Além de dirigir, era ele quem guiava os passeios, dava as informações sobre os lugares, fazia a nossa comida e, se necessário, até consertava o carro!

Pra quem pode investir um pouco mais e quer conforto, existem opções de tours privados. A travessia assim é feita em carros mais modernos, são servidas comidas melhores e os alojamentos são mais confortáveis. Mas saiba que isto tem um preço, e não é baixo! Um tour privado pode custar 10x mais caro que o compartilhado. (E talvez nem seja tão divertido 😜)

6. Qual agência escolher?

Escolher uma boa agência para este tour é algo essencial para que você tenha uma experiência completa e com o menor número de perrengues possível!

Já li relatos de pessoas que fizeram o tour com motoristas bêbados, pessoas que ficaram na estrada com o carro quebrado e sem comunicação, pessoas que perderam a mochila que fica sobre o carro… Então a escolha requer cuidado (e um pouquinho de sorte).

Tanto no Atacama quanto em Uyuni, você encontrará um montão de agências oferecendo este tour. O que acontece, na verdade, é que algumas agências realizam a travessia e outras revendem e repassam os clientes. Então, pode ser que a agência que você escolheu com tanto carinho não seja a que te levará.

A dica então para minimizar os riscos de entrar em uma roubada é procurar por indicações de boas agências e que, de preferência, não revendam os passeios. Para isso, o TripAdvisor (que também tem app para android e ios) é uma excelente ferramenta para ajudar nas pesquisas!

Nós fizemos a travessia saindo do Atacama em um tour compartilhado com a empresa Lithium. Como eu já disse, o tour foi ótimo e indicamos a empresa.

Essa empresa é muito bem avaliada (veja no TripAdvisor) e foi uma indicação que tivemos do pessoal da 123Andes.*
* Pra quem ainda não leu os posts anteriores sobre o mochilão, fizemos os passeios no Atacama com a agência 123 Andes.

Outras agências muito procuradas por brasileiros são a Cordillera Traveller e a World White Travel, que oferecem tours coletivos e privados.

Se  você procura por um serviço VIP, a agência FlaviaBia Expediciones é referência na categoria.

salar do uyuni travessia chile bolivia peru 10 de 11
Ilha das Bandeiras, que fica próxima ao Monumento Dakar e ao Museu de Sal

7. Quantos quilômetros são percorridos na travessia do Uyuni?

Não dá para saber com precisão quantos quilômetros a gente andou, por que fizemos muitos desvios para chegar nas atrações. Mas a distância de San Pedro para Uyuni pela rodovia é de 520 km, e quando questionamos o motorista sobre a distância que rodaríamos, ele comentou que daria cerca de 900 km.

8. Qual a melhor época para conhecer o Salar de Uyuni?

Algo que você deve levar em consideração é a escolha de quando ir. Isto porque o Salar de Uyuni na época de chuvas é totalmente diferente do Salar no período de seca.

DE DEZEMBRO A MARÇO

A época de chuvas ocorre no verão e vai de dezembro a março. Neste período a temperatura está mais amena: faz calor durante o dia e frio à noite.

Ponto positivo de ir na época de chuvas:
Sabe aquelas fotos lindas em que o Salar fica parecendo um espelho e reflete o céu? Elas são tiradas exatamente no período de chuva. Outro ponto favorável é a temperatura, que fica mais agradável

Ponto negativo de ir na época de chuvas:
Na época de chuvas, o Salar pode ficar tão alagado que impossibilita chegar em alguns pontos turísticos. No nosso caso, só entramos nele no terceiro dia – e em uma pequena parte – por conta do excesso de água.

DE ABRIL A NOVEMBRO

Do final de abril ao final de novembro é época de seca e as temperaturas tendem a despencar no inverno. Se você for em junho ou julho, poderá pegar -15º à noite facilmente.

[su_column]Ponto positivo de ir na época de seca:
O Salar está seco, então a chance de perder alguma atração é baixa. Os vulcões e montanhas estão mais branquinhos de neve.[/su_column]Ponto negativo de ir na época de seca:
Provavelmente o Salar não estará espelhado (mas mesmo assim é incrível!). Vá preparado para enfrentar a friaca.

 

9. Vou pegar temperaturas negativas? E neve?

Temperaturas negativas, sim. Neve talvez.

Como disse no tópico anterior, indo entre dezembro e março, você só pegará temperaturas negativas à noite, mas nada que seja muito inferior a 0°.

No inverno  (junho, julho e meados de agosto) é melhor ir mais preparado. Será frio durante o dia e muito frio durante a noite! E, dependendo de como estiver o clima, você poderá pegar neve em alguns trechos do caminho.

10. Quantos dias dura o tour?

A travessia do Salar de Uyuni leva de 3 a 4 dias.

Três dias para quem vai de San Pedro a Uyuni ou vice e versa e não retorna para o ponto de partida.

salar do uyuni travessia chile bolivia peru 7 de 11
Laguna Catal, também conhecida como Laguna Negra ou Laguna Misteriosa

Quatro dias para quem sai de Uyuni e volta para Uyuni ou pra quem sai de San Pedro e retorna para San Pedro.


Confira mais 26 dicas sobre o Salar de Uyuni aqui: Salar de Uyuni – Tudo o que você precisa saber sobre a travessia! | Viajando na Janela

7 comentários em “Salar de Uyuni – 36 perguntas e respostas sobre este lugar incrível!”

  1. Parabéns pela clareza das respostas e pela beleza tentadora apresentada por vocês…..já, já chego lá

    Responder
  2. Espetacular, fiquei impactado pela área e saber que é de sal. Vou pesquisar para saber o que está área foi num passado longínquo. Parabéns O site diz que já escrevi isto que acabei de escrever agora.

    Responder
  3. Espetacular, fiquei impactado pela área e saber que é de sal. Vou pesquisar para saber o que está área foi num passado longínquo. Parabéns

    Responder

Deixe um comentário